Calvície – Tratamentos Capilares Masculinos

Acompanhe novidades e tire outras dúvidas pelo Instagram: @clinicamarcocassol

whatsapp abdominoplastia na cidade de sao paulo

Você sabe que existem tratamentos masculinos para calvície? Sabe como funcionam esses procedimentos, bem como quais benefícios pode se ter acesso com a sua devida aplicação?

Com o passar dos anos, os homens passaram a ter mais atenção na busca por uma melhora constante em sua beleza estética, tendo na questão dos cabelos uma importante ferramenta de imponência visual.

No entanto, como podemos perceber, em muitos casos existe uma certa predisposição a desenvolver problemas como a queda de seus cabelos tendo, dessa forma, que procurar por métodos de tratamento para solucionar estas questões.  

A partir desta realidade vivenciada por muitos homens de diferentes faixas etárias, vamos com este post produzir um conteúdo voltado para a explicação de como os tratamentos destinados a solucionar problemas como este podem ser eficazes e trazerem consigo importantes resultados.

Tratamento de calvície: o que é e como é realizado?

O implante capilar é um procedimento estético-cirúrgico, e está indicado para o tratamento da calvície clássica ou aumentar a densidade capilar. Como se utiliza o próprio cabelo implantado, o folículo piloso, há necessidade de ter uma área doadora.

Há várias técnicas para os tratamentos capilares masculinos. O método usado por nossa equipe é o Mini-micrograft, que utiliza raízes capilares do próprio cabelo retirado da região posterior da cabeça (região occipital), transformando em micro e mini implantes.

Como os bulbos da região occipital possuem, na sua bagagem genética, a capacidade de sobrevivência e a regeneração muito boas, os resultados estéticos obtidos costumam satisfazer os pacientes.

Tratamento de Calvície: tipo de anestesia e tempo de internação

Por conta de suas características de realização específicas normalmente têm-se o uso de uma anestesia de natureza local com sedação.

Por assim dizer, então, no que se diz respeito ao tempo de internação para a realização de procedimentos com este objetivo, este se dá em um espaço de tempo que compreende um período entre seis e doze horas.

Tratamento de calvície: complicações e resultado definitivo

Principalmente no período que compreende o quarto e o quinto dia após a realização destes procedimentos, podem aparecer locais puntiformes com pus. Isto pode acontecer por vários motivos, entre eles por conta do folículo que se deslocou para a profundidade.

Quando são poucos, aconselha-se fazer assepsia com soro fisiológico e água boricada a 1% e entrar em contato com o médico.

Contudo, no que diz respeito ao surgimento dos resultados definitivos destes tratamentos em especial, podemos dizer que estes começam a aparecer em um período de tempo estimado em aproximadamente nove meses após a cirurgia.

Tratamento de calvície: momento pré- cirúrgico

Por se tratar de um procedimento que necessitará de uma intervenção cirúrgica, os mesmo demandam certo cuidado com os momentos que antecedem a sua realização. Tal cuidado deve se mostrar visível à partir de práticas como as que mencionaremos abaixo:  

  • Evitar ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Realização de frequentes massagens na região do couro cabeludo;
  • Interromper o uso de certos medicamentos.

Tratamento de calvície: momento pós- cirúrgico

Quando nos referimos aos tratamentos desta categoria, assim como nos demais procedimento estética, torna-se necessária a ação de tomar algumas medidas preventivas no momento posterior a sua realização, entre as quais podem ser destacadas:

whatsapp abdominoplastia na cidade de sao paulo

Retirada do curativo

O curativo em forma de capacete não pode ser retirado pelo paciente. Ele será retirado pela equipe cirúrgica após 24 ou 48 horas, quando a cabeça deverá ser lavada. Levar um boné ou chapéu que não traumatize a área operada.

Após a retirada do curativo, lavar o cabelo uma vez ao dia, a partir do terceiro dia de pós-operatório com água fria ou morna e com jato do chuveiro fraco. Usar shampoo neutro sem condicionador por um tempo estimado de até dez dias (quando acabar, retornar ao shampoo habitual).

Uso de óleo cicatrizante

A partir do 10º dia de cirurgia pode ser feito uso de óleo cicatrizante (dersani) no couro cabeludo com algodão horas antes do banho para ajudar a amolecer as crostas (casquinhas) e facilitar a retirada das mesmas.

As pequenas crostas cairão espontaneamente em torno de 15 dias após a cirurgia e levarão consigo os fios transplantados que já estavam em processo de crescimento na época da cirurgia.

Remoção de crostas

Nunca remover as crostas antes do tempo, pois poderá arrancar as raízes e prejudicar a integração dos enxertos. A cicatriz da região doadora ficará avermelhada e sensível até o terceiro mês de pós-operatório quando começará a clarear. Cicatrização completa em 2 anos.

Essa cicatriz tende a ficar muito fina, quase imperceptível e pode ser disfarçada pelos cabelos, porém a qualidade da mesma depende da elasticidade do couro cabeludo e do próprio processo cicatricial de cada paciente.

Relação com o crescimento dos fios

Dentro de tudo o que envolve os processos deste tratamento, podemos observar que em grande parte dos casos, cerca de 10 a 20% dos fios transplantados crescerão direto dentro do período estimado de 1 a 3 meses.

Da mesma forma, cerca de 80% cairão com as crostas e alcançarão a pele entre um espaço de tempo equivalente de 2 a 4 meses. Por sua vez, os que crescem direto poderão formar cistos e espinhas. Haverá alteração de sensibilidade do couro cabeludo nas áreas doadoras e receptoras (adormecimento, coceira) que estará normalizada de 1 a 12 meses.

O crescimento definitivo do cabelo (em torno de 1 cm ao mês) somente ocorrerá de 3 a 6 meses após ter sido decorrida o sucesso da cirurgia. Portanto o resultado só será notado de maneira significativa dentro de um período que pode compreender até 9 meses após a realização do referido procedimento.

Tipos de tratamentos capilares masculinos

Dentro do que o mercado de estética masculina apresenta como mais moderno e atualizado, podemos perceber a existência de diversos tratamentos voltados a combater o avanço de problemas tais como a calvície.

Neste sentido, por sua representatividade para o alcance dos resultados mais pretendidos pelo público masculino com estas ações, se destacam as seguintes opções de tratamentos capilares:

Tratamento com medicamentos

Um dos métodos mais tradicionais quando nos referimos a este assunto, o tratamento com medicamentos tem como base a função de, ao fazer o uso destes fármacos em especial, potencializar o surgimento de resultados que possuam certo impacto.

Tratamento com o auxílio de equipamentos como o laser

Por meio da utilização de equipamentos com este tipo de natureza, torna-se possível fazer com que, por exemplo, tenha-se uma situação na qual o metabolismo das células consegue ser aumentado de forma decisiva.

Microinfusão de medicamentos no couro cabeludo

Também conhecida como MMP, esta prática é realizada tendo por uma das metas gerar o alcance de um cenário pelo qual o couro cabeludo tem seu crescimento estimulado por técnicas associadas ao microagulhamento.

Transplante capilar

Neste caso onde se tem uma grande dificuldade na resposta aos procedimentos citados anteriormente, pode-se ter ainda a possibilidade de se remover fios de outras partes do corpo como a nuca ou mesmo da barba para serem afixadas no couro cabeludo.

Tratamento de calvície: o que evitar após o tratamento?

Pensando principalmente na garantia dos resultados esperados com este tipo de tratamento em especial, é necessário ater-se a questões importantes para o período que compreende os momentos posteriores a sua realização.

Entre estes cuidados, por sua importância para estes objetivos, estão a busca por evitar a ocorrência das seguintes realidades:

Usar produtos capilares sem indicação médica

Assim como deve ocorrer em todos os outros tipos de intervenções cirúrgicas ou mesmo de características estéticas, o acompanhamento médico constante deve ser observado e, para tanto, a obediência a todas as suas recomendações devem ser respeitadas.

Com isso, para que se alcance os objetivos propostos com estes tratamentos não podemos ter a prática de usar alguns produtos por nossa própria conta, uma vez que esta ação pode ocasionar em diversos malefícios para a nossa saúde.

