Silicone e amamentação

Próteses de Silicone e Amamentação

Muitas mulheres possuem a dúvida se conseguirão amamentar após a cirurgia de prótese de silicone.

Essa é a dúvida de muitas pacientes. No vídeo de hoje eu explico se a prótese de silicone interfere na amamentação.

Prótese de Silicone e amamentação é um assunto que costuma gerar ansiedade entre as mulheres que querem colocar suas próteses de mama e futuramente ter filhos. De modo geral, a colocação de prótese de silicone para aumentar os seios não impede a amamentação.

Converse com o cirurgião plástico

O tipo de cirurgia de implante de silicone (incluindo local do corte e região onde a prótese de silicone é colocada) pode, no entanto, ter algum efeito sobre a produção ou escoamento de leite.

É por isso que se recomenda que mulheres que pensam em fazer a cirurgia e ainda pretendem ter filhos conversem com o médico para ter certeza de que a técnica usada seja compatível com o aleitamento materno.

Entenda melhor como são colocadas as próteses de silicone pelo umbigo, aréola, axila ou abaixo da mama.  

O caminho para a decisão de colocar prótese de silicone também é cheio de questionamentos, muitas mulheres querem fazer a cirurgia plástica, mas ficam em dúvida se poderão ou não amamentar.

O Silicone pode alterar a produção de leite?

Não! Pacientes que colocam próteses de mama podem amamentar normalmente. O implante, em si, não impede a amamentação, pois não costuma alterar a estrutura da mama, apenas o seu tamanho e formato.

Isso não significa que todas as mulheres irão amamentar, uma vez que este processo tem uma série de fatores que o influenciam.

O organismo da mulher irá produzir o leite normalmente, porém, a sua ejeção depende da produção de ocitocina, que é hormônio da felicidade.

Para que isso aconteça, é importante que a mamãe esteja muito bem consigo mesma, em um ambiente confortável e agradável e, principalmente, em muita conexão com o bebê.

Depois de Amamentar o Silicone Cai?

A pele pode ficar flácida após a lactação: as glândulas produzem leite e ele fica armazenado no peito, fazendo com que a pele estique um pouco.

Após o processo de amamentação, o líquido seca e os seios tendem a ficar menos firme.

Algumas técnicas de colocação da prótese, no entanto, podem pesar menos. As próteses que são colocadas atrás dos músculos sedem menos do que as colocadas em baixo da glândula porque são mais sustentadas pelo corpo.

Posso usar bombinha de tirar leite?

Sim, as bombinhas também podem ser utilizadas por mulheres com próteses de silicone.

Existe Algum Silicone Que Não Pode Amamentar?

Na maioria dos casos, as próteses de silicone não causam problemas, nem impede a amamentação porque não costuma alterar a estrutura da mama, apenas o tamanho e o formato das próteses de silicone.

No entanto, se a prótese for colocada pela base da mama ou pela axila.Se ela for colocada pelas aréolas, os ductos mamários (canais que levam o leite das glândulas até o mamilo) podem ser atingidos.

Imagem grandulas mamárias com prótese

As próteses de silicone modernas são revestidas por sete camadas de proteção de silicone, ou seja, se por algum acidente grave a prótese romper, o silicone não se espalhará pelo corpo. O que os cirurgiões plásticos recomendam é que sempre se respeite o prazo de validade das próteses de silicone

O único inconveniente que pode surgir com a cirurgia é um endurecimento, chamado “Contratura Capsular“, causado pela contração do tecido que envolve as próteses.

Embora seja raro, esse problema pode ser solucionado com massagens e outros procedimentos indicados pelo médico.

Seios e Bisturi

Antes da Cirurgia de Silicone:

A cirurgia de prótese de mama pode ser feita em mulheres a partir de 16 anos, com idade óssea já formada.

Antes de ser submetida à cirurgia a paciente passa por avaliação cardiológica e outros exames pré-operatórios, como hemograma, que garantem a segurança do procedimento.

A cirurgia pode ser feita mesmo antes da gravidez.

O silicone não influi na amamentação, uma vez que a prótese fica atrás da glândula mamária, ou seja, a amamentação é normal.

No caso de parto recente, a mulher deve esperar o fim da amamentação para realizar o implante de silicone.

Antes de se submeter a qualquer procedimento, o paciente deve procurar saber se o cirurgião é credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Sobre O Autor

Marco Cassol

Marco Cassol

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Cirurgia Geral e em Cirurgia Plástica, tem mais de 15 anos de vivência na profissão. Após sua formação, desde 2006. CRM-SP 122955 / RQE 24987

Posts relacionados