Dermaroller

Acompanhe novidades e tire outras dúvidas pelo Instagram: @clinicamarcocassol

Você sabe o que venha a ser o DermaRoller? Sabe nos dizer de igual maneira, quais seriam as suas finalidades e em quais situações este item pode ser usado sem demais riscos para os seus usuários?

Dentro do contexto dos diferentes procedimentos estéticos, podemos perceber a presença de vários itens que, por sua vez, detêm funções específicas para cada ação que deverá ser realizada junto aos pacientes.

Sendo assim, para garantir os resultados esperados com tais intervenções estéticas, equipamentos como este precisam e devem ser utilizados.

Desta forma, então, vamos com este post abordar as múltiplas informações a respeito de pontos importantes de seu funcionamento, bem como mostrar que sua usabilidade mostra-se como sendo necessária em muitas situações.

DermaRoller: o que é e para que serve?

O DermaRoller é um pequeno instrumento que desliza com iguais resultados sobre a pele do rosto ou do corpo, que possui cerca de 500 microagulhas que variam de 0,5 a 2,5 milímetros de comprimento.

Este, ao ser deslizado na pele, atinge a derme e promove a formação de fibras de colágeno, que dá firmeza e sustentação à pele. Desta forma, quando o cirurgião plástico realiza a sessão com agulhas mais grossas (2,5 mm) na face pode ser realizada anestesia dos nervos da face (trigêmio).

Sendo assim podemos entender que o DermaRoller serve para algumas realidades específicas, tais como o tratamento das estrias, cicatrizes de acne e rugas. 

Com isso, vale ressaltar o fato de que o seu uso é aconselhado dentro de um período que compreende um espaço de tempo de aproximadamente de 15 em 15 dias ou até a completa cicatrização da pele.

DermaRoller: como utilizar?

Para usar o DermaRoller, é aconselhado ter a ação de deslizar o equipamento sobre a região da pele a ser tratada por um período variável de 1 a 5 minutos nos sentidos horizontal e vertical.

Como o procedimento apresenta certa dor aos seus pacientes, pode-se iniciar o seu contato junto à pele destes sem muita pressão e de forma mais lenta e, à medida que se acostuma com o procedimento, aumenta-se questões relevantes como por exemplo a pressão e a velocidade.

Sendo assim, ações como a aplicação de um spray com caráter de analgésico poderá ser útil para diminuir a dor. Contudo, vale destacar o fato de que, nos casos de pacientes que apresentam uma maior sensibilidade à aplicação deste tipo de equipamento, realizamos anestesia da região.

Dentro disso, temos que existe uma grande possibilidade de acontecerem situações onde a pele do paciente pode vir a ficar avermelhada e com pequenas gotinhas de sangue, mas isso é normal.

Para tanto, buscando evitar os impactos que tal situação pode ocasionar aos pacientes, é preciso que se tomem algumas medidas, como acontece em situações onde se torna necessário:

Limpar a pele após utilizar o aparelho

A ação de se realizar uma limpeza completa na pele no momento imediatamente posterior ao uso deste tipo de aparelho estético vem a ser bastante relevante.

Isso porque, tendo em vista esta realidade, ganha-se na possibilidade de potencialização dos resultados que podem ser obtidos com o seu uso, principalmente por conta do fato de auxiliar na conservação da parte submetida a sua aplicação.

Aplicação de creme

A aplicação de um tipo de creme que possua característica cicatrizante mostra-se como necessária, uma vez que ao ser realizada, é capaz de auxiliar diretamente no processo de recuperação da pele e, de forma simultânea agir no que se diz respeito a aceleração do surgimento dos resultados que podem ser alcançados com o seu devido funcionamento.

Evitar a exposição solar

Esta ação possui diferentes benefícios, sendo um dos principais a garantia da preservação da pele e do próprio corpo frente a grande incidência dos raios solares.

Tal medida faz com que, entre outras coisas, consiga-se ter uma proteção da região que de fato entrou em contato com este aparelho. Isso para que, por consequência, tenha-se uma situação na qual seja possível conservar os resultados de sua aplicação pelo maior espaço de tempo a ser considerado.

DermaRoller: principais resultados com sua aplicação

Os resultados do uso do DermaRoller variam de acordo com situações que podem envolver tanto a região a ser tratada e quanto o tipo e o modelo de rolo que se utiliza.

Quando se tem por objetivo, por exemplo, eliminar rugas finas, uma quantidade de até 3 sessões podem ser o suficiente para esta finalidade. Mas, em casos onde se precisa ter uma atenção maior voltada para melhorar as estrias brancas e largas ou cicatrizes de acne, o número de sessões deverá ser maior.

DermaRoller: vantagens de sua utilização

Assim como outros equipamentos que se fazem presentes na realidade do segmento de estética, o Dermaroller também se mostra capaz de trazer consigo uma série de benefícios para as pessoas que optam por fazer o seu uso.

Dentre estes, por sua importância para o alcance dos objetivos propostos com sua utilização, podemos elencar os seguintes benefícios:

Versatilidade

Por conta de suas características de certa forma acessíveis, este tipo de equipamento é capaz de ser utilizado em diferentes partes do corpo com a mesma qualidade e possibilidade de alcance dos resultados que porventura venha a ser almejados.

Custo x benefício atrativo

Devido a fatores que envolvem tanto a sua durabilidade quanto a sua capacidade de resistência, este tipo de produto em especial é capaz de trazer o acesso à uma realidade na qual é possível ter a compensação dos gastos com sua aquisição e posterior manutenção.

Isso se dá principalmente porque, entre outras coisas, este tipo de item estético proporciona resultados que superam, em muitas situações, as expectativas que são criadas e consequentemente esperadas com o seu uso.

Segurança e design diferenciados

Com relação a estes dois quesitos, podemos ver que este aparelho é constituído de materiais de grande resistência, como por exemplo o titânio.

Além disso, por conta de seus múltiplos tamanhos e formatos, têm-se de igual maneira um design diferenciado capaz de proporcionar uma grande facilidade em seu manuseamento, dando uma maior liberdade para a sua ação em diferentes partes do corpo das pessoas que optam por fazer o seu uso.

Praticidade

Em alguns modelos, podemos observar que sua utilização pode ser realizada em ambiente tido como domiciliar. No entanto, em situações como estas, torna-se necessário ter uma atenção maior quanto a forma de se usar este produto, principalmente em medidas que devem passar a privilegiar a sua correta esterilização.

Tudo isso mostra-se importante para que, entre outras coisas, possam ser evitadas situações onde se abra espaço para possíveis infecções ou mesmo alergias de diferentes complexidades.

Dentro disso, vale lembrar também que, a partir de uma certa configuração de dimensões deste aparelho em especial, seu uso torna-se recomendado apenas em situações de ambientes como consultórios de especialistas em estética com a devida manipulação realizada por um profissional devidamente habilitado.

Facilidade no processo de recuperação

Por se tratar de um equipamento que proporciona uma rápida recuperação aos seus usuários, não se torna necessário o afastamento das atividades do cotidiano por um longo espaço de tempo.

Isso, por sua vez, acaba por fazer com que se tenha uma volta às rotinas diárias de maneira segura de forma mais acelerada, o que o diferencia de outros tipos de métodos estéticos que demandam um maior tempo de adaptação e recuperação dos seus pacientes.

Aplicação em diferentes faixas etárias

O uso deste tipo de equipamento por sua vez, quando devidamente recomendado e acompanhado por um especialista, pode ser utilizado por pessoas de diferentes faixas etárias e com realidades corporais que venham a ser distintas entre si.

DermaRoller: indicações x contraindicações

Da mesma forma como tratamos no começo deste texto, vamos agora nos ater a parte das questões e motivos que envolvem as indicações ou posteriores contraindicações deste tipo de objeto. Isso tendo principalmente tendo como intuito de fazer com que se tenha uma compreensão de quais situações onde o uso deste aparelho deve ou não ser, porventura, recomendado.

No que se diz respeito aos casos onde o uso deste equipamento mostra-se como sendo adequado, podemos ressaltar as situações que envolvem quadros de: renovação de células, estrias e flacidez na pele, calvície, combate a celulite, entre outras realidades específicas.

Por outro lado, este mesmo aparelho se mostra inapropriado para algumas situações, entre as quais ganham destaque: problemas com Acne ativa, mulheres que estão grávidas ou mesmo em período de lactação, entre outras realidades.

DermaRoller: importância do manuseamento correto

Por estarmos tratando de um aparelho com funções determinadas, seu uso incorreto pode causar alguns riscos como por exemplo a realidade de não se chegar aos objetivos pretendidos, bem como ter o seu tempo de vida útil reduzido de maneira significativa.

Desta forma, torna-se necessário tomar alguns cuidados específicos que envolvam uma certa destreza por parte de seus usuários. Tudo isso é essencial para que não exista espaço para possíveis problemas ou mesmo acidentes de diferentes complexidades.

Aqui, com o Dr. Marco Cassol, você tem a total segurança de estar sendo acompanhado(a) por um profissional que possui uma extrema competência técnica no manuseio deste e de outros equipamentos relacionados ao segmento da estética em si.

DermaRoller: importância da substituição dos rolos

Podemos dizer que, quando pensamos na proteção e posterior integridade da pele das pessoas que desejam utilizar este tipo de equipamento, fazer a correta substituição dos rolos que são nele inseridos é uma atitude que pode ser considerada por demais importante.

