A Mentoplastia, também conhecida como genioplastia, é um procedimento cirúrgico estético, que possui o objetivo de melhorar o contorno da mandíbula.
Algumas pessoas possuem o mento (parte inferior e média da face, queixo) e a mandíbula em uma projeção superior ou inferior ao comum, causando uma desproporção na face que pode causar incômodos estéticos ou até mesmo problemas na disposição física.
Nesses casos, a mentoplastia pode ser uma solução viável para o desconforto de ordem da desarmonia do rosto ou de ordem de disfunções advindos dessa condição.
Quais são as anomalias tratadas pela Mentoplastia?

Existem três tipos de mentoplastia, ambas efetuam a restauração da estrutura do queixo, proporcionando harmonização e simetria à linha do rosto, principalmente em se tratando do perfil do/a paciente.
A mentoplastia – ou genioplastia – de aumento, como o próprio nome indica, aumenta a estrutura do queixo a fim de corrigir anomalias de Micrognatia (queixo retraído) como Hipomentonismo, Retrognatismo, Síndrome de Pierre Robin, Síndrome de Williams, entre outras condições de anormalidades congênitas da mandíbula. A mentoplastia – ou genioplastia – de redução do mento (osso do queixo), é indicada para pessoas com queixo proeminente por condições como Hipermentonismo, Prognatismo, dentre outras que podem ocasionar o queixo projetado para frente.
A mentoplastia para correção da simetria é indicada para pacientes que possuem os lados do queixo diferentes.
No caso da insuficiência/má formação óssea do queixo, quer dizer, quando o queixo é menor que o tamanho habitual, além da assimetria do rosto que pode causar incômodo com a própria aparência e baixa autoestima, problemas de saúde também podem ser ocasionados por essa condição.
Podem ocorrer distúrbios relacionados à mastigação (portanto, à alimentação), má oclusão dos dentes e até problemas respiratórios, pois a passagem de ar pode ser comprimida e, por essa razão, aumentam as chances de obstruções respiratórias como a Síndrome da Apnéia e Hipopnéia do Sono Obstrutiva (SAHSO), que causa obstrução parcial das vias aéreas superiores durante o sono, podendo prejudicar muito o sono.
Já quando a mandíbula possui o crescimento excessivo, causando o queixo projetado para frente, também são comuns os incômodos estéticos e baixa autoestima pela assimetria do rosto, mas há outros problemas de ordem da saúde com a mastigação e, em alguns casos, dores faciais.
Como saber se você precisa da Mentoplastia?

O incômodo estético é suficiente para buscar pela Mentoplastia, mas se você tem interesse em saber se a cirurgia é recomendada para o seu caso ou se poderá auxiliar com sintomas relacionados à sua condição, busque um médico de sua confiança para fazer a avaliação da sua estrutura óssea e analisá-la em detrimento a olhos, nariz e boca para confirmar se há desarmonia entre as áreas da face.
Os profissionais aptos para realizar a Mentoplastia são cirurgiões plásticos, otorrinolaringologistas, cirurgiões dentistas especialistas em Buco-Maxilo-Facial ou cirurgiões de cabeça e pescoço que realizaram especialização na área.
Como buscar um profissional para a Mentoplastia?
Existem alguns procedimentos padrão para buscar um profissional responsável para qualquer cirurgia, são estes: verificar o registro do/a médico/a responsável no Conselho Federal de Medicina (CFM), em caso de cirurgias plásticas, se ele/ela é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e averiguar se o hospital/clínica possui creditação para realizar cirurgias de pequeno porte.
Como a Mentoplastia é um tipo de cirurgia que pode ser realizada por diferentes profissionais da área da saúde, o/a paciente tem a possibilidade de optar pelo profissional que ele/a se sinta mais confortável e/ou que já faça o acompanhamento do caso. É possível também buscar indicações de amigos ou pessoas de confiança para ter alguma base de por onde começar. Conhecer o cirurgião e a clínica pessoalmente também são formas válidas de avaliar a segurança para o procedimento futuro.
Qual o valor de uma mentoplastia?
O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) entendem que o valor de uma cirurgia plástica pode variar de acordo com diversas situações sociais, geográficas e econômicas o qual estão inseridas, portanto, não pode ser definido de modo leviano na internet.
De acordo com o Artigo 9° da CFM e da SBCP, “Nenhum associado da SBCP, nem mesmo a SBCP poderá divulgar preços e/ou condições de pagamento em internet, material publicitário ou imprensa leiga (rádio, televisão, jornais, revistas, etc.)”.
Em respeito ao código do CFM e da SBCP, recomendamos que busque pelos valores diretamente com as clínicas de seu interesse para a realização da cirurgia.
Quais são os exames necessários para a mentoplastia?
São necessários alguns exames prévios de imagem para observar a condição do maxilar do/a paciente e saber os detalhes do que será necessário corrigir no procedimento cirúrgico e outros para verificar a condição de saúde básica do paciente para a cirurgia, de modo a garantir a segurança durante a mentoplastia e uma boa recuperação.
Além do mais, o histórico odontológico do/a paciente é fundamental para identificar se apenas a mentoplastia é o suficiente para a correção da simetria do rosto ou se é necessária uma intervenção ortognática para alcançar outros resultados estéticos e de saúde. Os exames que podem ser solicitados pelo cirurgião são:
Tomografia computadorizada;
Teleradiografia;
Exames de sangue: Hemograma; Coagulograma; Glicemia em jejum, Dosagem de ureia e creatinina no sangue.
Quais são os cuidados pré-operatórios da Mentoplastia?
Evitar o uso de drogas ilícitas, bebidas alcóolicas e tabaco, por ao menos um mês antes da cirurgia;
Interromper o uso de medicamentos à base de ácido acetil salicílico e anticoagulantes 2 semanas antes do procedimento (sendo o tempo indicado pelo cirurgião);
Jejum total de sólidos e líquidos por oito horas antes da cirurgia;
Se atentar à higiene bucal antes do procedimento, principalmente no dia, podendo ser indicado pelo cirurgião pastas de dentes, enxaguantes bucais ou antissépticos ideais para o cuidado pré-operatório.
Esses cuidados básicos garantirão a segurança durante a cirurgia e uma boa recuperação e cicatrização da área.
Como a cirurgia é realizada?

A mentoplastia de aumento é uma cirurgia bastante simples e rápida, a anestesia utilizada costuma ser a anestesia local, podendo variar de acordo com a necessidade da intervenção cirúrgica do caso ou se o/a paciente optar por realizar outros procedimentos junto à mentoplastia.
A técnica utilizada na cirurgia irá diferir em cada caso, posto que há pacientes que necessitam apenas da correção estética do queixo e há os que precisam também da correção da mordida e/ou reposicionamento da mandíbula, ou seja, faz-se necessário unir a mentoplastia a outro procedimento. Se houver necessidade do/a paciente precisar apenas da mentoplastia, a cirurgia é realizada através um corte interno na boca (salvas exceções que exigem outros tipos de cortes externos), assim não deixa cicatrizes externas.
O cirurgião irá colocar uma prótese no queixo do paciente, sendo que o tamanho da mesma visa a harmonização com demais áreas do rosto, o material da prótese pode variar entre próteses de silicone, prótese porex (fixada com 2 parafusos), enxerto de gordura do próprio paciente ou ácido hialurônico.
A prótese de silicone possui maior reincidência de incompatibilidade com o organismo, podendo ser rejeitada após a cirurgia; a prótese porex é biocompatível com o sistema ósseo e, por essa razão, oferece melhor resultado à mentoplastia; no caso do enxerto de gordura, embora seja 100% compatível com o corpo do/a paciente por ser retirado dele/a, os resultados da mentoplastia não são estáveis devido à absorção natural da gordura que ocorrerá no processo de recuperação, afetando a projeção do queixo posteriormente.
A prótese pode ser colocada apenas no queixo ou em outras extensões da mandíbula se necessário. O tempo da cirurgia pode variar entre 60 e 90 minutos e não exige internação.
Na mentoplastia de redução, a anestesia utilizada é comumente a geral, a incisão cirúrgica é feita na parte interna da boca, próxima aos dentes inferiores (como no caso da mentoplastia de aumento, o procedimento pode ser mais complexo em caso de mordida cruzada), uma faixa do osso é retirada e o mento é fixado ao resto do osso por pinos de titânio e miniplacas. A duração da cirurgia varia entre 2 e 3 horas.
Em caso de interesse do/a paciente e/ou em caso de recomendação médica para melhor assimetria do rosto, o/a paciente pode combinar a mentoplastia à rinoplastia, às vezes faz-se necessário para melhor harmonização do rosto.
Quais são os cuidados pós-operatórios da Mentoplastia?
Embora a mentoplastia seja um procedimento simples, alguns cuidados são necessários para uma boa recuperação e cicatrização da cirurgia, os principais são:
Seguir assiduamente os horários dos medicamentos analgésicos, antibióticos e anti-inflamatórios prescritos pelo cirurgião;
Evitar dormir sobre a mandíbula na primeira semana;
Se manter em repouso por ao menos 7 dias após a cirurgia e evitar atividades agitadas de trabalho, exercício ou recreação por 30 dias;
Não consumir alimentos duros e/ou de difícil mastigação; optar por alimentos macios;
Evitar exposição ao sol;
Manter os cuidados acirrados com a higiene bucal; evitar pastas de dentes com componentes de clareamento dental por cerca de duas semanas,
Os resultados da mentoplastia poderão ter o seu primeiro vislumbre após cerca de 1 mês após a cirurgia, mas ainda pode haver algum inchaço ou coloração roxeada, o resultado definitivo da nova forma do queixo e da proporção do rosto poderá ser melhor vista com cerca de 2 a 4 meses do procedimento cirúrgico.