A cirurgia de prótese de silicone nos seios é muito popular entre o público feminino no mundo inteiro, e muito disso se deve ao fato dessa cirurgia ser cada vez mais segura e apresentar sempre novas técnicas para serem realizadas com segurança – assim como as próteses que oferecem mais conforto e procedimentos mais rápidos e seguros.
Uma coisa que poucas mulheres sabem é que, além da escolha do tamanho do silicone que será implantado nos seios, também é preciso decidir qual será o método utilizado para a realização da incisão da prótese de silicone.
Tópicos do artigo
Silicone Pelo Umbigo
A incisão do silicone pelo umbigo, conhecida como a técnica umbilical, por exemplo, não é muito comum no Brasil, apesar de ser bastante conhecida no USA.
Nesse método uma incisão do silicone é colocada na margem do umbigo e, com a ajuda de um endoscópio, são feitos túneis de dissecção que atingem a região mamária, que é descolada para que sejam colocados os implantes.
Porém, o método é realizado apenas para a colocação de próteses de silicone infláveis preenchidas com soro fisiológico, e essas muitas vezes não adquirem a mesma consistência da prótese preenchida com gel de silicone.
A vantagem dessa forma de operação é que ela pode ser feita em conjunto com a cirurgia de abdominoplastia, com o benefício de não deixar cicatrizes visíveis nos seios.
Silicone Pela Aréola
Outra forma de realizar a cirurgia de implante de silicone é por meio do método Periareolar Inferior, chamado também de “incisão de webster”, que consiste em fazer o procedimento pela aréola. Esse método é ideal para mulheres que precisam de ajustes na reposição superior das aréolas ou em uma mastopexia (quando se deseja elevar as aréolas).
- Para Quem é Indicado?
A incisão periareolar, são indicadas para as pacientes que precisam ter uma aréola de tamanho adequado, – ou seja, não muito pequena, – já que é preciso que a incisão tenha um tamanho adequado. A vantagem desse método é que as cicatrizes ficam quase imperceptíveis, principalmente em mulheres que possuem pouca pigmentação areolar. Além disso, nessa técnica abre-se somente o espaço necessário para caber a prótese, não havendo risco de deslocamentos do implante posteriormente.
Silicone Pela Aréola Pode Amamentar?
- Algumas pacientes podem perder um pouco da sensibilidade nessa região, devido ao corte nos nervos em torno da aréola
- Algumas pacientes poderão ter dificuldade na amamentação, com a possibilidade de corte de ductos mamários onde transportam o leite materno
Cicatriz Periareolar:
A cicatriz de silicone pela aréola fica localizada exatamente no contorno do mamilo (na linha de transição de cor entre a mama e a aréola) e por isso torna-se praticamente invisível. A incisão do silicone pela aréola, será necessário o médico avaliar as condições do biotipo da paciente.
Prótese de Silicone e a Incisão Inframamária
Um dos métodos mais utilizado na cirurgia de prótese, é a incisão feita pelo sulco inframamário, já que essa é a região que proporciona a melhor visualização da parte interna da mama e, com isso, traz uma maior facilidade cirúrgica. Nesse caso, é feita a incisão por baixo da mama, na prega infra-mamária, essa é a forma de cirurgia preferida dos cirurgiões plásticos.
Muitas vezes esse é o método preferido para introdução de prótese de silicone em gel, já que a incisão é mais favorável por proporcional um acesso maior à área desejada.
Para Quem é Indicado?
A vantagem dessa forma de procedimento é que a cicatriz é bem pequena e fica localizada abaixo do sulco mamário, sem mexer nas aréolas. Além disso, por ser uma técnica que agride pouco o tecido mamário, ela não alterna o funcionamento das mamas, ou seja, não interfere em uma futura amamentação. Porém, também existem contra-indicações: pacientes com tendência a queloide, manchas e seios muito pequenos, que não formam o sulco inferior.
Cicatriz Inframamária:
Garantir o volume máximo dos seios com cicatrizes muito discreta e disfarçada é o objetivo de todo cirurgião plástico. Para isso, na mamoplastia de aumento, o cirurgião geralmente utiliza de uma técnica que permite um corte bem pequeno e bem posicionado, que fica discreto mesmo quando a mama é exposta.
O cirurgião introduz a prótese de silicone por meio desse pequeno corte e a posiciona no espaço localizado entre a glândula mamária e o músculo, na maioria das vezes.
Silicone pela Axila
O outro procedimento é o axilar, que, como o próprio nome sugere, é realizado por meio da axila. Essa técnica faz a incisão na região axilar.
A partir dali, são feitos túneis de dissecção para região medial, preparando o espaço suficiente para a colocação dos implantes mamários.
-
Para Quem é Indicado?
Ressaltando que não cabe a paciente escolher ou sugerir o método que será utilizado – isso é papel do profissional, que deve fazer uma avaliação completa da situação e optar pela melhor solução em cada caso.
Cada paciente possuí um tipo físico diferente, e é a partir disso o cirurgião analisa qual será o melhor método para cada pessoa, assim como o tamanho de prótese que será utilizado.
-
Cicatriz Axilar:
Porém, essa não é um procedimento muito utilizado, já que quando a paciente levanta os braços, é possível perceber a presença de cicatriz do implante de prótese. Além de ser um método mais complicado, pois a distância da mama dificulta a visualização e possibilita maior sangramento e hematomas, além de ter maior incidência de assimetria e de infecções.
Veja também: Tipos de Prótese de Silicone
Clínica para Cirurgia de Prótese de Silicone
É fundamental que a clínica para realizar a sua avaliação de cirurgia de prótese de silicone, seja registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e tenha toda a estrutura hospitalar para a realização da mesma.
Porém, no caso das cirurgias de prótese de silicone devem ser realizadas em hospitais de convênio com o Cirurgião Plástico, oferecendo toda segurança para a paciente.
Agende uma avaliação para sua Cirurgia de Prótese de Silicone em SP com o cirurgião plástico Dr. Marco Cassol saiba mais sobre esses cuidados oferecidos pelo cirurgião plástico com mais de 15 anos de experiência.
2 comentários em “Silicone pelo Umbigo, Aréola, Axila ou Abaixo da Mama”
Obrigado pelos esclarecimentos.
Estamos a disposição cara tenha mais alguma dúvida, Marina!