Isso porque, devido ao fato de ao entrar em contato direto com a pele, existir a possibilidade do surgimento de sangramentos, estes rolos devem ser devidamente descartados para que não se exponha ao risco de desenvolver possíveis infecções ou problemas de igual complexidade.

DermaRoller: cuidados pré e pós utilização

Por se tratar de um equipamento que possui uma ação específica, torna-se necessário que tenhamos uma certa atenção tanto no espaço de tempo anterior quanto no posterior à sua correta utilização.

Neste sentido, com relação aos cuidados que antecedem a sua aplicação, podemos destacar, entre outros: limpeza e hidratação da região a ser envolvida, e suspensão de ácidos sobre a pele em período anterior ao procedimento.

Por uma outra perspectiva, no que se refere aos cuidados posteriores a forma de aplicação deste produto, temos como principais medidas, entre outras, as seguintes ações: utilização de água termal para combate a sensibilidade da pele, suspensão do uso de qualquer tipo de FPS por até 12 horas, e evitar exposição constante a incidência e ação dos raios solares.

DermaRoller: variação de preços

Dentro de tudo o que vemos até aqui neste texto, chegamos agora em um ponto de extrema importância, que se baseia no preço médio cobrado para a aquisição deste tipo de aparelho.

Por assim dizer, então, podemos perceber que existe uma série de fatores que podem influenciar este valor, sendo os principais: modelos, marcas, acompanhamentos entre outros itens.

Por um outro lado, existe também a possibilidade da realização do uso deste equipamento junto a ação de especialistas. Neste sentido, outras questões poderão passar a incidir sobre este valor, tais como por exemplo, entre outras:

Quantidade de sessões

Devido ao fato dos objetivos propostos com a utilização deste tipo de equipamento apresentarem uma certa variação de casos para casos de acordo com a realidade de cada pessoal especialmente, também existirá uma variação no que diz respeito a quantidade de sessões que precisariam ser realizadas para se chegar a tais realidades pretendidas.

Qualidade e competência profissional

Um outro ponto importante desta temática mostra-se na qualidade e competência profissional do responsável escolhido para a condução deste tipo de procedimento, principalmente no que diz respeito à forma como este realiza o serviço.

Tudo isso porque, considerando-se a sua capacitação, o valor cobrado pode ser entendido como um investimento, na medida em que os benefícios poderão de fato superar o que realmente foi gasto no ato da contratação deste tipo de serviço em especial.

DermaRoller: relembrado pontos importantes

Como podemos observar ao longo de toda a discussão que pretendemos criar com este material, fomos convidados a perceber a real importância deste tipo de equipamento para o cenário dos mais diversos procedimentos estéticos.

A partir disso, então, temos que nos casos em que se torna indicada a sua utilização, desde que realizada de maneira correta, é possível ter acesso a grandes resultados e a um expressivo número de vantagens, entre as quais destacamos as principais neste mesmo texto.

Neste sentido, ao vermos de igual maneira as formas como este tipo de equipamento estético precisa ser utilizado, notamos claramente que, entre outras coisas, por meio deste é possível alcançar resultados que podem ser considerados como expressivos em um curto espaço de tempo e mesmo com pouca recorrência de utilização.

DermaRoller: considerações finais

Dentro de tudo o que vemos até este momento deste conteúdo, evidenciamos diferentes aspectos que este item da estética corporal pode vir a apresentar. Desde pontos importantes como o seu modo de aplicação, passando por quais momentos pode ser usado, pretendemos trazer uma discussão sobre como este aparelho pode vir a fazer a diferença na realidade de cada pessoa em espacial.

Tudo isso para demonstrar, entre outros objetivos, a forma com que tal objeto pode vir a ser útil dentro das realidades onde se pretende alterar de maneira expressiva algumas ações do tempo e de outros fatores sobre a pele dos pacientes que dele necessitam.

Por fim, ao término deste conteúdo em especial, esperamos que você possa realmente ter compreendido de maneira clara a relevância que este tipo de equipamento que ficou em evidência no texto têm para a realidade de muitos pacientes que em algum momento venham a fazer o seu uso, bem como a importância de se tomar todas as medidas preventivas cabíveis neste tipo de situação em especial.      

Deixe sua avaliação

Tire suas dúvidas ou agende uma consulta com
Dr. Marco Cassol

Compartilhe :

Marco Cassol

Marco Cassol

Dr. Marco CassolFormado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Cirurgia Geral e em Cirurgia Plástica, tem mais de 15 anos de vivência na profissão. Após sua formação, desde 2006.CRM-SP 122955 / RQE 24987 Linkedin. Siga no Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados