Quais os riscos da cirurgia de Abdominoplastia?

Acompanhe novidades e tire outras dúvidas pelo Instagram: @clinicamarcocassol

Você sabe quais são os reais e os mais graves riscos da cirurgia de abdominoplastia, bem como por quais motivos estes riscos devem ser controlados e reduzidos com ações profissionais que possam, de fato, contornar todos os seus possíveis efeitos danosos a cada tipo de paciente?

Bem sabemos que, assim como outros procedimentos estéticos, a abdominoplastia não consegue fugir da ocorrência de riscos que estão associados a sua realização e a sua prática. Contudo, estes riscos podem ser consideravelmente reduzidos quando tratados com a importância que merece ser dado a eles.

A partir disso, então, vamos com este material em especial tratar deste assunto de maneira clara e objetiva, a fim de fazer com que você possa compreender mais sobre o tema para que sejam retirados quaisquer receios que se possa ter sobre esta cirurgia em questão.

whatsapp abdominoplastia na cidade de sao paulo

Abdominoplastia: principais riscos associados a sua realização

A cirurgia plástica, bem como qualquer outro tipo de cirurgia, possui algumas possibilidades de riscos, que podem ser amenizados, minimizadas de acordo com as precauções que antecipam a cirurgia e das qualificações do cirurgião escolhido, mas que não são completamente excluídas.

Dentro deste sentido, os principais riscos associados a este procedimento estético em particular podem ser expressos através dos seguintes meios:

Infecção

Para evitar infecção mantenha a ferida operatória sempre limpa. Lave as mãos antes de mexer na ferida.

hemorragia

É muito importante diferenciar a presença de roxos (equimose) da presença de uma bola de sangue hematoma. Muitas vezes a saída de líquido vermelho nos furinhos da lipoaspiração, por exemplo, não é um hematoma. Este evento é muito frequente após a lipoaspiração ou lipoescultura e não pode ser confundido com hemorragia

Trombose

A trombose venosa profunda ou TVP é a presença de um coágulo em uma veia profunda ( geralmente das pernas) leva a um inchaço imediato e dor em uma das pernas. Este problema deve ser evitado com caminhadas precoces e uso de anticoagulantes. Caso aconteça, este coágulo pode migrar para o pulmão e se tornar uma embolia pulmonar.

 Embolia pulmonar

Geralmente proveniente de uma trombose periférica que migrou para o pulmão, a embolia pulmonar é um coágulo que “entope” uma parte do pulmão. Os sintomas são dor no tórax e dificuldade para respirar. A embolia pode ser pequena, média ou grande. A embolia pulmonar pode colocar a vida do paciente em risco se for uma embolia pulmonar maciça. 

Estes problemas que, por sua vez, tem sua ligação voltada com o fluxo sanguíneo e com o funcionamento de partes do corpo tais como o pulmão acabam acontecendo por conta de diversas questões que chegam a envolver a condição de saúde que cada tipo de paciente que se submete a este procedimento estético em especial vêm a apresentar.

Hematomas

É uma bola de sangue que fica localizada em algum local operado. Deve ser drenado, esvaziado

Equimoses

São os famosos roxos. Normalmente desaparecem em 20 dias. Podemos fazer massagem com hirudoid e compressas com chá de camomila.

Epidermóide

É a falta de sangue da camada mais superficial da pele. Não ocorre perda de toda esperados da pele. 

Necroses

É a falta de sangue em toda pele e no tesouro celular subcutâneo. Após delimitação da região necrosada, precisamos retirar os tecidos desvitalizados. A limpeza da região tem um tempo correto para ser feita. Após podemos usar corrobora com alginato.

 cicatriz hipertrofica

É uma cicatriz inestética. Normalmente de coloração mais escura. Pode ser alargada. Muitas vezes o tratamento é refazer a cicatriz quelóide

Uma cicatriz hipertrofica que invade os tecidos sadios. Com comportamento de tumor, mas não é tumor. Pode dar sensações de choque, dor quando está para chover (alteração da pressão atmosférica) e hipersensibilidade. Pode estar relacionado com a genética do paciente. O tratamento consiste em associar táticas e técnicas pois não existe um único tratamento que resolva 100% dos casos. Infiltração com triancinolona, ressecção associada a Beta terapia, congelamento com nitrogênio líquido ou crioshape são algumas das opções.

Por um outro lado, problemas tais como os hematomas, as necroses e as queloides mostram-se como sendo de uma complexidade um pouco mais elevada, principalmente quando são diretamente comparadas aos problemas citados no tópico anterior.

Por isso mesmo, quando do momento da realização da abdominoplastia, os pacientes necessitam ser informados sobre a possibilidade da ocorrência de tais incômodos, mesmo quando são tomadas todas as medidas de atenção possíveis nestes tipos de casos.

Riscos associados à abdominoplastia: quais são as principais medidas para ter a sua considerável redução?

Como podemos dizer, os principais riscos da cirurgia de abdominoplastia podem ser consideravelmente reduzidos quando, por sua vez, são tomadas algumas medidas de natureza preventiva. Deste modo, entre as principais medidas neste sentido, podem ser elencadas as seguintes ações:

Conhecimento do histórico do paciente

O conhecimento do histórico de cada paciente em particular têm a sua relevância voltada para o fato de ser o responsável por, entre outras coisas, fazer com que sejam abordadas as possibilidades que cada indivíduo possui de desenvolver algum problema que venha a dificultar algum processo relacionado a este procedimento estético em especial.

Realização de exames laboratoriais

Por uma mesma perspectiva, a realização de exames laboratoriais também se mostra como sendo de fundamental importância para que, entre outras coisas, tenha-se toda uma construção de parâmetros de avaliação para que cada paciente possa ser observado e avaliado de acordo com a sua realidade de saúde específica.

Riscos associados a abdominoplastia: importância da escolha de um profissional adequado

Assim como ocorre na maioria das situações onde precisamos de uma solução em um espaço de tempo relativamente curto, a presença e o suporte de uma equipe profissional pode vir a fazer toda a diferença no que se diz respeito ao alcance dos objetivos pretendidos com uma intervenção estética, por exemplo.

Aqui, com o Dr. Marco Cassol, você tem a segurança de estar sendo acompanhado por um profissional que é extremamente qualificado para a resolução dos mais diversos problemas que podem ser associados aos procedimentos estéticos em geral. Entre em contato conosco, e venha conhecer as nossas mais diversas opções em intervenções estéticas como um todo.

whatsapp abdominoplastia na cidade de sao paulo

Riscos associados a abdominoplastia: relembrando pontos importantes

Façamos neste momento um pequeno resumo do que tivemos a oportunidade de ver ao longo deste texto. Em um primeiro momento, tivemos uma discussão sobre os principais riscos da cirurgia de abdominoplastia, seguidos de um detalhamento sobre como cada um destes riscos pode impactar na realidade de cada paciente em particular.

Logo após, trouxemos no tópico seguinte uma outra reflexão a respeito das principais medidas que podem ser tomadas com o grande objetivo de se buscar reduzir o impactos de tais riscos desta forma de intervenção estética na vida das pessoas que optam por passar por esta realidade em suas vidas.

Em seguida, ressaltamos de maneira direta sobre o fato da importância da escolha acertada de um profissional que seja devidamente capacitado para a realização de sua atividade profissional.

Tudo isso para que, entre outras coisas, você possa saber mais sobre como esta escolha pode ser realmente importante para a obtenção e até mesmo a superação das expectativas que são criadas ao redor da realização de um procedimento estético e corporal tal como é o caso da abdominoplastia.

Riscos associados a abdominoplastia: considerações finais

Como podemos ter a percepção ao longo da leitura deste texto em questão, a cirurgia plástica de abdominoplastia também é cercada de alguns riscos que são a ela associados, assim como acontece na maioria dos demais procedimentos de estética em geral.

Deste modo, por meio deste texto em especial, tivemos também a oportunidade de ver que os mesmos riscos podem ser consideravelmente reduzidos, quando tomadas algumas medidas de precaução, tais como o conhecimento de todo o histórico de saúde que cada paciente em si é capaz de apresentar.

Por fim, ao chegarmos no término deste material em especial, esperamos que você possa ter entendido um pouco mais sobre alguns dos principais riscos da cirurgia de abdominoplastia, bem como tenha sido capaz de realizar uma análise sobre a importância de se buscar eliminá-los de maneira correta e segura.

De maneira semelhante, fica também aqui registrado o convite para que você possa continuar nos acompanhando em todas as nossas mídias digitais, a fim de que possa conhecer mais sobre os conceitos atrelados à estética de maneira frequente e atualizada.

whatsapp abdominoplastia na cidade de sao paulo
5/5 - (1 avaliação)

Tire suas dúvidas ou agende uma consulta com
Dr. Marco Cassol

Compartilhe :

Marco Cassol

Marco Cassol

Dr. Marco CassolFormado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Cirurgia Geral e em Cirurgia Plástica, tem mais de 15 anos de vivência na profissão. Após sua formação, desde 2006.CRM-SP 122955 / RQE 24987 Linkedin. Siga no Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados