Botox ou Toxina Botulínica

Acompanhe novidades e tire outras dúvidas pelo Instagram: @clinicamarcocassol

Você sabe o que é o Botox, e quais são os principais motivos que levam as pessoas a procurarem por este tipo de procedimento? Tem o conhecimento sobre como esta técnica, muito utilizada na estética, pode contribuir para a melhora da auto estima de quem a realiza?

Por conta de fatores como a busca por uma autoimagem que possa ser mais satisfatória ou mesmo pela correção de alguns problemas de ordem corporal, muitas são as pessoas que recorrem a este método para realizar alterações em alguma região específica.

Sendo assim, vamos com este post falar um pouco mais sobre este tema, trazendo claramente algumas informações que são importantes tanto para entender o funcionamento desta técnica quanto para compreendermos sobre como ela pode ajudar os seus pacientes a se sentirem melhor com a sua própria imagem pessoal.

Botox: o que é e qual a função?

O Botox ou também conhecido por Toxina Botulínica, têm por função realizar a correção das marcas de expressão de forma simples e eficaz, sem a necessidade de um tratamento invasivo tal como acontece nos casos onde necessitasse da realização de uma cirurgia plástica.

Da mesma forma, este procedimento é capaz de corrigir problemas como, por exemplo, as rugas dos pés de galinha próximos aos olhos, rugas do músculo corrugador entre os olhos, rugas do frontal na testa, rugas do platisma no pescoço, entre outros.

Sendo assim, temos também que este procedimento pode ser usado também nos casos de paralisia facial espástica, também conhecida como contração involuntária dos músculos da face.

Botox: principais efeitos

A Toxina Botulínica é uma medicação que, por sua vez, tem a capacidade de paralisar parte da musculatura, ou seja, realiza um relaxamento da musculatura na qual está sendo tratada. Vale ressaltar que, quando usado adequadamente, proporciona um resultado natural e muito satisfatório.

Botox: principais contraindicações

Não podemos deixar de mencionar o fato que, da mesma forma que este procedimento é indicado para os pacientes que desejam alterar seus traços corporais, existem casos onde a sua realização não se recomenda por uma série de questões.

Dentro deste contexto, podemos dizer que a aplicação do Botox é uma atividade que não se mostra como sendo adequada para pacientes nas seguintes situações:

  • Gestantes ou mulheres que estão no período de amamentação;
  • Pacientes com doenças caracterizadas como sendo autoimunes ou mesmo neurológicas;
  • Alguns tipos de alergia;
  • Rugas com maior um tempo de existência.

Botox: prazo do resultado de sua aplicação

Os efeitos decorrentes da aplicação deste tipo de procedimento demoram de um a dois dias para começarem a aparecer. Quando decorrido o prazo de aproximadamente uma semana, se consegue chegar a um resultado equivalente a 90% do efeito final, sendo que após o período de duas semanas, o tratamento poderá ser considerado como estando completo.

Botox: principais vantagens

Assim como acontece em muitos outros procedimentos na área da estética, a opção pela aplicação de Botox é uma ação que traz consigo diversos benefícios aos seus pacientes.

Porém, para facilitar a compreensão sobre este aspecto, bem como enaltecer a importância que cada um destes têm para o êxito nos resultados esperados com a escolha pela experiência com este tipo de procedimento, vamos tomar como referência vantagens tais como estas:

Melhora da auto estima

Muitas são as pacientes que nutrem uma certa insatisfação com a sua realidade corporal, razão pela qual acabam buscando estes procedimentos de estética. Este descontentamento consigo acaba por trazer diferentes incômodos, tais como por exemplo a desmotivação para realizar atividades rotineiras ou mesmo sair para lugares frequentados por um grande número de pessoas.

A partir disso, a realização de tais intervenções estéticas passam, então, a representar uma nova oportunidade para melhorar sua autoestima. Neste sentido, a aplicação de Botox contribui para fazer com que elas se sintam mais realizadas com o seu próprio corpo.

De igual modo, como vemos, esta transformação em sua realidade corporal ocasiona em uma situação de satisfação que repercute positivamente em aumentar o seu ânimo para as mais diversas atividades do seu cotidiano.

Relaxamento da musculatura aplicada

Ao se submeter a este tipo de intervenção estética, pode-se alcançar uma realidade na qual consegue-se chegar a um relaxamento dos músculos da região onde é aplicada.

Com isso e por consequência, têm-se por resultado um aspecto mais jovial da pele que, por sua vez, acaba incidindo decisivamente para a sensação de bem estar consigo mesma.

