Mamilo invertido – Tem Solução?

Acompanhe novidades e tire outras dúvidas pelo Instagram: @clinicamarcocassol

Você saberia nos dizer se o problema de mamilo invertido tem, de fato, uma solução viável para ser contornado? Sabe quais são as suas principais causas, bem como a forma de tratá-lo ou mesmo como saber se você está devidamente em um quadro que seja compatível com o mesmo?

Além de uma questão estética em si, o tratamento deste tipo de problema pode ser justificado por diversos motivos, tais como por exemplo o impacto que pode representar no caso de mulheres que, porventura, estejam dentro do período considerado como o de amamentação.

Por isso mesmo e, considerando-se a relevância deste tema para as mulheres como um todo, vamos por meio deste post trazer importantes informações que, por sua vez venham a ser um suporte para a compreensão do que realmente precisa ser feito quando se tem por meta solucionar esta questão.

whatsapp abdominoplastia na cidade de sao paulo
Cirurgia para corrigir os mamilos invertidos

Mamilo invertido e plano: o que são?

Por conta de algumas de suas características específicas, podemos relatar que ambos os casos se tratam de importantes alterações anatômicas na estrutura do mamilo, que como consequência podem prejudicar a “pega” do bebê durante a atividade de amamentação e, consequentemente, acabar por afetar a estética dos seios de tais mulheres.

No caso do mamilo invertido acontece o encurtamento dos ductos mamários que se mantêm aderidos aos planos profundos, dando ao mamilo essa retração. A estrutura mamilar do plano tem pouco desenvolvimento e o formato do bico não é considerado como sendo completo.

Cirurgia para corrigir os mamilos invertidos: como acontece e outras informações sobre o procedimento

Devido ao constante avanço do segmento de estética e de seus métodos inovadores, principalmente no que diz respeito às tecnologias aplicadas aos seus procedimentos, atualmente é possível dizer que o problema dos mamilos invertidos tem solução.

Isso mesmo que você leu. Este tipo de problema, por mais complexo que possa parecer, quando tomadas as medidas cabíveis pode ser perfeitamente contornado!

Como dito anteriormente, existe solução para quem sofre com mamilo invertido ou plano. A cirurgia é feita com anestesia local e é relativamente simples. Ela também pode acontecer durante a mamoplastia, atrelando dois procedimentos a uma única intervenção.

É importante ressaltar que a correção garante a estética dos seios, mas pode não ser eficiente durante a amamentação, além de deixar a região adormecida.

Desta forma, podemos ter que este procedimento é conduzido por meio de uma incisão na região da aeróla, onde neste momento são retiradas todas as aderências no tecido que possam vir a que o mamilo retorne a sua posição considerada como normal.

Por sua vez, no que se diz respeito ao seu tempo de realização, este pode ser estimado em um espaço de tempo que pode compreender cerca de 30 minutos. Entretanto, quando associado a outros procedimentos de estética, este tempo pode ser logicamente estendido para um espaço de tempo mais prolongado.

Por fim, como tudo na vida existem prós e contras para quem quer realizar a cirurgia. Desta forma, recomendamos extremamente que, antes da realização deste tipo de procedimento, você possa conversar com o seu médico e junto dele retirar todas e quaisquer dúvidas sobre a aplicação deste importante assunto.

Cuide-se e lembre-se sempre de que quando todos os cuidados são resguardados, as possibilidades de aproveitar os resultados que podem ser alcançados com este tipo de recurso estético são aumentadas de maneira efetiva e considerável!

Mamilos Invertidos: como saber se tenho?

Se com esta sequência de postagens você está em dúvidas sobre a realidade de seus mamilos e ainda não sabe se eles são planos, invertidos ou normais, trouxe uma explicação mais detalhada. Acompanhe a seguir uma outra orientação sobre este importante tema que precisa ser amplamente discutido:

Mamilos invertidos: principais características de sua formação

O mamilo invertido acaba por criar uma situação na qual faz uma espécie de covinha para dentro no centro. Este aspecto pode ser notado constantemente ou quando é de alguma forma estimulado. Eles podem ficar no mesmo nível da aréola ou podem, de uma outra forma, se afundar no tecido da mama.

Mamilos planos: principais características de sua formação

Por sua vez, os mamilos que podem ser considerados como planos não ficam muito salientes em relação à aréola, mesmo quando estimulados.

Como saber em qual situação está o seu mamilo?

É importante explicar que a condição deste tipo de problema, em especial, pode afetar um ou ambos os mamilos. Se você quer saber qual a real situação de seu mamilo, recomendamos de maneira particular que você faça o “teste do beliscão”.

Neste sentido, este teste consiste na ação de apertar de maneira suave a mama com o polegar e o indicador de ambos os lados da aréola. A partir disso, podemos observar que grande parte dos mamilos se projeta para fora. Entretanto, se o seu estiver em uma situação onde o mesmo se retrair ou ir para dentro criando uma covinha na extremidade, ele pode ser enquadrado como uma situação na qual pode ser chamado de invertido.

whatsapp abdominoplastia na cidade de sao paulo

Mamilos invertidos x amamentação

Mamilos invertidos e amamentação

Dentro de todo este contextos, podemos dizer que sim, muitas são as mães que mesmo apresentando problemas tais como os mamilos invertidos, planos ou mesmo perfurados amamentam seus bebês sem nenhum problema, mas não podemos excluir o fato de que existem outras mães que precisam de um importante apoio adicional.

O que devemos saber nesta parte é que, na grande maioria das situações que envolvem diretamente a amamentação, é que a criança abocanha grande parte do seio e não se limita ao mamilo quando está mamando.

Apesar disso, nos primeiros dias de vida do seu bebê, quando sua boca ainda é muito pequena, sua sucção é menos eficaz. É neste cenário que ele pode ter dificuldade para começar a mamar se seu mamilo for invertido ou mesmo ser considerado como plano.

Pensando em como tornar o processo de amamentação mais facilitado para as mulheres em geral, mesmo em meio e iminência deste tipo de problema, vamos agora dar uma atenção especial a algumas dicas que podem vir a ser úteis neste sentido, sendo que entre as principais medidas dentro desta finalidade podem ser devidamente evidenciadas:

  • Rodar o mamilo: Você pode tentar fazer este movimento com os dedos indicador e polegar, a fim de que o mamilo fique mais saliente;
  • Retirar um pouco de leite: Quando a mama está muito cheia, o mamilo fica menos saliente. Por este motivo é aconselhado retirar um pouco de leite manualmente ou com uma bomba, antes de colocar o bebê ao seio;
  • Evitar usar chupetas ou protetores de mamilos de silicone, pois a criança pode confundir os bicos e depois apresentar dificuldade em pegar no mamilo.

Mamilos Invertidos: importância do acompanhamento profissional

Devido ao fato de se tratar de um problema que pode trazer importantes consequências para as mulheres, o mesmo precisa ser devidamente acompanhado por um responsável que esteja qualificado para o exercício deste tipo de função.

Desta maneira, podemos observar também que ao fazer o uso desta alternativa de escolha por um profissional especializado, têm-se acesso a uma série de benefícios, tais como a maior segurança na realização deste tipo de procedimento em especial.

Aqui, com o Dr. Marco Cassol, você tem a segurança de estar sendo apoiada em todos os momentos por um profissional extremamente capacitado para a realização de reparos neste e em outros tipos de problemas estéticos.

Mamilos Invertidos: rememorando pontos importantes desta discussão

Como podemos ver ao longo de todo este texto, tivemos a pretensão de esclarecer da melhor forma possível quais são as causas bem como as soluções para um determinado tipo de problema que repercute na estética corporal de muitas mulheres.

Neste sentido, temos também que a partir da intervenção estética a ser utilizada nestes casos, que mostra-se mais eficaz na realização de processos cirúrgicos, pode-se chegar a uma realidade pela qual este problema consegue ser contornado de maneira expressiva.

Para encerrar este tópico em especial, recordemos de que neste artigo também foram levantados a importância que a prática de alguns procedimentos possui para facilitar o processo de identificação deste tipo de problema.

Isso, por sua vez, faz com que por exemplo ao ser detectado em fases mais iniciais, tanto a sua recuperação quanto os resultados a serem alcançados com o tipo de tratamento proposto possam ser, de fato, otimizados.

Mamilos Invertidos: considerações finais

Ao chegar neste ponto específico deste texto, podemos observar que ao longo do mesmo buscamos fazer com que pudesse ser do alcance de todos o acesso a informações importantes que, de fato, viessem a aliviar a certa angústia que as mulheres podem nutrir quando tem este tipo de problema.

Neste contexto, podemos considerar a situação na qual temos o fato de que o problema de mamilos invertidos quando não solucionado pode impactar em diferentes aspectos do cenário feminino, como a prática e necessária ação de amamentar os seus filhos neste importante período de suas vidas.

Concluindo toda esta discussão que foi posta à tona neste texto em especial, fica de forma simultânea o convite para que você possa continuar acompanhando os conteúdos que são frequentemente elaborados neste espaço. A partir disso, então, esperamos que você possa ter compreendido um pouco mais sobre este importante assunto que causa tanto incômodo para muitas mulheres de diferentes realidades.

Leia mais aqui.

whatsapp abdominoplastia na cidade de sao paulo
4.8/5 - (13 avaliações)

Tire suas dúvidas ou agende uma consulta com
Dr. Marco Cassol

Compartilhe :

Marco Cassol

Marco Cassol

Dr. Marco CassolFormado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Cirurgia Geral e em Cirurgia Plástica, tem mais de 15 anos de vivência na profissão. Após sua formação, desde 2006.CRM-SP 122955 / RQE 24987 Linkedin. Siga no Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados