+55 (11) 94062-7019 Atendimento@marcocassol.com.br
Escolha uma Página

Abdominoplastia – Ficha Técnica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INDICAÇÃO 
A dermolipectomia abdominal remodela o abdome, corrige a flacidez causada pelo excesso de tecido (pele e gordura) acumulado abaixo do umbigo e também ajusta a musculatura do abdome frouxa.

Não é uma cirurgia de emagrecimento mas um remodelamento do abdome e tratamento da flacidez acima do umbigo.

TIPO DE ANESTESIA 
Normalmente é peridural com sedação.

TEMPO DE INTERNAÇÃO 
Em torno de 12 a 24 horas, dependendo da recuperação do paciente e conforme orientação do médico.

COMPLICAÇÕES 
Entre as possíveis complicações podem ser citadas: seroma (acúmulo de líquido no local operado), infecção, hematoma, falta de vascularização da pele (30 vezes mais frequente em fumantes), deiscência da ferida operatória (abertura da sutura – ponto cirúrgico).

RESULTADO DEFINITIVO 
O resultado definitivo da abdominoplastia é atingido 6 meses depois da cirurgia, período necessário para a acomodação dos tecidos e melhora da cicatriz.

APÓS A CIRURGIA: 
Manter repouso relativo durante no mínimo três dias. Na primeira semana, permanecer com cabeceira elevada e pernas levemente flexionadas com uma almofada sob os joelhos. Usar modelador por um período de trinta dias. Nos primeiros dez dias, caminhar levemente curvada, evitar subir escadas, erguer os braços e esticar o abdome para não forçar a cicatriz.

  • Após o sétimo dia pode começar a retomar a posição ereta.
  • A retirada do dreno ocorre normalmente no final da primeira semana.
  • Tomar banho sem retirar o micropore.
  • Não fumar durante primeiras semanas.
  • Não dirigir por três semanas.
  • Não tomar sol ou expor-se a calor excessivo por no mínimo quatro semanas.
  • Não praticar esportes ou exercícios físicos durante seis semanas.
  • Não deitar de bruços por quatro semanas.
  • Não fazer depilação a cera por três semanas.

Pode ocorrer certa dormência ou endurecimento da parede abdominal que desaparecerá gradativamente.

Pode ocorrer formação de seromas (acúmulo de líquidos) após a primeira semana, que deve ser tratado imediatamente para não dificultar a cicatrização. Surgindo aparecimento de rubor (vermelhidão da pele) ou calor na pele tratada, comunicar o médico imediatamente.

 

Procedimento Reparo Estético Após a Gestação?

Quando tempo pode levar para a flacidez da barriga ou seio se tornar realmente um problema após o parto?

Dr Marco Cassol – Maternidade e Procedimentos Plásticos

dr Marcos cassol 1

Dr. Marco Cassol Cirurgião Plástico

Com muito prazer o Trocando Fraldas recebe o Dr Marco Cassol, médico especializado em cirurgias plásticas, formado pela Faculdade de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com uma experiência de mais de 10 anos no ramo estético. E hoje, contribui com um pouco das dúvidas que são mais recorrentes das leitoras do blog. É um prazer enorme Dr Marcos, seja bem vindo!!

Trocando Fraldas: Quando pode-se realizar um procedimento reparo estético após a gestação? Quando tempo pode levar para a flacidez da barriga ou seio se tornar realmente um problema após o parto?

Dr Marco: O ideal é aguardar 6 meses após o parto. Após o sexto mês, podemos realizar o tratamento da flacidez da barriga. As mamas (seios) precisamos esperar ao menos um mês após o período que não haja mais saída de leite.

Trocando Fraldas: Qual o melhor período de idade para realizar um reparo cirúrgico abdominal após a gravidez?Dr Marco: Após 6 meses do parto, o melhor período é quando a paciente se sentir preparada.

Trocando Fraldas: Reparo na região abdominal pode ser feita pelo obstetra na hora do parto?

Dr Marco: Não. Existe o risco de embolia por líquido amniótico, um risco que não devemos assumir.

Trocando Fraldas: Quais os tratamentos estéticos que uma gestante pode fazer?

Dr Marco: Todos que não sejam invasivos e que não tragam repercussão sistêmica à gestante (LASER em potências altas, medicações). As drenagens linfáticas e hiper hidratação da pele com cremes e óleos são altamente recomendadas.

Trocando Fraldas: A prótese mamária atrapalha no período de amamentação? pode haver algum problema com amamentação em mulheres que as tem?

Dr Marco: A prótese de mama não modifica a amamentação. Pacientes que teriam muito leite, terão com ou sem próteses. Pacientes que não sentem-se suficientemente seguras e orientadas e apresentam dificuldade na amamentação, terão com ou sem próteses.

Trocando Fraldas: E para quem fez abdominoplastia anterior a gravidez, pode ter algum problema na hora do parto, ou mesmo na gravidez?

Dr Marco: Este mito era uma realidade no passado. Hoje se sabe que a abdominoplastia não traz qualquer limitação ou problema no parto ou na gestação. Temos várias pacientes que engravidaram após uma cirurgia de abdominoplastia. A costura dos músculos (plicatura dos músculos retos abdominais) permanece após a gestação e o resultado da cirurgia não se perde. É claro que precisamos cuidar para que não haja ganho excessivo de peso na gestação.

Dr Marco, é um prazer recebê-lo, muito obrigada pela participação!

Fonte: Trocando Fraldas

×
Olá!
Gostaria de tirar alguma dúvida com o Dr. Marco??
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish