Prótese de Silicone diminui com o tempo?

Você, sabe responder se uma prótese de silicone diminui com o tempo? Sabe, ainda, nos dizer quais são os fatores que podem ou não vir a influenciar diretamente na solução deste questionamento? Ou mesmo, o que se considerar para chegar à escolha da melhor opção de profissional para realizar essa vertente de procedimento estético?

Tais perguntas são pertinentes no contexto atual que vivenciamos, pois podemos perceber que, a preocupação com a beleza estética tornou-se uma das prioridades de muitas mulheres. Estas, por sua vez, buscam estar cada vez de acordo com os “padrões de beleza” existentes na sociedade.

Contudo, se você ainda não compreende bem o que, ao certo, contribui para a resposta das perguntas que fizemos acima, não se preocupe. Com este post, abordaremos, de maneira clara, o que realmente acontece com este tipo de “produto” com a ação do tempo, bem como demonstrar o que realmente pode ocorrer com o passar dos anos.

acomodacao das proteges de silicone
Tempo para o resultado final das próteses de silicone

Prótese de silicone: ação do tempo

Como dito anteriormente, o grande foco deste texto volta-se para a questão da diminuição da prótese de silicone com a ação do tempo, no sentido de saber se isso é um fato ou apenas uma preocupação sem mais fundamentos.

A partir disso, podemos então afirmar que não, as próteses de silicone não diminuem com o tempo, uma vez que sua estrutura se mantém inalterada, apresentando, por fim, o mesmo volume escolhido especialmente pelo paciente.

O que realmente acontece é que, logo após este procedimento estético, as mamas ficam mais inchadas por um período que pode durar até noventa dias. Quando este edema diminui, temos que o que, de fato, aparece, é o tamanho real planejado para o resultado do implante de mama.

Volume de silicone: verdades e mitos

Quando nos referimos à questão do volume de silicone, muitas são as mulheres que “cultivam”, dentro de si, diversas perguntas e dúvidas sobre este tema.

Muitas delas, justamente devido ao desconhecimento das verdades do assunto, acabam de maneira equivocada relatando que o silicone é capaz de perder volume.

Tal afirmação é por demais errada pois, o que na verdade acaba ocorrendo é a simples, porém notória redução do inchaço no local operado, e não a perda de volume das mamas em si.

Este cenário de volta da estabilidade do tamanho das mamas acontece, principalmente, por questões de anatomia particulares de cada mulher, sendo que esta diferença acaba por gerar uma certa complexidade em alguns casos, fazendo com que, por exemplo, possa existir uma região que apresente maior inchaço se comparada à outra.

Contudo, é preciso entender que, o inchaço na região que passou pela cirurgia, no caso as mamas, deve ser encarado como um fato natural. Sendo assim, não há necessidade de se ter espaço para despertar uma certa ansiedade ou mesmo medo por achar que esta situação trata-se de um equívoco provocado pelo especialista responsável pela intervenção no local.

Prótese de silicone: tempo de acomodação

Bem sabemos que, assim como ocorre nas demais intervenções cirúrgicas as quais podemos nos submeter ao longo de nossa vida, o ato de passar por um procedimento estético, como por exemplo, uma implantação de próteses de silicone demanda um certo período de adaptação e recuperação posterior de modo específico em cada caso.

Sendo assim, é importante ressaltar o fato de que, após a realização do implante de próteses mamárias, estas acabam passando por um processo “natural” de acomodação, tendo em vista que, a partir de agora passam a ocupar um espaço no corpo que não era preenchido.

Todavia, existem alguns fatores que podem intervir neste alojamento, o que, por sua vez, pode repercutir na variação do tempo de acomodação mamária, conforme as especificidades de cada corpo. Dentre estes, por sua importância neste processo, podemos destacar:

Revestimento do implante

Podemos dizer que existe uma certa alternância de resultados conforme o material usado no revestimento do implante em si. Isso ocorre, também, muito por conta da necessidade e da preferência de cada paciente em relação à qual material pretende utilizar neste tipo de procedimento.

Saúde da pele paciente

Bem sabemos que, o cuidado com a regularidade de hábitos saudáveis pode influenciar diretamente em muitas “frentes” de nosso corpo e, nesse cenário, a pele também está devidamente incluída.

A partir disso, podemos entender que, à medida em que se consegue chegar a um estado de ter uma pele considerada por especialistas como sendo “saudável”, a possibilidade de alcançar de maneira mais ágil uma pronta recuperação dos procedimentos estéticos pode aumentar consideravelmente.

Variação entre as mamas

Dentro deste processo, é importante destacar também que, por questões naturais, a prótese de um seio pode vir a evoluir para o alojamento final de forma mais acelerada do que a do outro seio.

