Lipoaspiração na Axila

Você, sabe como funciona ou mesmo já ouviu falar sobre qual a necessidade da realização de uma lipoaspiração na axila? Sabe quais são os fatores que podem levar uma pessoa a se decidir por este tipo de procedimento estético?

Como bem sabemos, o avanço na tecnologia possibilitou o desenvolvimento de diversos procedimentos no campo da beleza. A partir deste cenário por demais promissor, novas possibilidades de intervenções estéticas foram surgindo e, com elas, alternativas eficazes de transformação da realidade corporal de cada mulher em especial.

Entretanto, se você ainda não se questionou ou não têm as respostas para as perguntas que fizemos acima, não existe motivo para maiores inquietações. Com este post, vamos esclarecer estas e outras dúvidas a respeito deste tema, bem como demonstrar, de maneira clara, pontos importantes a se ponderar para te auxiliar na decisão de se submeter a este tipo de cirurgia plástica.

Lipoaspiração na axila: eliminação de gorduras

Muitas mulheres sentem a necessidade de retirar o excesso de gordura que fica entre a mama e a axila, mas conhecida como “gordurinha da axila”. Porém, muitas vezes a situação pode não ser tão simples como parece, pois pode-se ter transtornos relacionados com a existência de problemas nas glândulas mamárias.

Sendo assim, a gordura nas Axilas pode ser entendida como sendo aquela “dobrinha” que se forma na região da axila e o seio. Mesmo com a prática de exercícios físicos e tendo uma boa alimentação, esta “anormalidade” é muito difícil de ser eliminada, por ser uma das partes do corpo mais difíceis de tornear.

Apesar de ser conhecida como lipo das axilas, a região a ter gordura expirada não é exatamente a área das axilas. Isso porque este tipo de procedimento é realizado na região conhecida por pré-axilar, ou seja, antes de chegar na axila.

Causas e retirada da gordura nas axilas

O sedentarismo, aliado à uma má alimentação ajudam no acúmulo de gordura em determinadas regiões do corpo. Da mesma forma, assim como o tabagismo, o uso de roupas apertadas também podem contribuir para este quadro indesejado por muitas mulheres.

Para resolver problemas como este excesso de gordura que fica acima da mama, existe, atualmente, a realização e remoção por meio de pequenas cânulas de lipoaspiração que, por sua vez, fazem a aspiração da gordura, deixando um pequeno furo de baixa proporcionalidade e dimensão.

Dentro deste contexto, torna-se importante ressaltar o fato de que a anestesia utilizada neste tipo de procedimento estético pode ser tanto uma local quanto uma local adicionada a um processo de sedação da paciente.

Lipoaspiração na axila: cuidados necessários

Assim como em todo o procedimento que necessite da realização de uma cirurgia, a lipoaspiração na axila também demanda seus cuidados, tanto na fase anterior quanto na fase posterior ao seu acontecimento.

Dessa forma, separados por “ordem cronológica”, podemos entender as precauções necessárias com esta nova realidade da seguinte maneira:

Pré- operatório

Sendo o período de preparação para a cirurgia, este deve ser cercado de medidas protetivas que farão com que possam ser definidas as melhores maneiras de se conduzir este processo a partir das particularidades de cada paciente.

Ao considerarmos estas afirmações, temos que os principais cuidados nesta etapa podem ser definidos como:

  • Realização de exames: serão por meio destes exames que será possível, por exemplo, traçar um planejamento específico para a realidade de cada paciente, assim como detectar possíveis problemas de ordem médica que possam vir a impedir a realização deste tipo de cirurgia. Estes, por sua vez, possuem também como finalidade o fato de encontrar alterações que possam ser de natureza significativa dentro do estado clínico de saúde de cada paciente em específico;
  • Equilíbrio do peso corporal: é importante possuir uma relação de equidade com a quantidade de peso, para que entre outras coisas, não surjam espaços para demais problemas inesperados, principalmente após a sua realização.

Pós- operatório

É totalmente normal as mulheres se questionarem a respeito de como seria ou o que devem fazer para que sua realidade de recuperação deste tipo de operação estética seja a mais tranquila possível. 

Contudo, se esse for o foco principal na realização da cirurgia em si, você pode ficar despreocupada, pois, a recuperação não é das mais dolorosas. Mesmo assim, no entanto, alguns cuidados são extremamente recomendados para se alcançar o êxito pretendido com este procedimento, tais como, por exemplo:  

  • Drenagem linfática: a aplicação de uma drenagem linfática é recomendada na fase de pós-operatório por, dentre outras coisas, ser capaz de fazer com que o inchaço da região causado pelo procedimento possa ser reduzido de maneira mais progressiva;
  • Exposição ao sol: a paciente deverá evitar o sol durante alguns meses ou até, ao menos, as marcas roxas desaparecerem por completo. Este cuidado é imprescindível para que não se criem manchas na pele ou mesmo inchar os tecidos envolvidos neste procedimento estético.

Lipoaspiração na axila: razões para realizá-la

Como podemos perceber, diversos são os motivos pelos quais uma mulher tende a escolher a submissão junto a um determinado procedimento estético e, no caso da lipo na região da axila não é diferente. Isso ocorre porque, entre outras coisas, existe a preocupação eminente com a sensação de estar sempre bela e “em dia” com os seus traços corporais.

Neste sentido, tomemos como referência as seguintes e prováveis razões que podem influenciar uma pessoa a se submeter a este tipo de cirurgia plástica na axila:

  • Busca pela melhora na autoestima: por poderem se sentir, de certa forma, “inferiores” a outras mulheres que não possuem este tipo de problema, muitas são as que optam por este procedimento, a fim de ganharem maior destaque e estarem bem consigo mesmas;
  • Inquietação com o excesso de gordura: este desconforto pode ser um dos motivos mais fortes para a tomada desta decisão, na medida em que se torna o responsável pelo desejo de mudança de realidade nesta parte do corpo em especial;
  • Preocupação com a aparência: justamente por darem grande importância para a sua aparência física, muitas mulheres escolhem este tipo de cirurgia plástica tendo como um dos objetivos a eliminação de gordura, para então deixar seu corpo menos “assimétrico”;
  • Melhora na saúde: em alguns casos, este excesso de gordura pode provocar uma sudorese por demais desagradável e danosa à saúde, necessitando assim desta intervenção para contornar tal realidade.

Lipoaspiração na axila: principais vantagens

Ao considerarmos a opção pela realização de um procedimento estético desta natureza, certamente precisamos nos ater às suas possíveis vantagens, afinal, o que se pretende em praticamente todos os casos é a resolução de problemas nesta região do corpo.

A partir disso, tomemos por base as seguintes vantagens que estão entrelaçadas a submissão à este tipo de cirurgia:

  • Redução de hiperidrose: também conhecido como o suor excessivo, esta cirurgia age diretamente no combate a este incômodo problema;
  • Diminuição dos pelos axilares: este método é capaz de fazer com que sejam reduzidas as chamadas pilossebáceas.

Lipoaspiração na axila: riscos associados

Como bem sabemos, todos os procedimentos cirúrgicos, por menores que possam ser sua complexidade e dificuldade, possuem riscos que são a eles associados. Então, quando nos referimos a este tipo de procedimento de cirurgia, devemos considerar seus riscos, mesmo que possam parecer sem alguma importância iminente.

Sendo assim, inseridos dentro do contexto desta vertente de lipoaspiração, por sua representatividade dentro dos processos que envolvem esta cirurgia, consideremos os seguintes riscos que podem ser a ela associados:

  • Excesso na aplicação de anestesia: embora seja um erro considerado como raro, pode vir a ocorrer e, com isso, criar uma situação desfavorável onde o organismo da paciente poderá ser consequentemente afetado;
  • Surgimento de hematomas: assim como nas demais modalidades de lipoaspiração, existe a possibilidade do surgimento de pequenas marcas ao redor da região tratada durante o procedimento;
  • Infecções: de igual maneira ao que ocorre em outros procedimentos estéticos ou demais cirurgias, corre-se o risco do aparecimento de infecções na região que se submeteu a este processo operatório.

Lipoaspiração na axila: para quem é indicada?

Diante de tudo o que vimos até aqui neste material, eis que chega a hora de dizermos um pouco sobre para quem, de fato, este tipo de procedimento estético pode ser indicado sem que, no entanto, abra-se espaço para problemas indesejados.

