Existe Prótese de Silicone Vitalícia?

Você sabe nos dizer se existe algum tipo de prótese de silicone que possa ser considerada como vitalícia? Caso sua resposta seja negativa, sabe quais são os principais motivos que podem influenciar na possível substituição deste tipo de material?

Com o objetivo de remodelar uma parte específica de seu corpo, muitas são as pacientes que buscam por esta modalidade de intervenção estética. Dessa forma, esse procedimento vêm se tornando cada vez mais comum no decorrer dos anos, tornando este mercado um ambiente vislumbrado por um número mais expressivo de pessoas.

Buscando, então, responder as perguntas que levantamos no começo deste conteúdo, vamos com este post esclarecer as principais dúvidas que possam vir a existir sobre a durabilidade deste tipo de prótese, bem como demonstrar diretamente quais são as causas que podem incidir sobre sua substituição.

Prótese de silicone: durabilidade

Se você respondeu “não há prazo de validade” para estas ou outras perguntas relacionadas a este tema, permita-nos lhe dizer que você acertou! Isso porque bem sabemos que não é possível precisar o tempo de vida útil das próteses de silicone.

prazo de validade do silicone: quando se deve fazer um chek-up?
Orientações do cirurgião plástico para exames do silicone

Tal afirmação torna-se possível porque existem pacientes que ficam mais de uma década com silicone sem trocar suas próteses. Por outro lado, existem outras que substituem os implantes de silicone em um período consideravelmente reduzido em comparação com outros casos.  

Essa situação depende de diversos fatores, tais como, por exemplo, a qualidade e a procedência do tipo de silicone escolhido no procedimento estético em questão. Dessa forma, podemos dizer que, a ação de optar por próteses de qualidade aumentam, e muito, as chances de um procedimento seguro, além de afetar de maneira positiva o tempo de vida útil do seu silicone.

prazo de validade do silicone: quando se deve substituir prótese de silicone?
Quando substituir as próteses de silicone

Prótese de silicone: quando realizar os exames das próteses?

É muito comum que, por conta de questões como a falta de tempo ou mesmo o desconhecimento sobre informações importantes, as pacientes procurem o cirurgião plástico somente quando querem, de fato, realizar algum tipo de procedimento estético.

Apesar de ser uma atitude recorrente entre as pacientes, este costume não deve ser seguido. Isso porque, quando se pretende alcançar os melhores resultados, realizar o famoso check-up é essencial para saber como andam seus implantes, bem como detectar a existência de algum incômodo ou simplesmente para tirar possíveis dúvidas a respeito deste tipo de intervenção cirúrgica de estética.

Dessa forma, recomendamos que você de forma alguma abandone o seu cirurgião plástico, pois, a ação de manter contato e consultá-lo pelo menos duas vezes ao ano é essencial para manter a sua saúde dentro de uma realidade de conformidade.

No mais, você deve se cuidar, respeitar as recomendações do especialista e seguir as dicas que relataremos abaixo tanto no período que compreende o pré- operatório quanto, de igual maneira, o período de pós-operatório.

Prótese de silicone: quando substituí-las?

Como sabemos, por conta de fatores como o grande desenvolvimento da tecnologia e do mercado da estética em si, atualmente a vida útil das próteses de silicone é bastante superior, principalmente quando são comparadas diretamente aos modelos que foram produzidos em tempos mais remotos.

Entretanto, podemos dizer que infelizmente não existem implantes que durarão eternamente, pois a ação do tempo e do atrito, aliadas às compressões e ao desgaste natural do material das próteses afetarão diretamente a vida útil deste tipo de material.

Prótese de silicone: quanto tempo posso ficar com elas?

Como foi dito anteriormente, é impossível precisar quanto tempo o seu silicone vai durar, tendo em vista que existem pacientes com as mesmas próteses há mais de dez anos ao passo de que também existem outras pacientes que realizaram a substituição bem antes deste prazo estendido.

Com isso, como forma de facilitar a compreensão sobre o momento exato de realizar esta troca, seguirão abaixo alguns motivos que podem justificar a substituição das suas próteses:

Contratura capsular

Este tipo de problema que se caracteriza como sendo a perda de elasticidade da cápsula das próteses de silicone. Esta situação, por sua vez, acaba fazendo com que a cicatriz desse procedimento se desenvolva de maneira anormal, gerando assim um constante incômodo por parte das pacientes que vêm a apresentar esta realidade.

Dessa forma, ocorre por diferentes razões como por exemplo: tempo da prótese, infecções causadas no pós operatório ou mesmo deformidades que podem ter acontecido em decorrência de algum tipo de acidente.

Rejeição

Existem algumas situações nas quais pode-se ocorrer a rejeição do material implantado junto ao corpo. Nestes casos, a substituição é recomendada para que, entre outras coisas, não se tenha a ocorrência de um agravamento do quadro que possa vir a causar problemas de ordem médica as pacientes que venham a apresentar este tipo de quadro.

Ruptura

A situação de ruptura das próteses de silicone pode acontecer por diferentes razões, sendo as principais: ação do tempo, traumas, baixa qualidade do material utilizado, entre outras.

Quando este cenário se desponta, surgem alguns sintomas que, por sua vez, são sinais naturais de que existe a necessidade de sua substituição, sendo estes: dores, inflamações ou mesmo deformidades que provocam alterações no aspecto estético e geral das mamas.

Flacidez

A troca de uma prótese de silicone também pode ser indicada quando esta não se torna mais capaz de realizar a correção da flacidez no local onde foi aplicada, ou seja, não mais consegue frear o avanço de uma evidente desproporção das medidas que compreendem tanto a mama quanto a pele de uma paciente em especial.

Prótese de silicone: benefícios de sua aplicação

Como podemos observar em nosso cotidiano, diversos são os motivos que levam as mulheres a realização de um implante de prótese de silicone. Isso se dá muito em partes por conta das grandes vantagens que podem ser obtidas com a submissão a esta nova perspectiva, dentre as quais podemos destacar as seguintes:  

Aumento na autoestima e bem estar consigo mesma

O descontentamento com a sua imagem pessoal pode causar muitos problemas, entre eles a não aceitação de sua própria realidade corporal e o consequente declínio de saúde física e mental.

Neste sentido, a aplicação de silicone pode contornar situações incômodas como estas na medida em que se consegue desenvolver uma nova realidade, pela qual cria-se um novo vigor e motivações para realizar as mais diversas atividades devido a pontos como a felicidade em passar a estar satisfeita com a sua estrutura corporal atual.

Redução da ação do tempo sobre as mamas

Bem sabemos que o efeito do passar dos anos pode aparecer de maneira diferente em cada pessoa. Sendo assim, buscando evitar com que estes efeitos sejam ainda mais nocivos a cada paciente, a aplicação de uma prótese de silicone têm a grande capacidade de fazer com que estes sejam prontamente reduzidos.

Prótese de silicone: cuidados pré-aplicação

Tendo por finalidade garantir tanto o êxito quanto a pronta recuperação das pacientes que passam por este tipo de experiência de aplicação de silicone, alguns cuidados devem ser observados antes mesmo deste fato se tornar uma realidade. Entretanto, para facilitar o correto entendimento sobre como cada uma dessas medidas de proteção podem contribuir para os resultados esperados, tomemos como referência as seguintes ações:

Hidratação da pele dos seios

Esta ação tem por finalidade preparar esta região do corpo para o momento da intervenção estética. Sendo assim, recomenda-se realizar a sua hidratação com produtos que sejam capazes de agir diretamente para facilitar a sua extensão durante o processo cirúrgico.

Realização de exames laboratoriais

Buscando uma certificação sobre as condições tidas como ideais para a realização deste processo de implantação de silicone, torna-se necessária a realização de uma bateria de exames, tais como por exemplo: hemograma, mamografias, teste de coagulação, eletrocardiograma, entre outros.

Suspensão de alcoolismo e tabagismo

Durante os dias que precedem a implantação de silicone, recomenda-se não fazer o uso de bebidas alcoólicas ou mesmo de produtos como os cigarros.

Conversa com o profissional responsável

O diálogo constante com o responsável pelo processo em si é capaz de trazer muitas vantagens para uma paciente, uma vez que será possível estabelecer as reais estratégias com esta aplicação e, por consequência, serem observados e garantidos os objetivos propostos com a realização deste procedimento.

Prótese de silicone: cuidados pós-aplicação

Não podemos deixar de citar que, de igual modo, os cuidados no período que sucede este procedimento são igualmente fundamentais para se chegar às metas traçadas em sua fase de planejamento.

Com isso, por conta de sua representatividade para a saúde das pacientes que passam por esta experiência de implante de prótese de silicone, levemos em consideração as seguintes atitudes:

Repouso

Assim como deve ocorrer no período posterior a qualquer tipo de cirurgia, seja ela com característica estética ou de outras demandas como na correção de problemas de saúde, a prática do repouso deve ser observada considerando-se a real necessidade da preservação do corpo e adaptação a sua nova realidade física.

Respeito às prescrições médicas

Ao obedecer todas as prescrições médicas como, por exemplo, observar os horários definidos para o uso das medicações, as pacientes estão tomando uma atitude que incide diretamente na recuperação de grande parte dos casos.

Isso porque com estas medidas, torna-se possível fazer com que o corpo de cada mulher reaja de maneira positiva a este novo quadro em que está sujeito a passar devido a implantação do silicone. Por razões como estas então, por exemplo, pode-se também ter uma nova perspectiva de superação de possíveis problemas que podem vir a ocorrer quando não são tomados os cuidados necessários em momentos como este.

Alimentação controlada e balanceada

Ao se alimentar de maneira saudável e equilibrada, as pacientes estão automaticamente praticando uma ação que as ajudará, entre outros aspectos, na redução do período de recuperação deste tipo de cirurgia plástica.

De igual maneira, a manutenção de um controle constante sobre os hábitos alimentares também auxilia as pacientes em questões importantes como o equilíbrio do peso corporal, ação esta que possibilita uma assimetria entre a região em questão com o restante de seu corpo.

Evitar direção veicular e exercícios físicos intensos

Estes tipos de ações, por serem consideradas como mais bruscas e intensas, necessitam de um maior espaço de tempo para poderem ser realizadas novamente, uma vez que exigem muito das capacidades física e mental das pacientes que estão em processo de recuperação deste procedimento estético.

A partir disso, o período estimado para o retorno a ações deste tipo compreende o prazo que gira em torno de vinte a trinta dias após o procedimento, a depender do estado de saúde e da capacidade de recuperação de cada paciente em especial.

Próteses de silicone: relevância do trabalho profissional

Levando-se em consideração o fato de que, em muitas situações de nosso dia-a-dia precisamos ter acesso ao suporte técnico necessário para realizar algo no que nos envolvemos, a busca pelo apoio profissional mostra-se uma ação mais do que recomendada, tendo em vista os benefícios aos quais podemos alcançar com esta atitude.

Sendo assim, quando nos referimos à possibilidade da realização de um implante de prótese de silicone, a busca por um especialista da área de estética que seja capaz de estabelecer as estratégias mais adequadas à realidade de cada paciente é uma atitude bastante louvável.

Aqui, com o Dr. Marco Cassol, você tem a total segurança de estar sendo apoiada por um profissional que detêm conhecimento em diferentes vertentes da estética, todas com uma atuação destacada e de qualidade.

Próteses de silicone: relembrando pontos importantes

Como podemos perceber durante todo este material, buscamos evidenciar os principais motivos que nos levam a afirmar que não existe uma prótese de silicone que, por mais que dure por muitos anos, possa ser considerada como vitalícia.

Dessa forma, entre outras coisas, debatemos aqui neste espaço também a questão de como você deve se cuidar tanto nos momentos que antecedem quanto nos que sucedem esta implantação, tudo com o objetivo máximo de preservar a sua saúde e evitar danos que podem ser em alguns casos irreversíveis.

Contudo, é importante ressaltar que você precisa sempre consultar o seu cirurgião plástico de confiança tanto antes quanto mesmo depois do procedimento, para que ele possa lhe instruir corretamente sobre as melhores ações a serem realizadas.

Isto é necessário porque este médico pode acompanhar de perto a sua situação, além de diagnosticar algum problema, realizando o tratamento o quanto antes ou mesmo detectando algum tipo de problema que possa lhe impedir de realizar este procedimento visando a preservação e integridade de sua saúde.

Diante de tudo o que apresentamos até este momento, fica registrado, agora, o sincero desejo de que você possa realmente se cuidar e tenha toda a atenção necessária para que a experiência de realizar uma aplicação de prótese de silicone possa ser a mais tranquila e benéfica possível.

Próteses de silicone: considerações finais

Ao levantarmos com este post muitos pontos relevantes e necessários sobre o que realmente pode influenciar na decisão de realizar a troca de uma prótese de silicone, tivemos como uma das metas destacar que esta situação de substituição deste material pode ser muito mais comum do que se possa imaginar.

Da mesma forma, evidenciamos que esta ação pode ser realizada de maneira simplificada sem demais intercorrências de ordem física desde que tomados os seguintes cuidados, tais como a escolha correta do material e do profissional que conduzirá este tipo de procedimento.

A partir disso, então, fica o desejo de que você possa ter tomado consciência da importância de cuidar-se para que nenhum tipo de problema de natureza mais grave possa vir a acontecer. Sendo assim, desejamos profundamente que você possa ter uma boa sorte na condução da realização do seu procedimento estético, bem como possa ter, a partir de agora, os conhecimentos necessários para saber qual o momento exato de realizar a troca de um silicone!

Por fim, chegando a conclusão deste material, gostaríamos que você realmente possa ter entendido e mais ainda, refletido sobre a certeza de que não há como estabelecer de maneira prática e precisa o período de duração de uma prótese de silicone. Tudo isso porque, como dissemos anteriormente, esta duração pode ser variável de acordo com muitas situações que acabam impactando no tempo de vida útil destes itens.

Leitura complementar: Doctoralia

Tire suas dúvidas ou agende uma consulta com
Dr. Marco Cassol

Compartilhe :

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Marco Cassol

Marco Cassol

Dr. Marco Cassol Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Cirurgia Geral e em Cirurgia Plástica, tem mais de 15 anos de vivência na profissão. Após sua formação, desde 2006. CRM-SP 122955 / RQE 24987 Linkedin .

Artigos relacionados