Macrotia – Cirurgia Para Diminuir a Orelha Grande

macrotia - orelha grande

Macrotia – Cirurgia Para Diminuir a Orelha Grande

Olá, sou Marco Cassol, cirurgião plástico, há mais de 15 anos, e neste vídeo eu vou explicar mais sobre a cirurgia para reduzir a orelha grande – mais conhecida como macrotia

Os traumas de ter uma Orelha Grande: 

Quando as orelhas são muito grandes, elas se tornam a primeira coisa que as pessoas notam quando olham para você.

Mesmo quando você fala com alguém, ela pode não olhar nos seus olhos porque suas orelhas os distraem.  Eu vejo o impacto negativo que isso pode ter na auto-estima dos meus pacientes. 

Talvez você esteja sofrendo da mesma maneira quando não precisaria estar, já que a medicina disponibiliza uma correção para diminuir as orelhas.

menino sofrendo bullying

Bullyng por causa das Orelhas

A maioria dos casos de bullyng em pessoas que possuem uma orelha grande são causados ainda na infância, seja na escola ou até mesmo dentro de casa por familiares, é recomendado que as correções de orelhas grandes aconteçam na fase infantil dessas pessoas.

É verdade que as orelhas exercem uma forte influência na harmonia do nosso rosto. Porém quando isso não acontece naturalmente, a macrotia – Cirurgia Que diminui a Orelha é a solução! 

O Que é Macrotia?

A cirurgia de macrotia é um tipo específico de procedimento de remodelação da orelha que ajuda a reduzir o tamanho da orelha.

Orelha de fixação é um tipo completamente diferente de cirurgia de orelha cosmética (otoplastia) que simples puxa a orelha mais perto da cabeça e é muito mais comumente executada.

A maioria dos casos acontece nos pacientes idosos e é representada pelo aumento do lóbulo da orelha. Nestes casos a cirurgia é redução do lobo da orelha e a cicatriz fica escondida atras da orelha.

fases da cirurgia de orelha

A macrotia congênita propriamente dita, acontece quando o pavilhão auricular é maior que esperado tanto longitudinal quanto horizontal. 

Nestes casos é necessário uma redução do arcabouço cartilaginoso e da pele anterior do pavilhão auricular.

Conseguimos diminuir a orelha em torno de 1,5 cm (pela retirada de parte da cartilagem da escafa) no comprimento e 0,5cm na largura (pela retirada de cartilagem da concha).

orelha após a macrotia
Procedimentos da cirurgia de orelha de abano

Normalmente para essa cirurgia de orelha grande, usamos a Técnica de Bauer e podemos associar a correção da orelha de abano na mesma cirurgia. 

As cicatrizes resultantes da redução de orelha grande, mas ficam escondidas na hélix (aquela dobrinha externa da orelha).

homem com orelhas de abano
Imagem de orelha de abano

Como saber se tenho macrotia?

Macrotia é uma deformidade congênita da orelha que é marcada por orelhas excessivamente grandes. Para determinar a presença de macrotia, vou fazer algumas medições das orelhas do(a) paciente.

O comprimento médio da orelha de uma criança é de cerca de 6 cm, e os adultos podem variar de 6 a 6,5 ​​cm.

Outros detalhes sobre as orelhas

Além disso, a largura e o comprimento são comparados em uma proporção. De um modo geral, a proporção média deve ser de 50 a 55%, com os homens tendo maiores dimensões da orelha em geral.

Macrotia pode existir se essa relação entre largura e comprimento for diferente.

Enquanto que na Otoplastia – Cirurgia para Orelha de Abano – de redução de ouvido envolve a remoção do excesso de pele e cartilagem. I

sso reduz o tamanho da metade superior ou inferior do ouvido, ou ambos. Pode ser realizado com segurança em crianças e adultos. 

Eu realizei mais de 5.000 cirurgias plásticas ao longo dos 15 anos de experiência. Até hoje, continuo realizando esse tipo de cirurgia semanalmente. Isso faz de mim um Cirurgião de Macrotia ou Otoplastia com vasta experiência na cirurgia.

Realizo cirurgias de orelha tanto cosméticas quanto reconstrutivas para tratar não apenas a macrotia, mas também várias outras questões simples e complexas que afetam o contorno da orelha.

Dr. Marco Cassol


Técnicas que preservam a cartilagem da orelha

As orelhas são estruturas muito delicadas que têm um suprimento sanguíneo mínimo. Complicações que resultam de técnicas cirúrgicas inadequadas podem ser desastrosas. Por exemplo, a infecção pode causar a destruição da cartilagem que afetará a forma da sua orelha.

Exames necessários para realizar a macrotia

Os exames que será pedido para a realização da cirurgia de macrotia, será o exame de sangue, de pré operatório normal, juntamente com o eletro do coração. 

Contra Indicação da Cirurgia:

Caso o(a) paciente tenha algum problema de saúde, será preciso que esteja compensado para realizar o procedimento.

Quanto tempo dura a cirurgia?

Este procedimento é realizado entre duas horas. E a anestesia local é administrada. 

Uma pequena incisão é feita na parte de trás da orelha. Através desta incisão, o excesso de cartilagem e pele são removidos para reduzir o tamanho da orelha.

O tecido remanescente é então remodelado para formar uma forma de orelha menor.

A cirurgia de macrotia dói? 

O procedimento é realizado sob anestesia local com sedação. Isso significa que você não sentirá nada durante a cirurgia. Geralmente, pouco desconforto é sentido durante a recuperação também.

Com quantos pode fazer esta cirurgia? 

A  macrotia pode ser realizada a partir dos 6 anos de idade.

As pessoas poderão ver minhas cicatrizes?

As cicatrizes tendem a ficar bem escondidas atrás da orelha, em vincos naturais.

O pós operatório da cirurgia da macrotia

A cirurgia para reduzir a orelha ou cirurgia de microtia é uma cirurgia bastante simples e com uma recuperação muito tranquila.

Uma faixa  indicada pelo cirurgião deverá ser usada por uma semana, a recuperação total é de 3 a 4 dias, e após uma semana usando a faixa, a(o) paciente deverá usar a faixa para dormir por um mês.

  • Curativos, ataduras e suturas removidos após uma semana
  • Pequeno período folga do trabalho ou escola

riscos da cirurgia de orelha de abano:

Como em qualquer cirurgia, existem sim alguns riscos. Porém sou extremamente cuidadoso ao realizar a cirurgia, pois sei o quão delicada a cartilagem e outros tecidos da orelha podem ser.

No entanto, a paciente ainda deve estar ciente dos riscos envolvidos:

  • Infecção na cartilagem, que pode causar cicatrizes (pode ser tratada com antibióticos)
  • Coágulo de sangue na orelha
  • Assimetria
  • Reações à anestesia
  • Existe um risco maior em pacientes que são fumantes, diabéticos ou com má circulação.

Sobre O Autor

Marco Cassol

Marco Cassol

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Cirurgia Geral e em Cirurgia Plástica, tem mais de 15 anos de vivência na profissão. Após sua formação, desde 2006. CRM-SP 122955 / RQE 24987

Posts relacionados