Pesquisa revela que a Rinoplastia não altera a voz

 

“A rinoplastia, cirurgia no nariz, não está proibida para essas pessoas, elas precisam ser bem orientadas a respeito da possível mudança para que não saiam prejudicados posteriormente. Mas, a mudança no timbre de voz não acontece em todos os casos”,confirma estudo.

A pesquisa revelou que o próprio paciente submetido a rinoplastia consegue notar essa diferença. Para pessoas que utilizam a voz como profissão, como cantores, por exemplo, o cirurgião plástico Dr. Marco Cassol cirurgião plástico, situado em São Paulo,  faz um alerta.

“A rinoplastia não está proibida para essas pessoas, mas elas precisam ser bem orientadas a respeito da possível mudança para que não saiam prejudicados posteriormente. Mas, a mudança no timbre de voz não acontece em todos os casos”, explica.

Além disso, algumas pessoas também passaram a apresentar hiponasalidade, ou seja, aquela sensação de estar ouvindo alguém que tem o nariz entupido. “Isso porque a cirurgia pode provocar um estreitamento das vias aéreas que faz com que o ar vibre de forma diferente nas cordas vocais, alterando a voz”, completa.

Fonte: Journals

Compartilhe :

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram

Tire suas dúvidas ou agende uma consulta com
Dr. Marco Cassol

Dr. Marco Cassol

Dr. Marco Cassol

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Cirurgia Geral e em Cirurgia Plástica, tem mais de 15 anos de vivência na profissão. Após sua formação, desde 2006. CRM-SP 122955 / RQE 24987

Artigos relacionados