Lipoaspiração de papada: Descubra tudo Sobre aqui!

O artigo se trata da Lipoaspiração de papada, preparado? O contorno do rosto e o pescoço são duas das partes responsáveis pela beleza do perfil de uma pessoa, podendo deixá-la mais atraente e jovial ou com ar disforme e envelhecido. A gordura na região submental (área situada abaixo do mento – queixo), popularmente conhecida como papada ou queixo duplo, é um incômodo para uma grande parte da população, a gordura acumulada nessa área do queixo/pescoço deforma o modelo natural do rosto de homens e mulheres.

A razão da papada pode ser genética, envelhecimento e/ou ganho de peso, geralmente. Em algumas pessoas, mesmo após regimes, dietas e exercícios a papada pode permanecer e ser motivo de grande desconforto estético, uma vez que não se trata apenas de gordura, mas também de flacidez de pele.

Ademais, a gordura submentoniana possui reflexos diferentes no queixo/pescoço de homens e mulheres. No caso das mulheres, por exemplo, a papada passa a aparência de que a idade é superior a idade real da mulher, apaga os traços de feminilidade que são delineados pelo queixo e pode aparentar que a mulher está em um peso acima do que realmente está. Ou seja, é bastante danoso para a estética feminina e, portanto, à autoestima.

Já para os homens a papada pode esconder o clássico queixo de formas quadradas, tipicamente comum masculino, evidenciar a ideia imagética de queixo duplo, causar sensação de idade avançada e salientar um possível sobrepeso. Logo, também danoso à autoestima masculina.

Geralmente, a causa mais comum para a papada é o excesso de gordura localizada na região submental, podendo estar relacionada ao ganho ou perda de peso e, às vezes, por questões genéticas, mesmo pessoas magras podem ter um pouco de papada, nesses casos, é indicada a lipoaspiração de papada.

No entanto, vale ressaltar que a famosa papada pode ser indícios de outros problemas que não somente a gordura, podendo ser bócio, e até mesmo Cushing (excesso de corticoide). O cirurgião poderá analisar se é de fato um caso para a lipoaspiração de papada ou se o paciente deve ser encaminhado para um endocrinologista ou um otorrinolaringologista.

Quais são as vantagens de uma Lipoaspiração de papada?

antes e depois lipoaspiração de papada

Como você já deve imaginar a essa altura do texto, a Lipoaspiração de papada tem o objetivo de eliminar a dita cuja papada, assim, ela elimina o queixo duplo, melhora a linha da mandíbula deixando-a mais esbelta, reduz a gordura do pescoço delineando melhor o contorno dessa área e torna o perfil facial mais harmônico e elegante, além, é claro, de promover rejuvenescimento devido à remodelagem da região. Homens e mulheres estão aptos a realizar a lipoaspiração de papada, caso aprovado pelo/a médico/a que é caso para a lipo do queixo duplo.

Como procurar um/a profissional para a Lipoaspiração de papada e qual o valor da cirurgia?

mulher pesquisando sobre lipoaspiração de papada

Embora a Lipoaspiração de papada seja uma cirurgia pouco invasiva, é necessário que o cirurgião responsável pela operação seja um bom profissional e trabalhe dentro das normas de segurança e higiene necessárias. Tais fatores afetarão drasticamente na sua recuperação e nos resultados da cirurgia, por essa razão, a escolha do profissional que realizará os procedimentos é de extrema importância.

Toda e qualquer cirurgia, por menor que seja, envolve riscos, logo, quando falamos sobre a escolha de um médico para uma cirurgia plástica, não estamos falando apenas de estética, mas também de saúde e bem-estar em diferentes níveis. Uma cirurgia mal realizada ou efetivada em condições de higiene precárias pode causar deformações na área, problemas de saúde e, em piores casos, a morte.

Nesse sentindo, tanto o cirurgião quanto a clínica devem ser criteriosamente pesquisados, preze pela sua vida buscando por clínicas e cirurgiões médicos de segurança. Busque a indicação de amigos/as e conhecidos/as, que já realizaram determinadas cirurgias plásticas, é uma excelente forma de chegar mais rapidamente a clínicas de confiança. Para ter certeza da confiabilidade do local e do profissional, busque pelo registro do cirurgião no Conselho Federal de Medicina (CFM) e se informe se o mesmo é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), também faz-se necessário verificar se o hospital/clínica possui creditação para realizar cirurgias de médio porte. Esteja atento/a a preços mirabolantes e promoções com preço muito abaixo da média.

Quanto aos valores da cirurgia, o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) entendem que o valor de uma cirurgia plástica pode variar de acordo com diversas situações sociais, geográficas e econômicas o qual estão inseridas, portanto, não pode ser definido de modo leviano na internet. De acordo com o Artigo 9° da CFM e da SBCP, “Nenhum associado da SBCP, nem mesmo a SBCP poderá divulgar preços e/ou condições de pagamento em internet, material publicitário ou imprensa leiga (rádio, televisão, jornais, revistas, etc.)”. Em respeito ao código do CFM e da SBCP, é recomendável que você faça o orçamento diretamente com as clínicas de seu interesse.

Quais são os exames preparatórios para a Lipoaspiração de papada?

desenho de um medico apontando para uma prancheta

Alguns exames básicos devem ser solicitados ao paciente antes da cirurgia, no caso dos citados abaixo, demais exames dependerão de uma condição de saúde atípica do paciente. Em caso de detecção de alterações, o/a médico deverá estabilizar o quadro do/a paciente antes da cirurgia para que a vida do paciente não seja colocada em risco. Os exames padrões são:

  • Exames de sangue: Hemograma, para que sejam verificadas as quantidades de hemácias, leucócitos e plaquetas; Coagulograma para verificar a capacidade de coagulação da pessoa; Glicemia em jejum, para averiguar os níveis de glicose no sangue; Dosagem de ureia e creatinina no sangue; Dosagem de anticorpos,  a fim de aferir se a pessoa possui algum tipo de alergia e se o sistema imunitário está preservado;
  • Exame de urina: EAS e urocultura;
  • Exame cardíaco: ECG.

Como é o pré-operatório da Lipoaspiração de papada?

Os cuidados pré-operatórios são bastante simples, mas absolutamente importantes para o sucesso da cirurgia, sendo estes:

  • Interromper o uso de álcool, tabagismo e outras drogas por, no mínimo, 30 dias antes da cirurgia;
  • Se manter bastante hidratado/a, beber bastante água, sucos naturais e hidrotônicos na semana da cirurgia;
  • Suspensão de medicamentos anticoagulantes, por cerca de 7 dias antes da cirurgia (conversar com seu médico);
  • Não utilizar cosméticos e acessórios no dia da cirurgia.

Como é realizada a Lipoaspiração de papada?

Devido à especificidade de cada caso, existem diferentes técnicas para a lipo de papada. O cirurgião escolhido para a plástica irá definir qual é procedimento mais recomendando para o caso, visando qual oferecerá os melhores resultados. A anestesia comumente utilizada é a anestesia local, podendo ser alterada em caso de combinação a outros procedimentos.

A técnica realizada mais comum é através do uso de cânulas finas, estas são utilizadas na parte de trás das orelhas, nos lóbulos das mesmas e na parte inferior do queixo, é realizada uma delicada sucção, que remove a gordura movimentando e soltando as células adiposas e, então, é feita a sutura. A cirurgia dura entre 60 e 90 minutos.

 Por outro lado, em caso do paciente, além da gordura submentoniana, possuir também flacidez na pele, faz-se necessário uma intervenção na pele/musculatura. Esse procedimento é conhecido como Lifting cérvico-facial, o mesmo consiste na suspensão da musculatura, além da remoção de gordura. Nessa técnica, o cirurgião realiza a suspensão da musculatura através de uma incisão que é feita discretamente na frente da orelha e, perpassando junto ao couro cabeludo, encerra-se na nuca. Nesse procedimento, a anestesia utilizada costuma ser a geral ou intravenosa, o seu tempo de duração é um pouco maior, variando entre 3 e 4 horas.

 Outro procedimento possível é a Lipoaspiração de papada a Laser. Nesse procedimento, a lipoaspiração é realizada com o uso do laser emitido por uma fibra ótica acoplada à cânula, ou seja, em vez de sugar, essa técnica cauteriza, faz com que a membrana das células de gordura se rompa Esse procedimento possui vantagens como cauterização automática dos vasos sanguíneos, ou seja, diminui o sangramento e manchas roxas. Além do mais, ainda estimula a produção de colágeno e, por consequência, sustentação e elasticidade à pele. Utiliza a cirurgia local e dura entre 60 e 90 minutos.

Como é o pós-operatório da Lipoaspiração de papada?

O pós-operatório da lipo de papada é bastante simplificado, mas importante de ser seguido para evitar complicações, sendo:

  • Em caso de necessidade de dreno, voltar ao médico para retirar no segundo dia;
  • Higienizar corretamente as suturas;
  • Manter a cabeça mais elevada nas primeiras 24 horas (recomenda-se a utilização de mais de um travesseiro); dormir com a cabeça voltada para cima, primeiras duas semanas.
  • Evitar movimentações bruscas por 7 dias; atividades físicas devem ser evitadas por 30 dias.
  • Em alguns casos, pode ser necessária a drenagem linfática, o que será definido e explicado pelo/a cirurgião;
  • Evitar sair no sol nos primeiros 7 dias, após esse período sair com protetor solar de, no mínimo, fator 30.

Os resultados da cirurgia serão satisfatórios se você escolher um bom cirurgião e seguir os passos do pré e pós-operatório. No entanto, em caso de ganho excessivo de peso, infelizmente, a temida papada pode voltar. Exceto nesse caso, você estará com o rosto remodelado e poderá ver mais claramente os resultados em 6 meses.

Tire suas dúvidas ou agende uma consulta com
Dr. Marco Cassol

Compartilhe :

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Marco Cassol

Marco Cassol

Dr. Marco Cassol Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Cirurgia Geral e em Cirurgia Plástica, tem mais de 15 anos de vivência na profissão. Após sua formação, desde 2006. CRM-SP 122955 / RQE 24987 Linkedin .

Artigos relacionados