Fumar ou ingerir bebidas alcoólicas

Estas práticas de uso de produtos com características específicas devem ser evitadas principalmente no período que compreende a primeira semana após a cirurgia.

Tudo isso para que o efeito nocivo que estes produtos podem trazer às pessoas não seja capaz de fazer com que de certa forma os benefícios deste tipo de tratamento possam ser prontamente perdidos com o tempo e a frequência de seu uso.

Realização de esforços consideráveis

As ações que envolvam grande esforço físico, tais como praticar esportes, fazer esforço físico excessivo ou tomar banho de piscina e mar, principalmente até o momento onde as crostas começaram a caírem espontaneamente não se tornam recomendadas.

Nunca arrancar as crostas

Este processo deve ser conduzido da maneira mais natural possível, sendo assim, é preciso que se deixe elas caírem espontaneamente. Isso porque, ao tentar realizar este processo de maneira manual, pode-se prejudicar todos os esforços feitos quando da realização desta modalidade de intervenção cirúrgica.

Exposição ao sol ou calor excessivo

Evitar situações relacionadas a presença por grandes espaços de tempo em ambientes como saunas ou mesmo banho muito quente, principalmente durante a fase conhecida como sendo da formação de crostas é uma atitude por demais recomendada.

Isso porque, quando pensamos em prevenir o surgimento de problemas que possam vir a atrapalhar os resultados deste tipo de procedimento de estética, tais ações exercem papel preponderante para que situações de imprevistos possam se tornar uma prática recorrente.

Tratamento de calvície: principais vantagens

A partir do momento em que são observados todos os cuidados que mencionamos nos tópicos anteriores, podemos ter acesso a uma série de vantagens que, por sua vez, são proporcionadas pela observância de tais medidas.

Entres estes benefício, por fatores que envolvem sua importância e recorrência nos casos de tratamentos capilares para homens, podemos elencar:

Aumento da autoestima e da estética

Bem sabemos que a queda dos cabelos pode representar uma grande perda na capacidade de ter uma autoestima entre os homens, independentemente da faixa etária na qual este problema comece a ocorrer e, isso se dá por diferentes motivos.

Sendo assim, com a correção deste tipo de problema, ganha-se uma significativa melhora neste aspecto e, além disso, pode-se chegar também a uma importante melhoria no que se diz respeito à estética corporal de cada homem em especial.

Otimização dos resultados

Como já mencionamos neste texto, o avanço dos recursos de tecnologia que são associados a estes tratamentos é capaz de trazer consigo toda uma realidade pela qual os pacientes podem ter acesso a resultados de grande impacto para a sua composição visual.

Tudo isto se torna possível porque, entre outras coisas, o mercado estético tem percebido que por conta da grande demanda por este tipo de serviços, era necessário se fazer importantes atualizações, no sentido de buscar a melhoria contínua na forma de conceder e aplicar todos estes mecanismos dentro destes tratamentos em especial.

Relação de custo x benefício atrativa

Por se tratar de um tipo de serviço que demanda a ação de um profissional, este procedimento possui uma atribuição no que se refere a quantia a ser investida por sua realização.

Porém, quando realizado de maneira assertiva, podemos dizer certamente que esta quantia é prontamente superada pelos benefícios de sua aplicação, como por exemplo a durabilidade e a qualidade dos resultados adquiridos com esta ação.

Tratamento de calvície: riscos associados aos procedimentos

Devido ao fato de ser um tipo de tratamento com finalidade específica, também mostra-se suscetível ao surgimento de riscos associados a sua aplicação, dentre os quais por sua importância e periculosidade para os pacientes se destacam:  

Uso de produtos caseiros

Dentro do contexto do combate a este tipo de problema, o uso de produtos caseiros para tentar contornar os seus efeitos é muito mais comum do que possamos imaginar.

No entanto, esta prática é por demais inapropriada, tendo em vista os riscos que pode causar, tais como o surgimento de grandes reações alérgicas ou mesmo queimaduras de características expressivas e até irreversíveis.

