Escolha uma Página

Toda cirurgia envolve incisões, e essas incisões se transformam em cicatrizes. Com os devidos cuidados e com essas ótimas dicas, as cicatrizes que você recebe de sua cirurgia de abdominoplastia podem ser visivelmente reduzidas, de modo que elas são quase imperceptíveis.

 

 

Um estômago mais achatado, cintura contornada, pele mais macia e melhor tônus ​​muscular – sua cirurgia de abdominoplastia fez maravilhas para o seu corpo. Você está extasiado com sua forma mais enxuta e elegante, mas está preocupado em como minimizar a aparência das cicatrizes deixadas. As cicatrizes típicas de abdominoplastia estão localizadas em uma ou mais dessas áreas:

 

Cicatriz na Área pélvica

Independentemente de ter uma mini ou abdominoplastia completa, você terá uma cicatriz que corre horizontalmente em toda a parte inferior do abdômen, do quadril ao quadril, localizada alguns centímetros abaixo do umbigo.

A cicatriz horizontal pode variar em comprimento. Pode ser de apenas alguns centímetros, o que geralmente é o caso de minitestes, ou se estende bem sobre cada quadril para os lados das costas. A cicatriz também pode ser colocada relativamente no mesmo local onde uma cesariana estava.

Cicatriz no Umbigo

A abdominoplastia completa envolve uma cicatriz em torno do umbigo. Essa cicatriz pode ser bastante perceptível no começo, mas com o tempo, você perceberá que ela praticamente desaparece, pois combina muito bem com o seu umbigo.

Cicatriz Inferior do abdome

Em casos raros, você também pode ter uma cicatriz que vai do umbigo verticalmente até a incisão horizontal.

 

O que é uma cicatriz?

Uma cicatriz é qualquer marca ou defeito que foi causado pela cicatrização da pele de uma ferida. A formação normal de cicatrizes geralmente segue estas etapas:

 

O primeiro estágio – fechamento – Sempre que sua pele é quebrada, como é o caso de incisões feitas durante sua cirurgia de abdominoplastia, seu corpo cria fibras de colágeno para preenchê-lo e fechá-lo. Isso leva cerca de três a quatro semanas.

A segunda fase – estabelecimento –  O colágeno se acumula continuamente no local da ferida, protegendo e fortalecendo a área afetada. Para apoiar sua formação, o suprimento de sangue para a área aumenta. Ambos os fatores fazem com que a nova cicatriz se torne mais escura, mais espessa e proeminente. Isso leva cerca de três a seis meses.

O estágio final – maturidade – Uma vez formado colágeno suficiente no local da ferida, parte dele se decompõe e o suprimento de sangue diminui. A cicatriz fica mais clara, mais fina, mais plana e menos palpável, além de visível. Esse processo pode levar de um a dois anos, quando são considerados totalmente maduros.

 

Você deve esperar que suas cicatrizes pareçam mais escuras, texturizadas e geralmente piores antes de melhorarem. Você pode notar que eles parecem particularmente ruins um par de meses após a cirurgia. Tente não se sentir desanimado porque eles vão melhorar!

 

Cicatrizes irregulares 

imagem de cicatriz irregular da abdominoplastia

Alguns pacientes se preocupam com cicatrizes irregulares. Cicatrizes irregulares podem ser hipertróficas ou quelóides, ambas resultantes de um excesso de colágeno. Cicatrizes hipertróficas são aquelas que são levantadas e mais vermelhas do que a pele não afetada em torno dela. Os quelóides são um tipo grave de cicatrizes hipertróficas, nas quais o tecido cicatricial se forma além do local original da ferida. 

 

Minimize suas cicatrizes com estas 6 dicas

Uma vez que você tenha uma cicatriz, ela é praticamente sua para a vida toda. A pele com cicatrizes será sempre diferente da pele não queimada, na medida em que ficará mais pálida e terá uma textura mais suave. Também pode parecer esticado.

Há coisas que você pode fazer para deixar suas cicatrizes menos visíveis. Mas lembre-se, o propósito de qualquer coisa que você faz é minimizar a aparência da cicatriz, não eliminá-la.

 

  1. Siga as instruções de cuidados. Logo após a cirurgia, comece a seguir as instruções de cuidados de incisão que lhe damos. Instruções sobre higiene e tratamento de feridas ajudarão suas incisões a se curarem de maneira correta e rápida. 
  2. Monitore a infecção. Se você suspeitar que sua incisão está infectada a qualquer momento, avise-nos imediatamente. Incisões infectadas podem levar a cicatrizes mais proeminentes. 
  3. Inicie os tratamentos tópicos no momento certo. Uma vez que a incisão não é mais coberta por crostas (não as pegue!) E totalmente fechada, você pode começar com tratamentos tópicos. A opção mais fácil é aplicar um produto contendo silicone, na forma de um gel, creme ou lençol. O silicone replica as propriedades de oclusão do estrato córneo (a camada externa da pele) para que a hidratação do tecido cicatricial seja normalizada e, possivelmente, o excesso de produção de colágeno seja interrompido.
    Outros produtos tópicos que você pode usar são vitamina E e cremes de manteiga de cacau, embora estes não tenham sido cientificamente comprovados como eficazes. Eles provavelmente mais para manter a cicatriz hidratada, ao invés de agir como um tratamento. 
  4. Mantenha a pele bem hidratada. Você pode começar a aplicar hidratantes diretamente em suas cicatrizes somente após as incisões terem sido fechadas. Fazer isso de antemão pode impedir que as incisões fechem corretamente e aumente o risco de infecção.
  5. Não bronzear suas cicatrizes. A exposição aos raios UV pode tornar as suas cicatrizes mais escuras e espessas, por isso certifique-se de as cobrir do sol em todos os momentos. É melhor fazer isso com roupas do que com protetor solar. 
  6. Evite produtos irritantes e roupas. Qualquer irritação de uma cicatriz tornará isso pior. Use apenas produtos que sejam suaves para a sua pele.

 

Converse com o seu cirurgião plástico sobre os cuidados para realizar uma boa cirurgia de abdominoplastia e quais as melhores maneiras para uma boa cicatrização.

Clínica de Abdominoplastia em São Paulo.

 

1
×
Olá!
Você quer realizar alguma cirurgia e gostaria de tirar alguma dúvida?
Share This

Compartilhe

Compartilhe este artigo com seus amigos!