Suavidade nas marcas de expressão

Entre os principais problemas levantados pelas pacientes que procuram por este tipo de intervenção estética está o surgimento natural das marcas de expressão na face, causadas principalmente por conta da ação do passar dos anos.

Buscando então contornar questões complicadas como esta, a aplicação de Botox, entre outras coisas, é capaz de atuar diretamente no retardamento deste processo natural de envelhecimento da pele e demais regiões de nosso corpo.

Botox: cuidados necessários no pré-procedimento

Por menor que seja a sua complexidade, principalmente se for comparada a quaisquer tipos de cirurgias plásticas, quando se pretende realizar uma aplicação de Toxina Botulínica não podemos deixar de citar que alguns cuidados precisam ser tomados antes mesmo deste acontecimento.

Entretanto, para que possamos entender de uma melhor maneira quais são e como estes cuidados podem impactar na pronta recuperação e nos resultados esperados pelas pacientes, podemos citar as seguintes precauções:

Cuidados com a pele

Assim como acontece com todo o nosso corpo, precisamos ter igual cuidado com o estado de nossa pele, tudo isso para chegarmos a uma situação onde possamos estar satisfeitos com os nossos próprios traços.

Neste sentido, buscar ter uma constância, mesmo que mínima, na procura por especialistas da estética irá fazer com que se torne possível ter o acompanhamento necessário para que se consiga alcançar novas expectativas com os tratamentos por eles recomendados de acordo com a realidade particular de cada paciente.

Alimentação saudável

Manter bons hábitos alimentares, principalmente no período que antecede esta experiência torna-se uma atitude muito recomendada e que, quando praticada, reflete de maneira positiva nos resultados desta intervenção.

Esta importância, por sua vez, pode ser associada também à diminuição dos riscos de, por exemplo, se ter um mal estar próximo ao momento da aplicação deste método ou mesmo problemas na fase posterior que podem vir a interferir no processo de recuperação natural de cada paciente.

Conversa com o profissional responsável

A transparência na relação com o seu médico de confiança e que será responsável pela condução deste tipo de procedimento de estética é fundamental para que, entre outras coisas, você saiba todos os procedimentos aos quais terá que passar.

Além disso, é justamente por meio desta conversa clara e direta que o responsável pela realização desta aplicação terá a compreensão de quais são os seus reais objetivos.

Isso, por sua vez, acabará incidindo positivamente na criação das estratégias que mais se encaixarem com as suas expectativas quando se começa a pensar nesta opção, bem como repercutir também diretamente sobre os motivos que levam cada paciente a passar por esta experiência.

Da mesma forma, ele será capaz, então, de desenvolver meios de se atingir simultaneamente tanto o êxito pretendido com esta experiência como a redução dos riscos que porventura poderiam vir a ocorrer sem este cuidado de configuração estritamente direta e profissional.

Botox: cuidados necessários no pós-procedimento

Se por um lado, como dissemos, precisamos ter certos cuidados nos momentos que antecedem a aplicação desta opção de intervenção estética, por outro não podemos omitir a importância que as precauções nos momentos que a sucedem têm para o alcance dos objetivos pretendidos com ela.

Dessa forma, pensando em sua representatividade para o êxito nesta aplicação e também em como podem vir a ajudar no processo natural de recuperação das pacientes que passam por este tipo de aplicação estética, podemos destacar os seguintes cuidados referentes ao período de pós-procedimento:

Evitar limpezas de pele de forma excessiva

Esta medida de prevenção possui como um de seus grandes objetivos conseguir fazer com que a pele seja preservada do contato de alguns produtos tais como cosméticos, por exemplo.

Sendo assim, ter uma certa noção sobre a frequência e a intensidade com que estas limpezas de pele realmente precisam ser realizadas contribui para que, entre outras coisas, torne-se possível elaborar a manutenção de um equilíbrio nas ações de conservação do corpo das pacientes como um todo.

Uso de filtro solar

A utilização de produtos como este tem, por função, realizar a proteção da pele do rosto das pacientes que escolhem esta alternativa estética contra o surgimento de possíveis manchas com o decorrer do tempo.

Isso deve ocorrer porque, por conta da ação da radiação solar, somos constantemente expostos a efeitos naturais que, por sua vez, têm a capacidade de causar um cenário no qual se desenvolve um aspecto mais envelhecido de nosso corpo.

Redução na quantidade de exercícios físicos

É extremamente recomendável que, principalmente nas primeiras horas que sucedem este procedimento, nosso corpo seja preservado da realização de esforços de natureza física.

Tal precaução deve ocorrer para que, entre outras coisas, a região que se submeteu a ele possa ser resguardada e, da mesma forma, esta substância usada não possa ser “transferida” para outras partes do corpo.

Busque por um acompanhamento médico de forma constante

Este tipo de cuidado torna-se essencial principalmente quando pensamos nos critérios de avaliação dos resultados que foram alcançados com esta escolha desta alternativa de intervenção estética.

Dessa forma, este acompanhamento será capaz de proporcionar um cenário no qual é possível fazer com que sejam definidas estratégias de readequação do procedimento, em casos onde a repetição desta ação se tornar necessária.

Botox: relevância do trabalho de um profissional

Como deve ocorrer nas mais diferentes situações nas quais nos envolvemos em nosso dia-a-dia, a busca por um especialista para nos auxiliar mostra-se como sendo uma ação sensata e que pode elevar o nível dos resultados que pretendemos alcançar com este envolvimento.

Quando nos referimos aos procedimentos estéticos, esta preocupação em ter por perto o suporte de um especialista da área da estética não deve ser diferente. Isso porque, por conta da complexidade de sua realização, estas intervenções necessitam de um olhar especialmente técnico para que não exista espaço para o surgimento de problemas que posam ser inesperados e, consequentemente, bastante indesejados.

Aqui, com o Dr. Marco Cassol, você tem a segurança de contar com os serviços de um profissional que é altamente capacitado para a realização dos mais diversos tipos de intervenções e cirurgias de natureza plásticas de variadas complexidades.

Botox: relembrando informações importantes

Como podemos notar ao longo deste material que preparamos, este tipo de intervenção estética mostra-se como sendo simples e eficaz quando se tem por objetivo ajustar os traços corporais que, por algum motivo, não estamos satisfeitos com a sua composição natural.

Dessa forma, ao realizá-lo, pode-se ter acesso a novas perspectivas e múltiplos benefícios, tais como por exemplo: a recuperação da autoestima, o rejuvenescimento facial e a consequente melhora na satisfação com o seu próprio corpo.

Vimos também que, por menor que seja a sua complexidade, este processo estético demanda a necessidade de ser realizado por parte de um profissional especializado nesta área.

Isso porque será por meio do desenvolvimento de seu trabalho que se tornará possível alcançar todos os objetivos pretendidos sem demais problemas de ordem estética ou mesmo de saúde.

Em um mesmo sentido temos que, a atuação deste profissional é decisiva para que a submissão a esta forma de alteração estética seja tratada da maneira mais fluida possível, pois, a medida em que buscamos por um especialista, podemos considerar que nos preocupamos com nossa saúde e a tratamos com a prioridade que ela nos exige reconhecer.

Botox: considerações finais

No decorrer de toda a discussão deste artigo, buscamos colocar em destaque as principais informações à respeito do Botox como sendo uma importante alternativa de melhoria nos traços corporais que carregamos conosco.

Ao analisarmos cada tópico que foi aqui levantado, fomos sendo apresentados às realidades que cada paciente que venha a escolher esta aplicação como forma de alterar a realidade de seu corpo pode apresentar.

Da mesma forma, podemos notar que existe uma certa particularidade para cada caso em especial, na medida em que podem ser estabelecidas diferentes estratégias na condução deste tipo de procedimento, considerando-se os objetivos pretendidos pelos pacientes.

A partir disso e, passando a ter o entendimento sobre todos os procedimentos que nela estão envolvidos, podemos então ser capazes de, com o apoio correto, estabelecermos as melhores estratégias para o nosso benefício em relação às mudanças que pretendemos realizar com métodos de melhoria em nossa estética corporal como este.

Por fim, ao término deste material esperamos que você possa ter entendido que, quando são tomados os devidos cuidados tanto antes quanto depois deste tipo de procedimento estético, a aplicação de Botox mostra-se como sendo uma solução segura e eficiente na busca por melhores contornos corporais, principalmente em regiões que envolvem a face de cada paciente. 

Leia mais: SBCP

Deixe sua avaliação

Tire suas dúvidas ou agende uma consulta com
Dr. Marco Cassol

Compartilhe :

Marco Cassol

Marco Cassol

Dr. Marco CassolFormado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Cirurgia Geral e em Cirurgia Plástica, tem mais de 15 anos de vivência na profissão. Após sua formação, desde 2006.CRM-SP 122955 / RQE 24987 Linkedin. Siga no Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados