Marco Cassol, cirurgião plástico especialista em face, ressalta que é importante que a pessoa saiba que a lipoaspiração em geral não é cirurgia para emagrecer. “O paciente deve estar no peso ideal para realizar a retirada de gordura localizada”, diz.
Ainda de acordo com Cassol, o resultado da lipoescultura aparece, em média, depois de quatro meses.
“Nos locais onde retiramos muita gordura nunca mais acontece acúmulo de gordura. Mesmo assim, o paciente deve manter uma dieta hiperproteica para ajudar a manter o resultado da cirurgia”, ressalta Cassol.
Tópicos do artigo
Perguntas e respostas sobre a lipoescultura
Confira os esclarecimentos para as principais dúvidas sobre lipoescultura:
1. Qual a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura?
“Lipoescultura é a lipoaspiração com enxerto de gordura em algum local do corpo. Ou seja, retira-se a gordura de um lugar e se coloca em outro. A lipoaspiração refere-se somente à retirada de gordura por cânulas que fazem a sucção”, explica Cassol.
2. Para quem é indicada a lipoescultura?
“Ela é indicada, basicamente, para os pacientes que precisam preencher algum lugar do corpo ou do rosto com gordura”, diz Cassol.
Vale reforçar que a lipoaspiração e a lipoescultura não são cirurgias indicadas para quem deseja emagrecer. A pessoa deve estar no peso ideal para retirar a gordura localizada de determinadas partes do corpo.
3. A lipoescultura é dolorida? E o pós-operatório?
A recuperação é semelhante à recuperação da lipoaspiração, de acordo com Cassol. “O desconforto é proporcional à retirada de gordura. Quanto mais aspiramos, maior é o desconforto”, diz. Vale ressaltar que a ideia de dor e de desconforto é muito relativa. Algumas pessoas podem sentir mais; outras, menos.
4. Pode-se associar outra cirurgia (como colocação de silicone) à lipoescultura?
Normalmente não se associa outra cirurgia com a lipoescultura, de acordo com Cassol. Marcelo Moreira explica que a colocação de silicone, por exemplo, na mesma cirurgia, até é possível. “Mas só é definido após a realização de exames clínicos, e a liberação do clínico”, destaca.
5. Preciso fazer drenagem após a lipoescultura?
“Drenagem linfática é sempre indicada no pós-operatório, pois ajuda a desinchar e a modelar a gordura”, destaca Cassol.
6. O que é a minilipo?
“Minilipo é exatamente a mesma coisa que a lipoaspiração, só que realizada no consultório (sem os cuidados de um hospital) e com anestesia local (paciente acordado e sentindo toda a manipulação)”, diz Cassol. Ela é considerada uma lipoaspiração pequena, realizada por partes, com volume menor lipoaspirado.
7. Posso fazer a lipoescultura antes de engravidar?
Deve, de acordo com Cassol. “Pacientes que começam a gestação na melhor condição física conseguem manter o melhor resultado e recuperação após a gestação”, diz.
8. Se eu engordar alguns quilos depois, vou perder o resultado da lipoescultura?
“Não perde o resultado, pois onde foi retirado muito tecido gorduroso, o tecido nunca volta a crescer como antes. Mas as outras áreas do corpo acabam sofrendo acúmulo de gordura”, destaca Cassol.
9. Qual o risco de complicações na lipoescultura?
“O mais grave e mais raro é a embolia pulmonar. Mas outros riscos menores sempre existem, como em qualquer cirurgia. Por isso os cuidados de fazer a lipoescultura em hospital preparado, com anestesista especializada e cirurgião plástico qualificado”, ressalta o cirurgião plástico Cassol.
10. Quando poderei voltar a me exercitar depois da lipoescultura?
De acordo com Cassol, em torno de dois meses após a cirurgia.
11. Quando poderei voltar a trabalhar depois da lipoescultura?
Em torno de uma semana depois da cirurgia, de acordo com Cassol.
Clínica de Cirurgia Plástica SP