Quando tempo pode levar para a flacidez da barriga ou seio se tornar realmente um problema após o parto?
Dr Marco Cassol – Maternidade e Procedimentos Plásticos
Com muito prazer o Trocando Fraldas recebe o Dr Marco Cassol, médico especializado em cirurgias plásticas, formado pela Faculdade de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com uma experiência de mais de 10 anos no ramo estético. E hoje, contribui com um pouco das dúvidas que são mais recorrentes das leitoras do blog. É um prazer enorme Dr Marcos, seja bem vindo!!
Trocando Fraldas: Quando pode-se realizar um procedimento reparo estético após a gestação? Quando tempo pode levar para a flacidez da barriga ou seio se tornar realmente um problema após o parto?
Dr Marco: O ideal é aguardar 6 meses após o parto. Após o sexto mês, podemos realizar o tratamento da flacidez da barriga. As mamas (seios) precisamos esperar ao menos um mês após o período que não haja mais saída de leite.
Trocando Fraldas: Qual o melhor período de idade para realizar um reparo cirúrgico abdominal após a gravidez?Dr Marco: Após 6 meses do parto, o melhor período é quando a paciente se sentir preparada.
Trocando Fraldas: Reparo na região abdominal pode ser feita pelo obstetra na hora do parto?
Dr Marco: Não. Existe o risco de embolia por líquido amniótico, um risco que não devemos assumir.
Trocando Fraldas: Quais os tratamentos estéticos que uma gestante pode fazer?
Dr Marco: Todos que não sejam invasivos e que não tragam repercussão sistêmica à gestante (LASER em potências altas, medicações). As drenagens linfáticas e hiper hidratação da pele com cremes e óleos são altamente recomendadas.
Trocando Fraldas: A prótese mamária atrapalha no período de amamentação? pode haver algum problema com amamentação em mulheres que as tem?
Dr Marco: A prótese de mama não modifica a amamentação. Pacientes que teriam muito leite, terão com ou sem próteses. Pacientes que não sentem-se suficientemente seguras e orientadas e apresentam dificuldade na amamentação, terão com ou sem próteses.
Trocando Fraldas: E para quem fez abdominoplastia anterior a gravidez, pode ter algum problema na hora do parto, ou mesmo na gravidez?
Dr Marco: Este mito era uma realidade no passado. Hoje se sabe que a abdominoplastia não traz qualquer limitação ou problema no parto ou na gestação. Temos várias pacientes que engravidaram após uma cirurgia de abdominoplastia. A costura dos músculos (plicatura dos músculos retos abdominais) permanece após a gestação e o resultado da cirurgia não se perde. É claro que precisamos cuidar para que não haja ganho excessivo de peso na gestação.
Dr Marco, é um prazer recebê-lo, muito obrigada pela participação!
Fonte: Trocando Fraldas