Prótese de Silicone – 21 Coisas Que Precisa Saber!

Prótese de Silicone – 21 Coisas Que Precisa Saber!

86 / 100 SEO Score

Segundo as estatísticas da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos, a cirurgia de implante de silicone foram os procedimentos cirúrgicos cosméticos mais solicitados em 2018.

Como cirurgião plástico em São Paulo, Marco Cassol, o especialista em prótese de silicone, compartilharei aqui algumas dicas sobre o que você deve saber antes de realizar a Cirurgia de Prótese de Silicone.

Prótese de Silicone - somente uma vez
Substituição da Prótese Silicone

1. Silicone somente uma vez?

Sua primeira cirurgia de prótese de silicone, provavelmente não será a última… 25% das mulheres precisarão de outra cirurgia após 10 anos da cirurgia… pois os implantes de silicone AINDA não duram para sempre.

Quando trocar as Próteses de Silicone?

  • Próteses que tenham prazo de validade (as mais antigas principalmente) devem ser trocadas entre 10 e 25 anos. As que são feitas de gel coesivo, de maneira geral, não precisam ser substituídas tão cedo. Apesar disso, uma revisão a cada 10 anos é necessária;⠀⠀⠀
    ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • Em casos de prótese grande, elas podem gerar rugas ou pregas na pele. Isso pode acontecer em pacientes com pele muito fina e com pouco tecido gorduroso para dar sustentação à pele;
  • Situações que envolvem acidentes automobilísticos, perfuração por arma de fogo ou incidentes durante a prática de esportes, também exigem a substituição das próteses mamárias.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, as próteses de silicone não têm um limite de vida útil definido.

A troca é recomendada quando há algum problema detectado tanto na paciente quanto no silicone.

Perda de peso, gravidez e mudança de preferência são outros fatores que podem levar o paciente a fazer outra cirurgia depois de alguns anos.


Quanto custa a cirurgia de silicone
Valor da Cirurgia de Prótese de Silicone

2. O valor da cirurgia

Sua Cirurgia de Prótese de Silicone pode custar entre R$ 9.000 ou mais…

Não existe um padrão, é um valor médio, de acordo com as estatísticas de 2016 da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos, baseia-se apenas na taxa de alguns cirurgião e não inclui o custo da anestesia, instalações e materiais (pontos, bandagens, cortinas, etc.).

O preço da prótese de silicone também dependerá do cirurgião plástico, paciente e região. Já o custo da redução da mama, no entanto, varia muito de paciente para paciente.

O valor de um procedimento de redução dos seios pode levar até três a quatro vezes mais do que um aumento, e o custo refletiria isso. 


cronograma da cirurgia de prótese de silicone
cronograma da cirurgia de prótese

3. Recuperação após os Silicones

Geralmente, as pacientes só terão que tirar cinco a sete dias de folga para um aumento de mama e aproximadamente o mesmo para uma redução da mama.

Você não estará se sentindo 100 por cento após essa semana, mas estará em boa forma para voltar ao escritório se seu trabalho não exigir trabalho manual.

No entanto, se a prótese de silicone for colocada atrás do músculo em vez de no topo (muitas mulheres optam por fazer isso para uma aparência mais realista e menos chance de uma cicatriz se formar ao redor do implante), a recuperação será um pouco mais difícil e você pode ficar dolorida por mais tempo.


4. Silicone x Seios de verdade

Os seios com implantes de silicone são diferentes ao toque do que os seios verdadeiros.

Embora os seios com silicone pareçam semelhantes aos seios verdadeiros, eles ainda são artificiais e não se parecem com o tecido mamário natural.

É mais provável que você perceba que há um implante em uma mulher que possui pouco tecido mamário do que uma mulher que tinha mais tecido mamário.

Próteses de silicones menores e aqueles que são colocados abaixo do músculo da mama são mais difíceis de detectar.

Tipo de prótese de silicone
Formatos de Silicone

5. A Decisão do Tamanho

Você pode experimentar diferentes tamanhos de silicone antes de decidir por um simulador 3D.

Hoje em dia, alguns cirurgiões já trabalham com softwares que conseguem simular o tamanho do silicone escolhido pela paciente, com uma foto tirada no ato de uma consulta com o cirurgião. Auxiliando melhor a paciente sobre uma idéia do tamanho de silicone  ideal para você

6. Próteses de Silicone muito grande

silicone muito grande
Os riscos das próteses muito grande

As próteses de silicone muito volumosas apresentam maiores chances do surgimento de estrias, por exemplo.

Para que isso não aconteça, é importante que a paciente entre em acordo com o cirurgião plástico, durante a escolha do tamanho. 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O bom senso deve prevalecer em qualquer área da nossa vida e na escolha das próteses isto não deve ser diferente.

Evite se comparar a outras pessoas, lembre-se que todos temos tamanho, peso e medidas diferentes, logo, os resultados também serão. 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Cuide-se e pondere suas escolhas, para que o procedimento seja eficaz! 

8. Sensibilidade nos mamilos

Você pode perder a sensação em seus mamilos após um aumento ou redução dos seios.

Perda de sensibilidade nos mamilos pode ocorrer sempre que houver cirurgia nos seios. Isso depende de vários fatores, incluindo o formato da mama e o tipo de cirurgia realizada nos seios.

Mesmo se você perder a sensibilidade em seus mamilos, eles ainda responderão ao frio e à estimulação ( você também pode sentir dor mesmo que você não consiga senti-lo).

9. Doenças X Prótese de Silicone

Você não será uma ótima candidata a um implante de silicone se tiver um histórico familiar muito forte de câncer de mama, obesidade ou tabagismo.

Todos esses fatores aumentam os riscos e complicações durante e após a cirurgia. Se você tiver algum problema médico significativo, precisará ser avaliado e esclarecido antes da cirurgia ao seu cirurgião. 

10. O Cirurgião Plástico

Nem todos os “cirurgiões plásticos” são certificados e confiáveis para realizar uma cirurgia de implante de silicone. 

Pesquise cuidadosamente cirurgiões que atendam a determinados critérios antes de escolher um. 

Em primeiro lugar, certifique-se de que o cirurgião é certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, como demonstra a foto abaixo.

Dr. Marco Cassol – Cirurgião Plástico – CRM-SP 122955 / RQE 24987

Em seguida, certifique-se de que o cirurgião tenha experiência no tipo de cirurgia que você deseja realizar.

Peça para ver um corpo de seu trabalho e fotos antes e depois. Marque uma consulta e tenha uma ideia da abordagem do cirurgião escolhido. 

11. Tipos de Silicone

Você tem a escolha de dois implantes de silicones diferentes:

O silicone e solução salina. Porém 84% dos implantes usados ​​em 2016 eram de silicone e o restante, de solução salina.

Ambos os implantes têm vantagens e desvantagens. Os implantes de silicone parecem mais realistas, mas é mais difícil detectar se há rupturas no implante devido à sua consistência gelatinosa.

Os implantes salinos, por outro lado, mostrarão ondulações em certas áreas de seus seios, mas como eles têm um preenchimento semelhante à água, eles o alertarão mais cedo se houver um vazamento diminuindo visivelmente de tamanho ao longo do tempo.

Veja mais sobre Tipos de Prótese de Silicone

12. Preenchimento com gordura

Você pode mover a gordura de outro lugar do corpo para colar nos seios.

É um novo processo chamado transferência de gordura autóloga. Poucas pessoas são candidatas a esse procedimento. Consulte uma avaliação com o seu cirurgião plástico para entender melhor. 

areoloplastia
Areoloplastia – redução das aréola e mamilos

13. Redução de aréola e dos mamilos

Este procedimento é chamado de areoloplastia. Muitas vezes as mulheres que recebem uma redução também terão uma redução de aréola, então a aréola é proporcional ao novo tamanho da mama.

A areoloplastia é a cirurgia para redução dos mamilos e aréola. Apesar de ser feito de forma isolada, a intervenção costuma ser associada a outros procedimentos na região, como a mamoplastia de aumento, por exemplo. 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A areoloplastia é um procedimento simples e vem ganhando diversos adeptos no mundo inteiro.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo jornal australiano Huffington Post, em 2017, a procura pela diminuição das aréolas e/ou mamilos aumentou em 30%, em todo o mundo. 
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A cicatriz ao redor da aréola reduzida fica camuflada. Apesar disso, outras cicatrizes irão depender da associação do procedimento com outras técnicas cirúrgicas. Converse com seu médico e tire suas dúvidas sobre o assunto.

