Você sabia que o material das próteses de silicone não é igual? Além da diferença na composição da prótese de silicone, formato, perfil e tamanho que todos nós já sabemos, elas divergem na textura. Para saber mais sobre o assunto é só acompanhar essa publicação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Atualmente no Brasil todas as próteses têm a mesma composição: gel coesivo de silicone. Apesar disso, existem alguns tipos de superfície à disposição no mercado. Assim como os Tamanhos de Prótese de Silicone
Tópicos do artigo
Entre elas, as Próteses lisa, poliuretano e texturizada.
Prótese Lisa: não é mais comercializada, mas existem pacientes que colocaram silicone com este tipo de superfície que aumenta as chances de contratura capsular;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Prótese de Poliuretano: tem a superfície parecida com um velcro e entre as três, a que tem menores chances de contratura capsular. Tem maior aderência aos tecidos, diminuindo as chances de rotação (quando a prótese “vira” no seio);
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Prótese Texturizada: recebe este nome, pois sua superfície é rugosa, reduzindo as chances de contratura capsular e rejeição, além de um processo de cicatrização mais rápido.

Prótese de Poliuretano e Prótese Texturizada
Existem três tipos de implantes de silicone existentes no mercado: poliuretano e texturizada.
Vamos falar sobre suas vantagens e recomendações. Ficou interessada? Acompanhe:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Prótese texturizada: tem a superfície mais rugosa, o que permite maior aderência com os tecidos vizinhos da mama.
Assim a cicatrização é mais rápida, além de apresentar menores chances de contratura capsular;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Entre as vantagens da prótese texturizada, podemos destacar:
- Superfície mais utilizada pelos cirurgiões plásticos;
- Menos de 10% de chance de desenvolver contratura capsular;
- Bom custo benefício se comparada a superfície de poliuretano;⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀ - Prótese de poliuretano: a mais moderna do mercado, sendo coberta por uma camada externa de poliuretano vulcanizado, também possibilita uma aderência muito maior aos tecidos da pele, sendo a que tem menores chances de desenvolvimento de contratura capsular e rejeição.

Superfície de poliuretano
Como já vimos, a prótese lisa deixou de ser comercializada, graças aos grandes índices de contratura capsular e rejeição.
A boa notícia é que a superfície de poliuretano é uma opção muito melhor, pois permite que o silicone fique parecido com velcro, garantindo a adesão aos tecidos internos.
Leia: Diferença entre Perfil Alto ou Super Alto
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Este fator diminui os riscos presentes na prótese lisa. Apesar disso, não são todos os cirurgiões plásticos que utilizam a superfície de poliuretano, dando preferência a texturizada, graças ao custo-benefício.
Vantagens que cercam o implante de poliuretano:
- Melhora na durabilidade e aderência das próteses;
- Reduz em até 2% as chances de a paciente desenvolver contratura capsular;
- Tem maior aderência, minimizando os riscos de seroma (acúmulo de líquido abaixo da pele, próximo à cicatriz cirúrgica).⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É importante informar, que a superfície de poliuretano é indicada principalmente para pacientes com tendência à flacidez, que tenham tido filhos e sofrido ganho e redução de peso.
Vale ressaltar que o implante pode ser sentido e palpado com facilidade em pacientes magros durante o pós-operatório, mas como ele adere muito rápido, ao fim deste período, o silicone estará integrado ao corpo.

Prótese de superfície lisa
A prótese de superfície lisa. Como já disse antes, ela não é mais comercializada, mas existem muitas pacientes que colocaram silicone com este tipo de implante.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando a superfície da prótese tem essa textura, não apresenta boa aderência ao tecido do corpo, aumentando as chances de rejeição e contratura capsular.
Estes são alguns dos motivos pelos quais essa superfície deixou de ser utilizada.

Prótese de superfície texturizada
superfície texturizada, a mais utilizada atualmente. Com textura rugosa, ela também tem boa aderência aos tecidos internos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com as vantagens da superfície poliuretano (baixo índice de contratura capsular e rejeição), ela apresenta um bom custo-benefício e excelente cicatrização.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Entre seus pontos positivos podemos destacar:
- Redução nas chances de rotação;
- Menos de 10% de chances de contratura capsular;
- Preferência dos cirurgiões.
Qual é o melhor perfil de prótese para mim?
É impossível traçar uma boa resposta para essa pergunta, uma vez que cada pessoa tem suas medidas e particularidades.
O aconselhado é consultar seu cirurgião plástico, a fim de que ele examine seu perfil corporal e diga qual perfil o mais indicado para você.⠀⠀⠀
Converse com seu médico e saiba mais sobre o assunto. Cuide-se!