Silicone cai com o tempo?

Até este ponto do texto, você pode ter percebido que muitas mulheres optam por realizar procedimentos estéticos por conta da busca em potencializar seus traços corporais. No entanto, uma dúvida dentro deste contexto se faz muito comum: será que o silicone cai com o tempo?

Tendo em vista este importante questionamento, podemos responder que sim, este fato acaba por acontecer. Isso ocorre pois, como qualquer efeito da gravidade, mesmo com a prótese de silicone, as mamas podem cair com o passar dos anos, principalmente por conta da elasticidade da pele de cada paciente e de sua glândula mamária, já que o silicone não têm a mesma característica da glândula.

Implante de mama: cuidados no pré-operatório

Os cuidados com uma cirurgia plástica precisam englobar, também, a fase anterior ao processo. Tudo isso para garantir o sucesso e a normalidade na sua condução.

A partir disso, por sua representatividade para os momentos que antecedem um implante de mama, tomemos como referência os seguintes passos:

  • Realização de exames: para se certificar da aptidão para o procedimento, busque fazer todos os exames preparatórios que, porventura, sejam recomendados;
  • Hidratação: busque hidratar a pele das mamas, para que a mesma seja capaz de fazer com que se “estique” naturalmente.

Implante de mama: cuidados no pós operatório

Assim como ocorre no cenário citado acima, é preciso que se tenham alguns cuidados quando do momento posterior ao procedimento estético em questão.

Sendo assim, por sua capacidade de contribuir para o êxito na pronta recuperação das pacientes, levemos em consideração os seguintes pontos:

  • Descanso: é preciso se atentar para não buscar o retorno à rotina em um tempo que seja consideravelmente abaixo do recomendado pelos especialistas;
  • Movimentação: neste ponto, certifique-se sobre o cuidado com a frequência das ações durante o dia.

Prótese mamária x faixa pós cirúrgica

O constante avanço das técnicas associadas à estética proporcionou, entre outras coisas, o surgimento de novos aparelhos destinados a melhorar a recuperação das pacientes que passam por uma experiência de cirurgia plástica.

O exemplo mais emblemático, neste caso, talvez seja as faixas pós-cirúrgicas. Com sua ação, torna-se possível fazer com que, por exemplo, a região do colo possa ser pressionada e, com isso, tendenciada a ser reconduzida para a posição tida como “normal”.

Prótese de silicone: perigos na escolha do profissional

Após chegar à conclusão da realização de qualquer tipo de procedimento estético, é preciso que se tenha uma atenção especial quanto à escolha do profissional que o conduzirá.

Isso porque não podemos negar que existem diversos fatores que precisam ser cuidadosamente analisados, tendo como objetivo o alcance do melhor resultado possível.

Entretanto, justamente por conta dos perigos que podem estar neles envolvidos, podemos citar os seguintes riscos iminentes à partir de uma escolha equivocada neste sentido:

Custo cobrado pelos procedimentos estéticos

Quando se pretende realizar a seleção das opções de locais tendo por base, unicamente, o fator do preço a ser cobrado pelo serviço, pode-se sujeitar a encontrar o menor preço.

No entanto, corre-se o risco de encontrar soluções que não sejam capazes de propiciar outros elementos fundamentais, como a qualidade no procedimento.

Análise das competências profissionais do responsável pelo procedimento

Alguns fatores como, por exemplo, ter uma certa “pressa” com relação à urgência da realização das cirurgias plásticas pode resultar em falhas na análise tanto da credibilidade quanto, principalmente da competência do profissional responsável por esta ação.

Iminência de erros de ordem médica

Possibilidade de alguns erros de ordem médica, que podem inclusive, às vezes, serem irreversíveis, como por exemplo em casos mais extremos em que ocorrem demais problemas que podem levar à situações como o óbito.

Podemos observar então que, na busca pelo sucesso de quaisquer tipos de procedimentos estéticos, como por exemplo o implante de próteses mamárias, torna-se necessário a busca pela relação de custo x benefício que seja minimamente favorável à realidade do paciente.

Entretanto, é preciso que se entenda que não se pode abrir mão de pontos importantes como a segurança em todo o decorrer do processo cirúrgico.

Prótese de silicone: escolha correta do profissional

Assim como acontece com as demais situações de nossa vida, tão importante quanto a decisão em si de se submeter a este tipo de procedimento estético, está a escolha do profissional que, por sua vez, seja suficientemente qualificado para a realização do mesmo.

Esta ação de escolha deve ser encarada como uma das prioridades, à medida em que será ela a “responsável” direta pelo sucesso deste procedimento, tendo em vista a qualidade e a experiência profissional da pessoa escolhida para a sua condução.

