Rinoplastia – Cirurgia no Nariz

Rinoplastia

A CIRURGIA DE NARIZ

A rinoplastia, é uma cirurgia que altera a forma do nariz. A motivação para a rinoplastia pode ser mudar a aparência do nariz, melhorar a respiração ou ambos. A parte superior da estrutura do nariz é óssea e a parte inferior é cartilagem. 

A rinoplastia pode alterar osso, cartilagem, pele ou todos os três. Ao planejar a rinoplastia, seu cirurgião plástico irá considerar suas outras características faciais, a pele do nariz e o que você gostaria de mudar.

Rinoplastia - Cirurgia no Nariz 1
Rinoplastia - Cirurgia no Nariz 2

QUEM PODE FAZER A RINOPLASTIA?

A rinoplastia pode alterar o tamanho, a forma ou as proporções do nariz. Pode ser feita por qualquer pessoa que queira reparar deformidades de uma lesão, corrigir um defeito de nascença ou melhorar algumas dificuldades respiratórias.

RINOPLASTIA DEIXA CICATRIZ?

Como toda intervenção cirúrgica, ou seja, que exige a abertura das estruturas nasais, a rinoplastia deixa cicatrizes

Porém, essas cicatrizes são extremamente discretas e tendem a se tornar imperceptíveis conforme o passar de alguns meses após a realização do procedimento.

Rinoplastia - Cirurgia no Nariz 3

Dúvidas FREQUENTES

Reunimos algumas das  maiores dúvidas sobre esse tipo de cirurgia plástica.
Caso você tenha mais dúvidas, não deixe de agendar sua avaliação.

Antes de lhe citar um valor da rinoplastia. é preciso entender que os valores podem variar bastante dependendo de vários fatores que somente o cirurgião plástico poderá lhe passar no momento da sua avaliação.

valor de uma rinoplastia varia bastante. De acordo com a duração da operação, da cirurgia a ser realizada e do cirurgião plástico que você escolher, ela pode custar de 10.000 a 20.000 reais.

Em primeiro lugar é preciso entender, que quando o assunto é sua saúde, não se deve pensar primeiro em economizar, e sim no resultado final.

O melhor conselho a ser dado é:

Se você não possuí o valor mencionado pelo especialista na hora da sua avaliação, o melhor a fazer é esperar um pouco mais até que suas economias cubram os custos da sua cirurgia no nariz, que deverá ser realizada por um especialista em um hospital com todo o suporte sem por a sua vida em risco.

Os riscos da rinoplastia são os mesmos como em qualquer cirurgia de grande porte, a rinoplastia traz riscos como:

  • Sangramento
  • Infecção
  • Uma reação adversa à anestesia

Outros possíveis riscos específicos da cirurgia para a incluem, mas não estão limitados a:

  • Dificuldade em respirar pelo nariz
  • Dormência permanente no nariz e ao redor do nariz
  • A possibilidade de um nariz de aparência desigual
  • Dor, descoloração ou inchaço que pode persistir
  • Cicatrizes
  • Um orifício no septo (perfuração septal)
  • A necessidade de cirurgia adicional

Converse com seu cirurgião plástico sobre como esses riscos se aplicam a você.

Hoje em todos os procedimentos maiores, a anestesia geral é a melhor escolha de anestesia. Ela é superior a muitas outras alternativas oferecidas. A anestesia geral realizada num centro cirúrgico moderno, com equipamentos e medicações de última geração.

Dessa forma podemos oferecer mais segurança, um melhor monitoramento, um melhor controle da própria anestesia, bem como melhor conforto para o paciente.

Antes de agendar a rinoplastia, você deve agendar uma consulta com o seu cirurgião plástico para discutir fatores importantes que determinam se a cirurgia provavelmente funcionará bem para você.

ESTA AVALIAÇÃO GERALMENTE INCLUI:

  • Seu histórico médico;
  • Um exame físico;
  • Fotografias;
  • Uma discussão de suas expectativas. 

Uma vez que a cirurgia esteja programada, você precisará providenciar alguém para levá-la para casa se estiver fazendo uma cirurgia em regime ambulatório.

Nos primeiros dias após a anestesia, você pode ter lapsos de memória, retardar o tempo de reação e prejudicar o julgamento.

Portanto, providencie para que um membro da família ou um amigo fique com você uma noite ou duas para ajudar nas tarefas de cuidados pessoais à medida que você se recupera da cirurgia.

Manter a cabeceira elevada por uma semana e evitar abaixar a cabeça e fazer esforços nos primeiros dias.

Colocar compressas com soro fisiológico gelado ou chá de arnica gelado sobre os olhos. Se houver colocação de AQUAPLAST, este é retirado na clínica em uma semana.

Depois de retirado aquaplast, mantemos o nariz com fita microporosa por mais uma semana.

A higiene das narinas deverá ser realizada com soro fisiológico spray, várias vezes ao dia. Banho morno e de preferência com sabonete líquido.

Nos primeiros dias o nariz permanecerá edemaciado, o resultado aproximado poderá se observado após trinta dias. Até 3 meses pode-se haver mudanças.

Esporte e academias é recomendado somente após seis semanas. Jogos com bola, basquete, futebol e vôlei, somente após três meses.

– Em caso de sangramento no pós-operatório, posicionar a cabeça a 45 graus para trás e fazer compressa com soro fisiológico gelado.
Comunicar o médico e enfermagem se houver sangramento.
Se não conseguir conter os espirros, fazer de boca aberta.

Sol: evitar exposição prolongada. Após a retirada da fita microporosa, utilizar protetor solar Anthelios XL AC Helioblock Fluído Extremo Oil-Free Sem Perfume La Roche-Posay FPS 60 50mL .

Pontos: Os externos serão retirados em1 semana e os pontos internos absorvíveis não necessitam ser retirados.

É normal que saia um líquido sero-sanguinolento, nos primeiro três dias. Nestes casos, pingar gotas nasais (AFRIN, ATURGYL ADULTO) alternadamente com soro fisiológico.

Não para a maioria das pessoas. Um dia após a cirurgia, a maioria das pessoas classifica sua dor entre 0 e 4 de 10. 

O nível de dor e inchaço no pós-operatório da rinoplastia é leve, principalmente pela prescrição de remédios específicos para a dor. 

AGENDE SUA AVALIAÇÃO

Envie os seus dados que estraremos em contato nos horários comerciais.