Neste sentido, a cirurgia de lipo na axila é indicada para pessoas que, por sua vez, desejam ter a estética desta região modificada, para então conseguir desenvolver pontos importantes como a sua autoestima.

Contudo, para certificar a segurança deste procedimento, deve-se ressaltar a necessidade da realização deste tipo de intervenção em um ambiente hospitalar, que seja capaz de fazer com que, por exemplo, sejam garantidos tanto o uso dos equipamentos necessários quanto das condições para reabilitação das pacientes.

Lipoaspiração na axila: resultados do procedimento

É extremamente importante entendermos que, os resultados deste tipo de procedimento estão diretamente associados à ação do tempo. Isso porque é por meio dela que, com o passar dos dias, a região em questão vai apresentando uma melhora no inchaço provocado pela cirurgia em si.

Todavia, torna-se importante ressaltar, também, o fato de que este procedimento não possui, como um dos objetivos, proporcionar a garantia do emagrecimento da paciente, mas sim uma recondução considerável de seus contornos corporais, especialmente na região da axila.

Lipoaspiração na axila: escolha de um bom profissional

Por ser uma decisão que vai afetar diretamente o seu corpo, cada paciente deve ponderar os motivos específicos para a realização deste tipo de cirurgia plástica. Um deles, com certeza, deve se basear na qualidade e competência do profissional que será o responsável pela condução de todos os métodos que serão aplicados a este procedimento.

Sendo assim, o Dr. Marco Cassol apresenta-se como sendo uma excelente opção para a realização desta e de outras possibilidades de intervenções cirúrgicas, por conta de fatores como a sua vasta experiência e capacitação profissional.

Prevenção de gorduras nas axilas

Com tudo o que foi exposto até este ponto deste conteúdo, podemos relatar agora também que sim, existem outras formas de se prevenir o surgimento das gorduras localizadas nas axilas. Para isso, precisa-se adotar medidas práticas, como por exemplo: alimentação correta e balanceada, corte na ingestão de bebidas e no uso de produtos vinculados ao tabagismo, moderação no consumo de produtos como sal e açúcar, dentre outras estratégias de natureza preventiva.

Lipoaspiração na axila: riscos na escolha do profissional

Como mencionamos no decorrer deste texto, assim como em outras áreas de nossa vida, poder contar com o auxílio direto e preciso de um bom profissional pode impactar significativamente no resultado que esperamos com esta cirurgia plástica em questão, bem como em outras intervenções estéticas que dele necessitem.

Na mesma linha de pensamento, podemos entender que, a situação contrária, ou seja, a falha na escolha do profissional que melhor lhe atender para realizar este procedimento pode trazer consigo alguns malefícios importantes, como a ocorrência de erros, com a necessidade de novas intervenções para corrigi-los.

A partir disso então, aconselhamos de maneira direta que, para a escolha do profissional adequado para conduzir este procedimento, sejam levados em consideração outros fatores que tão somente a questão financeira mais agradável. Isso porque, se tratando de nossa saúde, nada é mais importante do que garantir que ela possa continuar em uma situação onde tanto a sua normalidade quanto a tranquilidade em estar bem consigo mesma.

Considerações finais

Como podemos perceber ao longo de todos este post, a lipoaspiração na axila vêm ganhando cada vez mais espaço como sendo uma forma por demais eficiente de garantir o melhor traço corporal possível para muitas mulheres, que porventura, se sintam insatisfeitas com o excesso de gordura nesta região.

A partir disso, buscamos demonstrar todos os cuidados necessários para o bom andamento desta intervenção cirúrgica, passando também por importantes pontos do tema, como por exemplo; as indicações, as vantagens, os riscos, dentre outros assuntos relacionados.

Por fim, fica o desejo de que você possa ter entendido que este procedimento pode ser, sim, um excelente recurso para melhorar problemas nesta região do corpo. De igual modo, esperamos que o entendimento sobre esta vertente da estética possa trazer diferentes benefícios para a sua realidade.

Tire suas dúvidas ou agende uma consulta com
Dr. Marco Cassol

Compartilhe :

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Marco Cassol

Marco Cassol

Dr. Marco Cassol Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Cirurgia Geral e em Cirurgia Plástica, tem mais de 15 anos de vivência na profissão. Após sua formação, desde 2006. CRM-SP 122955 / RQE 24987 Linkedin .

Artigos relacionados