Quem pode fazer a Lipoaspiração e como funciona a avaliação?

Sua Cirurgia Plástica começa aqui!

Preencha os campos abaixo. Nossa equipe entrará em contato com você!

Você sabe quem pode fazer a lipoaspiração? Da mesma forma, saberia nos dizer quais são os critérios adotados para ser considerado como sendo ou não apto para a realização deste tipo de intervenção estética dentro de uma avaliação específica para esta finalidade?

Assim como acontece em grande parte dos casos onde se tem a necessidade da realização de uma cirurgia plástica, nas situações que envolvem a lipoaspiração também tornam-se necessários os cuidados com a seleção do tipo de público que pode passar por este experiência sem demais problemas de ordem física, corporal e estética.

Com isso, vamos desenvolver ao longo deste material em especial uma discussão sobre as principais variáveis que podem incidir direta e indiretamente sobre a avaliação para a realização desta cirurgia em si.

Lipoaspiração: quem pode realizá-la sem demais problemas?

Quando pensamos em quem pode fazer a lipoaspiração, logo podemos associar este fato tanto a homens quanto as mulheres que, por algum motivo em especial, desejam reduzir suas medidas corporais. Contudo, é preciso destacar o fato de que este tipo de cirurgia não contribui diretamente para o emagrecimento, uma vez que se destina a auxiliar no processo de remoção de gordura localizada.

Desta maneira, recomendamos que pessoas que apresentem problema de ordem de saúde e médica, tais como peso acima do IMC ideal, sobrepeso ou mesmo obesidade não devem procurar esse procedimento visando única e exclusivamente a perda peso.

Além disso, existem alguns pré-requisitos para que o paciente esteja apto para a cirurgia, sendo os principais:

  • Pacientes com uma boa saúde ou quadro estável de alguma doença crônica (variando de acordo com cada caso e podendo ser definido somente pelo cirurgião);
  • Pacientes que, mesmo após esforços físicos por meio de exercícios físicos e dietas, não conseguiram eliminar toda gordura apesar da perda de peso e mantém depósitos de gorduras em algumas seletas áreas;
  • Pele firme e elástica (caso não o seja, o paciente pode combinar a Lipoaspiração à Abdominoplastia);
  • Pacientes magros que possuem áreas de gordura localizada desproporcionais ao restante do corpo.

Lipoaspiração: importância da conversa com o responsável e principais exames necessários

Dentro de tudo o que envolve os procedimentos da lipoaspiração, temos que a conversa com o cirurgião para a exposição do paciente quanto aos seus objetivos é de extrema importância também para que seja identificados quais são as áreas que incomodam, tais como: barriga, costas, coxas, flancos e braços.

Neste tipo de conversa, este cirurgião será responsável por avaliar a necessidade de cada local, bem como as possibilidades possíveis para atuação estética em cada área.

Após a conclusão dessa conversa direta, chegará o momento no qual o médico deve fazer algumas perguntas sobre as condições de saúde, histórico médico do paciente e da família. Estas respostas, por sua vez, tornam-se importantes para a necessidade da realização de possíveis exames com o objetivo principal de fazer com que sejam averiguados o estado de saúde em que cada paciente se encontra no momento atual.

Neste sentido, seguindo as suas respectivas categorias, os principais exames que, porventura, podem vir a ser solicitados são:

  • Exames de sangue: Hemograma; Coagulograma; Glicemia em jejum, Dosagem de ureia e creatinina no sangue;
  • Exames cardíacos: Eletrocardiograma (ou ECG);
  • Exame de Imagem: possuem o objetivo de avaliar uma região específica em que a cirurgia será realizada e analisar a integridade de algum órgão específico.

Lipoaspiração: quais são as vantagens de se realizar exames preparatórios para a sua realização?

Como vimos no tópico citado acima, os exames preliminares se mostram como uma das alternativas mais eficazes principalmente quando pretendemos saber quem pode fazer a lipoaspiração, sem que a mesma possa causar mais problemas à saúde de cada paciente em particular.

Deste modo, podemos dizer que estes exames são capazes de trazer consigo uma realidade favorável com diferentes benefícios aos seus pacientes, dentre as quais por sua importância para a saúde dos mesmos podem ser destacadas as seguintes vantagens:

Diminuição significativa nos riscos à saúde

Quando são realizados alguns exames fundamentais, podem ser detectados problemas que de alguma forma possam vir a impedir a sua realização e, com isso, venham a preservar o estado de saúde de todos os pacientes que desejam passar por esta forma de experiência estética.

Facilidade nos procedimentos de pós-operatório

O processo de exames antes da realização de uma lipoaspiração, por sua vez, detém a grande capacidade de repercutir diretamente nas soluções destinadas ao tratamento de cada caso em especial.

Pacientes aptos para a lipoaspiração: relevância do trabalho profissional

Como podemos ter a percepção em diversas frentes de atuação de nossas vidas, a presença de um profissional pode fazer toda a diferença no alcance dos resultados que esperamos com tais ações.

Neste sentido, quando nos referimos a realização de uma lipoaspiração, o contato com esta pessoa especializada mostra-se como sendo extremamente importante para que, entre outras coisas, sejam estabelecidos os mecanismos e ações necessárias que assegurem a sua correta ocorrência.

Aqui, com o Dr. Marco Cassol, você tem à sua completa disposição os serviços de um profissional extremamente capacitado para a realização de suas atividades técnicas e estéticas. Entre em contato conosco, e venha conhecer as nossas mais diversas opções em serviços e procedimentos estéticos, ambos com qualidade e segurança reconhecida tanto pelo mercado quanto por nossos pacientes.

Pacientes aptos para a lipoaspiração: considerações finais

Assim como encontramos ao longo deste texto em especial, para termos uma noção de quem pode fazer a lipoaspiração sem mais problemas torna-se necessária a realização de algumas medidas preventivas, tais como os exames de diferentes naturezas, por exemplo.

Por fim, como forma de conclusão deste material, podemos dizer que é preciso realizar uma análise completa de cada caso em especial, de acordo com fatores como o histórico de saúde que cada pessoa vem a apresentar.

Da mesma forma, fica o convite para que você possa continuar a nos acompanhar por todas as nossas plataformas digitais, com artigos como estes que buscam alertar e comunicar maiores informações a respeito do ramo da estética como um todo.

Deixe sua avaliação

Tire suas dúvidas ou agende uma consulta com
Dr. Marco Cassol

Compartilhe :

Picture of Marco Cassol

Marco Cassol

Dr. Marco Cassol Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Cirurgia Geral e em Cirurgia Plástica, tem mais de 15 anos de vivência na profissão. Após sua formação, desde 2006. CRM-SP 122955 / RQE 24987 Linkedin. Siga no Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados