O Câncer de Pele Corresponde a 25% dos Cânceres da População Mundial.

A neoplasia é definida pelo crescimento anormal e descontrolado de qualquer tipo de célula que compõe a derme, logo, podem existir diversos tipos desta doença.

O câncer de pele corresponde a 25% dos cânceres da população mundial. A neoplasia é definida pelo crescimento anormal e descontrolado de qualquer tipo de célula que compõe a derme, logo, podem existir diversos tipos desta doença.

Tamanho e profundidade são fatores importantes para determinar o tratamento do câncer.

Em casos pequenos e pouco agressivos, cremes específicos podem ser suficientes para eliminar a lesão. Já os tumores maiores são retirados cirurgicamente e, depois, a área deve ser reconstruída pelo cirurgião.

Muitos cirurgiões plásticos costumam realizar todas as etapas de extração deste câncer, principalmente a reconstrução da pele por meio de enxertos.

“O enxerto de pele é muito utilizado em pacientes que sofreram graves lesões cutâneas como queimaduras. O procedimento consiste na retirada de um pedaço de pele de uma área doadora do próprio paciente, que é transferida para a área lesionada”, comenta o Dr. Marco Cassol.

“Nos casos de câncer, os retalhos cutâneos devem ser a primeira opção de reconstrução a ser considerada pelo médico, pois conserva toda a irrigação sanguínea da pele”, acrescenta.

A maioria dos cânceres cutâneos está ligada à exposição solar. Dr. Cassol alerta para os cuidados básicos para se evitar o mal: “Ao sair ao ar livre procure ficar na sombra, principalmente entre às 10h e 16h (no horário de verão até às 17h).

O uso do protetor solar é indispensável em qualquer estação do ano, com fator de proteção solar (FPS) 30 ou mais”, adverte o médico.

Fonte: MídiaTurius

Compartilhe :

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Dr. Marco Cassol

Dr. Marco Cassol

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Cirurgia Geral e em Cirurgia Plástica, tem mais de 15 anos de vivência na profissão. Após sua formação, desde 2006. CRM-SP 122955 / RQE 24987

Artigos relacionados