Mamilo invertido – Tem Solução?

Hoje quero conversar com vocês sobre duas situações que afetam algumas mulheres.

Olá, eu sou o Dr. Marco Cassol, e neste vídeo eu explico sobre Mamilo Invertido.

Mamilo invertido e plano:

Ambos são alterações anatômicas na estrutura do mamilo que podem prejudicar a “pega” do bebê durante a amamentação e afetar a estética dos seios.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No caso do mamilo invertido acontece o encurtamento dos ductos mamários que se mantém aderidos aos planos profundos, dando ao mamilo essa retração. A estrutura mamilar do plano tem pouco desenvolvimento e o formato do bico não é completo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Mamilo invertido - Tem Solução? 1
Cirurgia para corrigir os mamilos invertidos

Mamilos invertidos tem solução

Isso mesmo que você leu!

Como dito anteriormente, existe solução para quem sofre com mamilo invertido ou plano. A cirurgia é feita com anestesia local e é relativamente simples.

Ela também pode acontecer durante a mamoplastia, atrelando dois procedimentos a uma única intervenção.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É importante ressaltar que a correção garante a estética dos seios, mas pode não ser eficiente durante a amamentação, além de deixar a região adormecida.

Como tudo na vida existem prós e contras para quem quer realizar a cirurgia. Converse com seu médico e tire suas dúvidas sobre o assunto. Cuide-se e aproveite os resultados!

Mamilos Invertidos, como saber se tenho?

Se com esta sequência de postagens você está em dúvidas sobre seus mamilos e ainda não sabe se eles são planos, invertidos ou normais, trouxe uma explicação mais detalhada.

Acompanhe:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O mamilo invertido faz uma covinha para dentro no centro. Este aspecto pode ser notado constantemente ou quando é estimulado.

Eles podem ficar no mesmo nível da aréola ou podem se afundar no tecido da mama. Os planos não ficam muito salientes em relação à aréola, mesmo quando estimulados.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É importante explicar que a condição pode afetar um ou ambos os mamilos. Se você quer saber qual seu tipo, faça o “teste do beliscão”.

Aperte de maneira suave a mama com o polegar e o indicador de ambos os lados da aréola. Grande parte dos mamilos se projeta para fora, se o seu se retrair ou ir para dentro criando uma covinha na extremidade, ele é invertido.

Mamilo invertido - Tem Solução? 2
Mamilos invertidos e amamentação

Sim. Muitas mães com mamilos invertidos, planos ou perfurados amamentam seus bebês sem nenhum problema, mas existem outras que precisam de apoio adicional.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O que devemos saber é que a criança abocanha grande parte do seio e não se limita ao mamilo quando está mamando.

Apesar disso, nos primeiros dias de vida do seu bebê, quando sua boca ainda é muito pequena, sua sucção é menos eficaz. É neste cenário que ele pode ter dificuldade para começar a mamar se seu mamilo for invertido ou plano.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Abaixo algumas dicas para facilitar a amamentação:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
– Rodar o mamilo: Você pode tentar fazer este movimento com os dedos indicador e polegar, a fim de que o mamilo fique mais saliente;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
– Retirar um pouco de leite: Quando a mama está muito cheia, o mamilo fica menos saliente.

Por este motivo é aconselhado retirar um pouco de leite manualmente ou com uma bomba, antes de colocar o bebê ao seio;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Evitar usar chupetas ou protetores de mamilos de silicone, pois a criança pode confundir os bicos e depois apresentar dificuldade em pegar no mamilo;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
– Entre outros.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Cuide-se!

Tire suas dúvidas ou agende uma consulta com
Dr. Marco Cassol

Compartilhe :

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Marco Cassol

Marco Cassol

Dr. Marco Cassol Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Cirurgia Geral e em Cirurgia Plástica, tem mais de 15 anos de vivência na profissão. Após sua formação, desde 2006. CRM-SP 122955 / RQE 24987 Linkedin .

Artigos relacionados