Cirurgia Plástica – Aumento e redução dos seios.

14. Avaliação do Cirurgião

Você não pode fazer uma avaliação e dizer que quer o tipo de implante X através da localização da incisão X.

Você e seu cirurgião plástico decidirão qual opção de incisão é melhor para você: incisão axilar, incisão no sulco da mama (sulco inframamário) ou remoção da aréola.

Seu médico levará em consideração o tamanho e a forma do seio inicial, o tecido mamário e uma série de outros fatores antes de recomendar quais opções são melhores para você e seu corpo.

15. Mamografia

Qualquer cirurgia de mama pode ter um pequeno efeito no rastreio do cancro da mama no futuro.

A saúde da mama é importante. Antes da cirurgia, faça um exame de mama adequado com seu ginecologista.

Se você esta acima de 40 anos, faça uma mamografia. A maioria dos mamógrafos não tem problemas se o implante é colocado atrás do músculo, mas é importante discutir com o seu cirurgião.

16. Exercícios pós cirurgia de prótese

Exercício, especialmente cardio, que envolve muito esforços, é restrito após a cirurgia.

Embora você possa começar a fazer cardio leve novamente após uma semana, algumas pacientes precisará limitar seu exercício por algumas semanas.

17. Silicone pós-parto

Os implantes são mais confortáveis ​​se o procedimento for realizado no pós-parto, e não antes de o paciente ter filhos.

Qualquer implante colocado sob o músculo aumentará os níveis de desconforto. Portanto, a cirurgia depende muito do organismo de cada paciente.

18. O Peso dos seios

Os seios aumentados afetarão sua postura como o peso dos seios naturais.

A diferença de peso entre volumes iguais de salina, silicone e tecido mamário é pequena ou nula, portanto, um corpo A natural e um corpo B com próteses de silicones, terá o peso muito semelhante.

Se você escolher um tamanho de implante proporcional ao seu tórax, você verá pouco efeito em sua postura. No entanto, se você escolher grandes implantes, sentirá alguns efeitos.

19. Pacientes Magras

Na hora de escolher, é preciso levar em conta fatores como o tamanho global da mama pré-existente e a qualidade da pele local.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O cirurgião plástico precisa encontrar o equilíbrio entre o tamanho da paciente, seu tórax e de suas mamas, para que o resultado fique harmonioso e natural.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É importante ressaltar que o tamanho das próteses deve ser um consenso entre a paciente e o médico, para atender suas expectativas sem deixar de respeitar suas características físicas.

20. Tamanho dos Seios

É possível que seus seios possam voltar a crescer depois de uma redução.

No entanto, se o procedimento for feito após a gravidez e o seu peso permanecer consistente, é improvável que o tamanho da sua mama mude.

autoestima

21. Faça o que te deixa feliz!

Faça as seguintes perguntas e sinta-se à vontade com suas respostas antes de fazer a cirurgia:

  • Quanto minha situação atual me incomoda?
  • Por que eu quero esse procedimento?
  • Quão animada estou para passar com isso?
  • Posso lidar com o tempo de folga do trabalho e exercício?
  • Quanto estou disposta a ter os cuidados com esta cirurgia?

Se você está infeliz com a aparência dos seus seios e deseja mudanças, saiba que este post foi feito para atender suas necessidades.

Existem três intervenções relacionadas a região mamária:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉 Prótese de silicone: Elas aumentam a projeção e volume das mamas, melhorando o equilíbrio do corpo;⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉 Lifting de mama: Levantam as mamas caídas;⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👉 Redução de mama: Em casos de seios muito grandes, essa cirurgia reduz o volume para equilibrar seu corpo.

Sobre O Autor

Marco Cassol

Marco Cassol

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Cirurgia Geral e em Cirurgia Plástica, tem mais de 15 anos de vivência na profissão. Após sua formação, desde 2006. CRM-SP 122955 / RQE 24987

Posts relacionados

Open chat
Deseja agendar uma consulta?