Assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, o pós-operatório da abdominoplastia exige cuidados, principalmente no primeiro mês após o procedimento.
A recuperação total demora cerca de 2 meses. No entanto, alguns pacientes fazem abdominoplastia e lipoaspiração do abdômen ou mamoplastia ao mesmo tempo, sendo a recuperação um pouco mais demorada e dolorosa, por isso é fundamental que durante os primeiros 10 dias o paciente mantenha repouso absoluto.
Após a alta da clínica, as atividades do dia a dia podem ser retomadas aos poucos desde que não causem dor ou incômodo.
Na hora de dormir é recomendado que o paciente deite-se de lado, com as pernas encolhidas, ou de barriga para cima, com travesseiros para elevar a coluna e outro abaixo das pernas, assim como andar com o tronco curvado e não tirar a cinta até indicação médica.
Depois da cirurgia plástica ao abdômen para tirar gordura e pele acumulada é normal o paciente ficar internado na clínica cerca de 2 a 4 dias e, geralmente, após a cirurgia fica com:
– Dreno, que é um recipiente para fazer drenagem do sangue e líquidos acumulados no corpo , normalmente removido antes da alta;
– Cinta modeladora, para proteger a barriga e evitar o acumulo de liquido que deve permanecer 1 semana sem tirar;
– Meias de compressão para evitar trombos tirar apenas para tomar banho.
Além disso, o pós operatório da abdominoplastia requer cuidados especiais com a postura, alimentação, curativo e atividade física.