Como é realizado de fato a cirurgia plástica de Abdominoplastia?

Acompanhe novidades e tire outras dúvidas pelo Instagram: @clinicamarcocassol

Você sabe como é realizado, de fato, a cirurgia de abdominoplastia? Do mesmo modo, saberia nos dizer um pouco sobre quais são os seus principais tipos e métodos de utilização?

Como podemos perceber, a abdominoplastia enquanto uma forma de intervenção estética, vêm ganhando cada vez mais espaço entre as preferências de seus pacientes. Isso, por sua vez, também acarreta na grande procura por informações que sejam mais completas sobre esta forma de procedimento em especial.

A partir disso, então, considerando-se uma análise dos principais métodos utilizados dentro desta intervenção, vamos tratar neste texto de assuntos relacionados a este tema para que você possa se inteirar mais sobre a importância do mesmo para a realidade de vida de muitas pessoas.

Abdominoplastia: diferentes tipos de realização

Em um primeiro momento, torna-se necessário dar a informação de que que não existe apenas um tipo de abdominoplastia o que, por sua vez, acarreta na existência de diferentes técnicas desta cirurgia.

Neste sentido, podemos observar que essas diferentes técnicas se alteram de acordo com a necessidade de cada caso, seja por necessidades que envolvam, entre outras razões:

  • Quantidade de pele a ser removida;
  • Gordura, idade e histórico médico de cada paciente em particular;
  • Motivos pessoais que o levaram a tomar a decisão de escolher este procedimento.

Desta maneira, seguem abaixo algumas informações sobre as principais formas de realização da abdominoplastia, cada uma com as suas respectivas características de atuação.

Abdominoplastia comum ou abdominoplastia clássica

A abdominoplastia clássica torna-se recomendada principalmente para as situações onde se faz necessário ter-se a redução de problemas tais como o excesso de gordura no abdômen e da flacidez da pele do abdome e flacidez do músculo do abdome.

Miniabdominoplastia ou abdominoplastia parcial

A Miniabdominoplastia, por sua vez, é recomendada para os casos de pacientes que detém a necessidade de corrigir alguma insatisfação com a flacidez relacionada aos músculos retos abdominais ( o famoso tanquinho)

Abdominoplastia vertical ou Abdominoplastia em âncora

A abdominoplastia vertical ou abdominoplastia em âncora é indicada para todos aqueles pacientes que, por diferentes razões, não conseguiriam alcançar os resultados desejados por meio das outras formas de abdominoplastia.

Dessa forma, temos que este método se diferencia por ser capaz, principalmente, de oferecer um cenário no qual se consegue ter a retirada do acúmulo de pele em pacientes pós cirurgia bariátrica com flacidez extrema. Só usada em casos de exceção.

Abdominoplastia circunferencial ou Abdominoplastia 360°

No caso da Abdominoplastia circunferencial, esta se mostra como sendo recomendada é indicada para aqueles pacientes que possuem histórico de graus elevados de obesidade e flacidez na região do dorso junto ao sacro. Pode ser realizada em 2 tempos cirúrgicos.

whatsapp abdominoplastia na cidade de sao paulo

Abdominoplastia Submamária

A abdominoplastia submamária, em tempos não muito distantes, era frequentemente recomendada para todos os tipos de pacientes com flacidez na região superior do abdômen, objetivava a melhora estética do segmento abdominal superior à linha horizontal sem transposição do umbigo. Tem indicações muito restritas e necessariamente precisa de uma cicatriz bem grande abaixo das mamas

Lipoabdominoplastia

A Lipoabdominoplastia, em sua concepção, nada mais e do que a junção e associação da Abdominoplastia e da Lipoaspiração. Deste modo, a união dos dois procedimentos garante a eliminação do excesso de gordura, pele e flacidez em uma única cirurgia.

Nessa técnica têm-se a grande vantagem de não existir a necessidade de todo o descolamento completo da pele do abdômen, mas sim o chamado descolamento seletivo, o que preserva os vasos sanguíneos e linfáticos e reduzindo o risco de possíveis complicações e amenizando a recuperação.

whatsapp abdominoplastia na cidade de sao paulo

Abdominoplastia secundária

A Abdominoplastia secundária trata-se de uma cirurgia de reparação de uma abdominoplastia anterior que, por diversas razões tanto internas quanto externas, acabaram por ter alguma complicação ou mesmo em situações que apresentaram um grande processo de retrocesso nos resultados devido a fatores como necessidade de replicatura dos retos abdominais ou flacidez extrema que não resolveu completamente após a primeira abdominoplastia.

Abdominoplastia assistida por endoscopia

Por sua vez, a abdominoplastia assistida por endoscopia detém a capacidade de proporcionar uma melhora e algumas alterações da parede abdominal. Por meio dela, o  cirurgião sutura os músculos que possuem perda de força na região central do abdômen, é realizada por meio de uma pequena câmera, chamada Endoscópio, que é anexada aos instrumentos cirúrgicos, ocorre, então, por meio de pequenas incisões (geralmente, feitas no interior do umbigo ou acima da púbis) que raramente deixam cicatrizes perceptíveis. Indicada apenas nos casos em que existe flacidez do músculo e nenhuma flacidez da pele. 

Abdominoplastia robótica ou por robô

A abdominoplastia por robô ou robótica nada mais é do que um tipo de cirurgia estética que se mostra como sendo semelhante a realização de uma abdominoplastia por vídeo ou endoscópica, porém com um nível de detalhamento muito mais preciso. Semelhante a abdominoplastia vídeo assistida mas facilitada pelo uso da robótica

Esses pontos serão analisados previamente pelo médico e através dos objetivos que o paciente deseja chegar, uma técnica será apresentada como o melhor caminho para as especificidades daquele paciente. Isso se dá devido ao método de cada tipo de abdominoplastia e pelo resultado obtido em cada técnica.

Em todas as cirurgias citadas a anestesia utilizada pode ser a anestesia raquidiana, peridural ou geral e, exceto em caso de alguma complicação, não é necessário mais de um dia de internação. A duração da cirurgia varia entre duas a quatro horas de acordo com a especificidade do corpo de cada paciente e de cada modalidade da abdominoplastia.

Realização da abdominoplastia: escolha de um profissional que seja adequado

Como bem sabemos, o processo de escolha de um profissional que venha a ser o responsável pela produção dos melhores resultados estéticos possíveis é de extrema importância e, por isso mesmo, deve ser conduzido com toda a segurança e transparência necessárias para o sucesso do mesmo.

Aqui, com o Dr. Marco Cassol, você tem a total segurança de ter o seu caso e a necessidade da realização de uma abdominoplastia ou qualquer outro tipo de intervenção estética sendo atendidos por um profissional de extrema competência técnica para a condução de todos os seus procedimentos.

Entre em contato conosco, e venha saber mais sobre todas as nossas possibilidades de atuação no mercado das intervenções estéticas em geral.

Por fim, fica registrado aqui também o grande convite para que você continue nos acompanhando em todas as nossas plataformas de interação digital, a fim de saber mais sobre cirurgia plástica e da segurança dos seus procedimentos

whatsapp abdominoplastia na cidade de sao paulo
Deixe sua avaliação

Tire suas dúvidas ou agende uma consulta com
Dr. Marco Cassol

Compartilhe :

Marco Cassol

Marco Cassol

Dr. Marco CassolFormado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Cirurgia Geral e em Cirurgia Plástica, tem mais de 15 anos de vivência na profissão. Após sua formação, desde 2006.CRM-SP 122955 / RQE 24987 Linkedin. Siga no Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados