Posso sofre alguma rejeição de prótese de silicone? Sim! Fique atenta aos sintomas para você ficar atenta sobre o que é uma contratura capsular.
Tópicos do artigo
O que são as Rejeições das Próteses?
Rejeição de prótese de silicone é uma preocupação comum para quem já fez uma cirurgia com algum tipo de prótese de silicone. Ou para mulheres que ainda pensam em realizar um implante de silicone.
A rejeição de prótese de silicone é uma dessas complicações que podem acontecer em uma cirurgia da mama, pois existem reações do organismo que nem os médicos e muito menos a paciente podem controlar.
Se isto ocorrer haverá a necessidade de realizar um novo procedimento cirúrgico com incisão no mesmo local de incisão prévia, ressecação da cápsula fibrosa e recolocação da prótese no mesmo tempo cirúrgico.
Sintomas de rejeição de prótese de silicone
A retração da cápsula não reflete um problema cirúrgico, mas sim, um comportamento reacional exacerbado do organismo, devido à presença das próteses de silicone. Isso acontece, porque o organismo detecta a presença de um corpo estranho, sua função é expulsar ou absorver este ser desconhecido.
No caso da prótese de silicone, o corpo desenvolve uma membrana fininha que funciona como um sistema de defesa. Essa película envolve o implante e o isola, a fim de proteger o organismo.
Encapsulamento – Sintomas
Os sintomas da rejeição prótese silicone, são os citados abaixo:
- Endurecimento da região dos seios
- seios que apresentam formato diferente (assimetria mamária)
- Pequenos ondulamentos na superfície da prótese
- Fortes dores e mama inchada.
Os graus de encapsulamentos:
- Grau 1: A mama está normal, as mulheres não sentem incômodos e não há alterações estéticas.
- Grau 2: Ao apalpar a mama, a paciente sente levemente o implante. Mas não há alterações visíveis.
- Grau 3: Implante pode ser sentido ao palpar a mama. Há assimetria em relação ao outro seio.
- Grau 4: Mama fica endurecida, há assimetria grave e dor constante.