Escolha equivocada do tipo de tratamento

Um outro ponto que precisa ser devidamente observado quando se tem por uma das metas a redução dos riscos com este tipo de intervenção se dá na escolha do método a ser aplicado, ou seja, por mais que se tenham resultados com uma certa semelhança, precisa-se focar na escolha do método que mais se adeque a realidade de cada paciente em especial.

Isso porque, entre outras coisas, ao escolher de maneira equivocada o tipo de tratamento, o paciente em especial poderá estar assumindo a condição de não conseguir alcançar os objetivos pretendidos, mesmo tendo gasto uma quantia financeira para tal.

Tratamento de calvície: relevância do trabalho de um profissional

Em conformidade com o que precisa acontecer em todo os tipos de tratamentos estéticos, quando nos referimos aos tratamentos capilares relacionados à calvície, necessitamos entender que o trabalho de um profissional que esteja realmente qualificado para o exercício de suas funções é extremamente essencial.

Isso porque, por meio de suas atribuições torna-se possível ter acesso a um cenário pelo qual os benefícios superam os riscos de cada procedimento, tendo em vista questões marcantes como a sua destreza e habilidade profissionais para a condução de tais procedimentos de estética.

Aqui, com o Dr. Marco Cassol, você pode contar com o apoio de um profissional extremamente capacitado com relação aos mais variados tipos de procedimentos estéticos, como os de resolução de problemas ligados à calvície.

Tratamento de calvície: relembrando algumas questões importantes

Vamos dar agora uma espécie de resumo de tudo o eu vimos neste conteúdo, tendo como uma das principais metas fazer com que estas informações que lhe repassam possam ser de fato absorvidas, trazendo para você uma maior noção sobre o que precisa ser realizado quando se pensa em fazer este tipo de tratamento estético.

Devido ao fato dos constantes avanços no ramo da estética, atualmente temos a possibilidade de passarmos por este tipo de procedimento sem demais intercorrências, como por exemplo muitas dores ou mesmo necessidade de longos períodos de internação para a sua realização.

Dessa forma, podemos ver claramente que os resultado que podem ser alcançados com estes procedimentos vêm despertando cada vez mais o interesse dos homens que por diversas razões venham a apresentar este tipo de problema.

Tratamento de calvície: considerações finais

Como podemos notar no decorrer de tudo o que discutimos neste post em especial, vemos entre outras coisas que, os tratamentos capilares vem se desenvolvendo cada vez mais e tornando-se uma importante alternativa para a pronta solução desses problemas ligados ao contexto masculino.

Dessa forma, temos também que por se tratar de um problema que pode influenciar diretamente a autoestima dos homens, estes buscam cada vez mais novas soluções para esta realidade que muitas das vezes se torna incômoda por conta de suas respectivas inconveniências e desagrados.

No entanto, para que esta busca renda os benefícios que se pretende alcançar, vimos que alguns cuidados precisam ser tomados tanto no momento anterior quanto no posterior a sua devida realização.

Por fim, fica também registrado o convite especial para que você continue nos acompanhando por meio dos conteúdos que colocamos nesta plataforma, de modo a estabelecer a criação de mais uma alternativa de busca de respostas por questões que envolvam a sua necessidade de melhora estética em especial.

Tenha a certeza de que cada conteúdo que produzimos neste espaço, em especial, é pensado de maneira a fazer com que você possa ter maiores conhecimentos sobre o maior número de informações possíveis para facilitar a sua decisão pela submissão a um tipo de procedimento estético que possa vir a solucionar os problemas que venha a enfrentar com relação a sua estética corporal. 

whatsapp abdominoplastia na cidade de sao paulo

Tire suas dúvidas ou agende uma consulta com
Dr. Marco Cassol

Compartilhe :

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Marco Cassol

Marco Cassol

Dr. Marco Cassol Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Cirurgia Geral e em Cirurgia Plástica, tem mais de 15 anos de vivência na profissão. Após sua formação, desde 2006. CRM-SP 122955 / RQE 24987 Linkedin. Siga no Instagram

Artigos relacionados