Implante de próteses mamárias: vantagens da escolha de um bom profissional

Considerando-se os pontos levantados até aqui neste conteúdo, observamos a existência de alguns fatores que podem ter o “poder” de fazer tanto com que a experiência de passar por um procedimento estético seja a mais segura possível, quanto a atração de benefícios para quem opta por se submeter a eles.

Contudo, devido à sua representatividade para o alcance do sucesso deste e de outros tipos de intervenções estéticas, podemos citar, como principais benefícios da atitude da escolha pelo melhor profissional possível, os seguintes aspectos:

Segurança

Ao selecionar um profissional que seja capaz de utilizar os melhores métodos para a realização deste tipo de procedimento estético, têm-se uma maior segurança na condução do procedimento.

Isso ocorre de maneira mais significativa principalmente quando levamos em consideração questões como a credibilidade do profissional quanto ao combate à ocorrência de possíveis falhas durante a sua realização.

Custo X Benefício

É evidente que nada substitui o valor de nossa saúde, entretanto, quando tratamos de assuntos como a realização de um procedimento cirúrgico, podemos pensar com carinho especial na questão da relação de custo x benefício que seja mais vantajosa para si mesma.

Neste sentido, saber escolher a opção que agrega mais valor aos seus objetivos com o procedimento que pretende fazer pode ser decisiva, uma vez que poderão, por exemplo, ser evitados gastos desnecessários com novas intervenções provenientes de alguns equívocos que porventura possam ser cometidos quando da execução de cirurgias como esta.

Capacidade de recuperação e acompanhamento

Precisamos compreender que, quem deseja se submeter a um procedimento de estética, seja ela qual for, precisa se precaver em dois cenários distintos com relação aos cuidados necessários a serem praticados: tanto no pré-operatório quanto no pós-operatório.

Isso deve ocorrer para que, dentre outras coisas, exista a possibilidade de um acompanhamento completo em todas as etapas do procedimento em questão.

A partir disso e, levando-se em consideração o fato de que, como já mencionado neste texto existir uma certa variação entre o período de recuperação para cada caso em especial, ter o entendimento de que para se ter os resultados pretendidos com esta cirurgia, é necessário ter uma supervisão capaz de proporcionar os cuidados com as fases que o envolvem mostra-se como sendo uma atitude um tanto quanto sensata e necessária.

Instalações físicas

Por fim, e não menos importante, chegamos ao ponto das instalações físicas do espaço em que será realizada a intervenção estética.

Este é um ponto muito importante a ser considerado, pois, por meio deste é possível assegurar, ou não, a qualidade dos materiais a serem postos em uso para a conclusão de cada fase dos procedimentos nele realizados, bem como, da mesma forma, garantir o suporte técnico para proporcionar o seu melhor andamento.

Aqui, com o Dr. Marco Cassol, você pode ter a certeza de estar sendo assessorada por um profissional de extrema capacidade técnica, com experiência nos mais diferentes graus de complexidade de procedimentos estéticos.

Considerações finais

Como podemos notar ao longo de todo este post, muitas mulheres reconhecem a importância da busca por métodos que vão contribuir para a melhoria de sua aparência física e, por isso mesmo, passam a ter como uma certa prioridade a realização de tais procedimentos estéticos, sejam eles mais simples ou mais complexos.

Neste sentido, existe também uma certa preocupação com o sucesso destas intervenções. Isso porque, se realizadas por pessoas que não possuem a capacidade técnica ou mesmo a formalidade que tais métodos demandam, corre-se o sério risco de ocorrerem falhas por demais irreversíveis.

Com isso, vimos então que, a escolha correta do profissional responsável por toda a condução de procedimentos como, por exemplo, a implantação de próteses de silicone é uma atitude por demais cautelosa, uma vez que tal decisão não pode estar amparada unicamente em fatores como o valor ou a facilidade em se realizar procedimentos de igual complexidade.

Entre em contato conosco, e venha conhecer todas as nossas soluções em procedimentos estéticos. Estamos preparados para te atender da melhor maneira possível e, com isso, lhe oferecer a oportunidade de realçar ainda mais a sua beleza e autoestima.

Por fim, esperamos sinceramente que, ao fim deste conteúdo, você possa ter compreendido o que realmente, de fato, pode contribuir para a resposta de perguntas como as que estejam relacionadas a se uma prótese de silicone diminui com o tempo

Tire suas dúvidas ou agende uma consulta com
Dr. Marco Cassol

Compartilhe :

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Marco Cassol

Marco Cassol

Dr. Marco Cassol Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Cirurgia Geral e em Cirurgia Plástica, tem mais de 15 anos de vivência na profissão. Após sua formação, desde 2006. CRM-SP 122955 / RQE 24987 Linkedin .

Artigos relacionados