+55 (11) 94062-7019 Atendimento@marcocassol.com.br
Escolha uma Página

 

Você provavelmente já se perguntou; Qual tipo de prótese mamária deve escolher?

Os tipos de Prótese de Silicone possuem uma ampla variedade de formas e tamanhos, além de serem feitas de materiais que são projetados para mover, sentir e pesar semelhante a uma mama natural o mais natural possível para o aumento dos seios.

É importante escolher uma prótese que se adapte a estrutura correto do seu biotipo.

Lembrando que o tipo de prótese de silicone que ficou perfeito em uma amiga, nem sempre será a que ficará perfeita em você, é muito comum que você se sinta confusa com tantas informações, principalmente com tamanhos de prótese de silicone e as formas de incisões para colocar silicone

modelos de protese de silicone

Os seios são um atributo da feminilidade, razão pela qual sua aparência afeta significativamente o sentimento de sua própria atratividade.

Durante anos, a principal razão para as mulheres se candidatarem à cirurgia de aumento de seios é o desejo de melhorar sua aparência. A primeira operação desse tipo, usando o próprio tecido adiposo do paciente, foi realizada no século XIX por Vincenz Czerny.

As próximas décadas foram marcadas por novos experimentos que deram resultados diferentes. Como enchimento do busto, foi utilizada parafina (promovida por Robert Gersruny, com resultados muito desfavoráveis), por marfim, cartilagem, poliéster ou álcool polivinílico. No entanto, apenas as próteses de silicone, que surgiram na década de 1960, trouxeram uma verdadeira revolução e permitiram a disseminação desse tipo de cirurgia nos seios.

 

Cirurgião Plástico detalha os tipos de Prótese de Silicone e quais podem ser usados para a saúde

O silicone industrial, indevidamente utilizado por “profissionais” despreparados como próteses em humanos, é tema de matérias recorrentes nos últimos dias. De acordo com o cirurgião plástico Dr. Marco Cassol, somente um especialista médico é capaz de avaliar o biotipo da paciente.

Prótese de Silicone: Qual se adéqua melhor ao seu biotipo?

Não é nenhuma novidade que o Brasil é o 2º colocado quando se fala em cirurgia
plástica. Por isso é super comum hoje em dia, mulheres de diversas faixas etárias
aderirem, por exemplo, à plástica nos seios.

Mesmo pela vontade de colocar, nem todas pesquisam e sabem que há diversos tipos de prótese e qual se enquadra melhor para seu biotipo.

O cirurgião plástico Dr. Marco Cassol, a escolha do tamanho e do formato da prótese mamária deve ser definida pelo cirurgião plástico em conjunto com a paciente.

Somente um médico capacitado para este tipo de cirurgia, será capaz de avaliar o biotipo da paciente, tendência à flacidez e expectativa, levando em conta a altura da prótese (que é a projeção para frente) e sua largura (diâmetro).

Prótese de Perfil Baixo e Moderado

Possui maior diâmetro e menor projeção. Ou seja, base mais larga e altura mais baixa. Um tipo de silicone que é pouco utilizado, pois não projeta a mama para a frente e o colo fica apagado, onde é indicado para quem possui o tórax mais largo e não quer que o seio fique em evidência.

Prótese Cônica ou Silicone Perfil Super Alto 

Seu volume está concentrado no centro da prótese, por isso os seios ficam mais projetados para frente. É considerado um formato de colo médio, então dá resultado um pouco mais discreto.

A paciente também pode optar pela prótese de silicone cônica para conseguir seios mais projetados, sem precisar colocar grandes volumes.

É recomendada para quem tem o tórax estreito e os seios pequenos, já que a base do busto não é alargada e a projeção para frente é bem evidente.

 

prótese de silicone formato redondo e gota

Prótese Redonda ou Silicone Perfil Alto 

É um dos formatos mais pedidos entre as pacientes por marcar bastante o colo. Indicado para quem possui o tórax proporcional e já tem naturalmente um volume considerável nas mamas.

Prótese Anatômica ou Silicone Formato Gota

Esse modelo possui a maior parte do volume de silicone concentrado na parte de baixo, proporcionando o aumento da mama, mas sem perder o contorno natural.

Portanto, deixa a mama sem nenhuma projeção, o colo fica pouco marcado e a parte de baixo dos seios fica com maior volume, deixando o resultado mais natural.

Pouco usado na estética, é utilizado basicamente em cirurgias para reconstrução da mama em mulheres que tiveram câncer de mama.

 

imagem com todas as superfícies de proteses de silicone

Tipos de Superfícies de Prótese de Silicone:

Segundo o especialista, há três tipos de superfícies que podem ser utilizadas na
aplicação da cirurgia: lisa, revestida de poliuretano e texturizada.

A lisa é a menos utilizada, pois há maior possibilidade de ocorrência de contratura capsular (endurecimento da cápsula de revestimento que o corpo forma naturalmente em torno da prótese).

Devido à maior dificuldade da aplicação do silicone e até na retirada, onde há incisões maiores na pele, a superfície de poliuretano também está deixando de ser utilizada.

A prótese texturizada ainda hoje é a melhor opção mais fabricada e mais recomendada, pois há muito menos chance de dar contratura capsular.

Por esse motivo, alguns cirurgiões plásticos recomendam o uso desse tipo de implante. Alguns dizem, no entanto, que o aumento dos seios com eles parecem artificiais – eles naturalmente não têm uma forma arredondada.

imagem de cirurgião com uma prótese na mão

Qual é a melhor Prótese de Silicone?

Quando alguma paciente me pergunta qual é a prótese mais moderna que existe no mercado, não penso duas vezes em responder: a prótese de poliuretano.

Essa prótese de silicone é coberta por uma camada de poliuretano vulcanizada que garante uma maior aderência à pele e reduz a chance de formação de seroma ou o deslocamento da prótese.

Esse tipo de prótese pode ser encontrado em todos os tamanhos e formatos.

 

imagem de silicone nas mãos

Quais as marcas de próteses de silicone aprovadas pela Anvisa?

Portanto, para que você possa fazer uma boa escolha, é importante que você conheça as próteses de silicone e marcas confiáveis, ou seja as próteses de silicone aprovadas pela Anvisa, vou relatar abaixo algumas das marcas mais utilizadas: 

  • Silimed;
  • Polytech;
  • Perthese;
  • Refinex.
  • CRM Medic;
  • Eurosilicone;
  • Allergan (CUI e Natrelle);
  • Lifesil;
  • Mentor;

Não existem somente essas próteses aprovadas pela Anvisa,  descrevi as que são mais conhecidas e utilizadas.

 

Por onde Colocar a Prótese de Silicone

No entanto, o efeito também depende da incisão e localização do implante – a localização submuscular, ou parcialmente sub-muscular, permite uma aparência muito natural, especialmente em mulheres jovens. Em contato, os implantes redondos são mais macios do que os implantes anatômicos.

 

VEJA TAMBÉM:

Silicone pelo Umbigo, Aréola, Axila ou Abaixo da Mama

 

 

protese de silicone inteligente

Prótese de Silicone com Chip que promete mais segurança.

No caso da prótese com microchip, que mede 4 milímetros, guarda informações importantes sobre os implantes como tamanho e número de série, e ainda pode indicar alterações na prótese, evitando problemas futuros como, por exemplo, a troca da prótese.

A novidade recebeu o registro da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 2017. No entanto, o custo da operação fica de 10% a 20% mais caro. O chip pode ser acessado por meio de radiofrequência, com um leitor externo.

 

Entre as subcategorias de tipos de Prótese de Silicone estão:

 

Baixa: tem uma base mais larga e menos volume no polo superior que os outros perfis, mas, ainda assim, é maior de que a prótese anatômica. É indicada quando se deseja maior projeção do colo;

Moderada: tem uma base mais ou menos larga e volume médio no polo superior da mama. Serve para preenchimento moderado do colo e pouca projeção para frente;

Alta: conta com uma base menor e projeta o polo superior da mama para frente, sem tanto preenchimento do colo;

Super alta: possui uma base ainda menor e tem maior projeção. É recomendada quando se deseja preencher bem o colo e nos casos em que as mamas não se projetem para as axilas.

Todavia, estas próteses de silicone deixam a mama sem nenhuma projeção, o colo fica pouco marcado e a parte de baixo dos seios fica com maior volume, deixando um resultado mais natural. É pouco utilizada na estética, utilizada basicamente em cirurgias para reconstrução em mulheres que tiveram câncer de mama.

 

Protese Silicone Parcial

Prótese parcial ou conformada

Uma prótese parcial é para mulheres que tiveram parte de sua mama removida. É usado dentro de um sutiã e é moldado para preencher o contorno da mama. É feito do mesmo material de silicone que a maioria das próteses completas.

 

Tamanhos de Silicone

Uma das experiências mais confusas que as pacientes sentem enquanto se preparam para o aumento dos seios é a seleção dos tamanhos de próteses de silicone. Esse sentimento é compreensível, pois a forma e o tamanho do implante determinam a aparência que você tem nos próximos anos.

No entanto, tenho uma grande experiência em ajudar as mulheres através do dimensionamento dos implantes mamários e na qual podemos torná-las claras e lógicas e uma parte divertida da sua cirurgia.

Leia Mais Sobre os Tamanhos do Silicone neste artigo que preparei AQUI.

Como decidir sobre a escolha de do tipo de prótese?

O especialista relara que antes das paciente formarem qualquer opinião sobre qual prótese de silicone deve-se escolher, é preciso pensar nos seguintes fatores que determinarão o melhor tipo de prótese de silicone para cada biotipo: 

  • Biotipo da paciente
  • O tamanho do busto antes da cirurgia
  • Onde o implante será colocado (sob a superfície dos músculos ou subproximação)
  • O local da incisão feita para colocar o implante
  • Custo do implante

 

Somente uma consulta com o cirurgião plástico será fundamental para uma escolha adequada na sua prótese de silicone

Cirurgião Prótese de Mama

Cirurgião Plástico Marco Cassol especialista em Prótese

Saiba mais sobre Marco Cassol, cirurgião plástico e especialista em face feminina

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o cirurgião plástico, pode responder
sobre botox, fios de sustentação da face absorvíveis, silicone nos seios, cirurgia para reduzir as mamas, criolipólise, microlipoaspiração, cirurgia íntima, novidades da área clínica,
procedimentos estéticos, entre outros assuntos. Com mais de 15 anos de experiência, é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

cirurgião plástico prótese de silicone sp

 

×
Olá!
Gostaria de tirar alguma dúvida com o Dr. Marco??
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish