Rinoplastia Masculina

Acompanhe novidades e tire outras dúvidas pelo Instagram: @clinicamarcocassol

Você sabe o que é realizado dentro de uma cirurgia plástica de Rinoplastia Masculina? Sabe quais são os principais motivos que levam uma pessoa a passar pela experiência da realização de uma cirurgia deste modelo?

Com o passar dos anos, bem sabemos que os homens também vêm tendo uma grande preocupação com a sua aparência, gerando assim um grande crescimento nos procedimentos estéticos voltados para este tipo de público.

Então, se você deseja aprender um pouco mais sobre este assunto, vamos, com este post, esclarecer as principais dúvidas em relação a este tema, bem como citar suas vantagens, resultados e cuidados que precisam ser observados tanto antes quanto após este tipo de intervenção cirúrgica.

Rinoplastia Masculina: o que é e para quem se torna indicada? 

A rinoplastia masculina, também conhecida como cirurgia no nariz é um tipo de cirurgia plástica que tem, por um dos objetivos, realizar alterações na estrutura física desta parte do corpo em especial, ao ser capaz de, durante a sua realização, promover questões como a melhora estética e pôr fim a problemas em relação à sua capacidade de respiração.

Dessa forma, este tipo de procedimento estético torna-se indicado para todos os homens que possuem um nariz com dimensões e formato desproporcionais ou mesmo que estejam em desarmonia com o seu rosto ou ainda que venham a apresentar um certo disparate, esteticamente falando.

Rinoplastia Masculina: tipo de anestesia e tempo de internação

Por conta de sua complexidade, para que esta cirurgia possa ser feita com tranquilidade, opta-se pela anestesia classificada como local com sedação ou, em alguns casos, a anestesia considerada como geral.

Com relação ao tempo de internação necessário para a realização deste método de cirurgia plástica, este baseia-se no período de aproximadamente doze horas.

Rinoplastia Masculina: possíveis complicações deste procedimento

Por mais que possam ter uma rara ocorrência, assim como acontece em outras intervenções estéticas, quando se realiza uma rinoplastia em homens pode-se estar sujeito a alguns riscos, principalmente no período de pós-operatório.

Contudo, para facilitar a compreensão sobre estes riscos e sobre a maneira como eles podem impactar na recuperação dos pacientes, podemos citar as seguintes complicações:

Sangramento pós-operatório

Por assim como as outras cirurgias plásticas, a rinoplastia naturalmente ser uma operação que conta com a realização de cortes, é eminente a possibilidade de ocorrer situações onde o sangramento no pós-operatório acaba acontecendo.

Hematomas

No entanto, quando estão ocorrendo em excesso, os sangramentos podem gerar os chamados hematomas. Estes também podem ser uma consequência da realização de uma rinoplastia em homens, uma vez que existe a possibilidade de haver problemas com a circulação de sangue na região que se submeteu a esta modalidade de operação plástica.

Infecção ou obstrução nasal

Por sua complexidade, estes dois tipos de imprevistos necessitam ser prontamente corrigidos. Isso porque, quando ocorrem, são capazes de gerar problemas como inchaços e consequente falha na fluidez da passagem de ar pelas narinas.

Rinoplastia Masculina: tempo para o resultado definitivo

Após ter sido realizado este procedimento, seus primeiros resultados notórios podem ser sentidos dentro de um prazo de até quatro semanas. Porém, os resultados considerados como definitivos devem ser avaliados entre seis meses e um ano decorridos deste tipo de cirurgia.

Rinoplastia Masculina: cuidados pré-operatórios

Devido ao fato de ser um procedimento cirúrgico que, por sua vez, demanda de igual maneira alguns cuidados, é preciso que se tenha uma atenção voltada aos momentos que antecedem este tipo de intervenção plástica.

Contudo, para que possamos entender melhor sobre quais são, de fato, as medidas que precisam ser tomadas nesta fase, levemos em consideração as seguintes ações de natureza preventiva:

  • Evitar automedicação: este tipo de ação pode ser prejudicial a condução do processo desta cirurgia plástica, principalmente se considerarmos o fato de que pode-se desenvolver uma interferência no processo natural de coagulação;
  • Suspender o tabagismo: esta atitude busca, entre outras coisas, fazer com que o processo de cicatrização possa ser realizado de maneira mais agilizada;
  • Informe seu estado de saúde: ao fornecer informações sobre suas reais condições de saúde ao seu médico, torna-se possível estabelecer as medidas que foram necessárias para a realização desta intervenção, ou mesmo adiá-la conforme a situação de cada paciente;
  • Atenção à alimentação: buscar se alimentar de maneira correta, e realizar a prática de jejum especialmente nas horas que antecedem diretamente esta cirurgia é uma ação que pode trazer consigo muitos benefícios importantes, tais como por exemplo a facilidade na condução de todos os procedimentos nela envolvidos.

Rinoplastia Masculina: cuidados pós-operatórios

Uma das fases que mais contribuem para o alcance dos resultados pretendidos com qualquer tipo de intervenção plástica é o pós-operatório. Isso ocorre porque, entre outras coisas, alguns cuidados precisam ser mantidos para que não se tenha espaço para problemas e demais imprevistos.

Neste sentido, considerando-se a realidade dos pacientes que se submetem a uma rinoplastia masculina, podemos destacar as seguintes medidas preventivas dentro do período imediatamente posterior à sua realização:

Postura da cabeça

Como forma de aliviar as dores no local, recomenda-se manter a cabeceira elevada durante o período de uma semana, evitando abaixar a cabeça e fazer esforços nos primeiros dias que sucederem esta cirurgia.

Uso de soro fisiológico

Da mesma forma, pede-se que se coloque compressas com soro fisiológico gelado sobre os olhos, sendo que o recomendado é que o mesmo deverá ser ingerido por pelo menos uma semana.

Se, porventura, houver colocação de estruturas como um gesso plástico, este é retirado na clínica em que se fez o procedimento com o espaço de até uma semana. Depois de retirado o gesso modelador, se mantém o nariz com fita microporosa por mais uma semana.

Higienização das narinas

A higiene das narinas deverá ser realizada com soro fisiológico pelo menor por duas vezes ao dia. Nos primeiros dias, o nariz permanecerá edemaciado, sendo que o resultado aproximado poderá ser observado após trinta dias.

Evitar a realização de atividades físicas

A realização de práticas esportivas em ambientes como academias ou semelhantes é recomendado somente após seis semanas. Em caso da prática constante de jogos com bola tais como basquete, futebol e vôlei deverão ser realizados somente após ter se decorrido um período de três meses.

Sangramentos

Em caso de sangramento no pós-operatório, a cabeça deverá ser posicionada a um ângulo equivalente a 45° e para trás, sendo que deverão ser associadas práticas como a colocação de soro fisiológico e água oxigenada, sempre em porções iguais.  No entanto, em caso de persistência do sangramento por um período estendido, deve-se comunicar imediatamente o seu médico.

Espirros e exposição ao sol

Existem alguns casos onde não se tem a capacidade de conseguir conter os espirros de maneira frequente. Porém, quando ocorrerem, recomenda-se que os faça com a boca aberta para evitar maiores esforços.

Com relação à exposição ao sol, busque evitar este contato por longos períodos de tempo, devendo sempre fazer o uso de produtos como o protetor solar, principalmente em situações onde a fita microporosa já tenha sido retirada.

Retirada dos pontos no tempo adequado

Após a finalização do procedimento em questão, são realizados pontos internos absorvíveis e que não necessitam ser retirados.

Contudo, é perfeitamente considerado como normal ter uma situação na qual saia um líquido sero-sanguinolento, nos primeiros três dias após a realização deste tipo de cirurgia plástica.

Nestes casos, recomenda-se passar a ter a ação de pingar gotas nasais (AFRIN, ATURGYL ADULTO, SORINE ADULTO) de maneira alternada com o uso de produtos tais como o soro fisiológico e a água oxigenada.

Rinoplastia Masculina: principais vantagens

Como dissemos no começo deste conteúdo, os homens estão cada vez mais atentos às novidades do mercado da estética, buscando sempre novas formas de melhorarem sua aparência física por diversas razões, seja por necessidades ou mesmo por algum tipo de incômodo acentuado em uma determinada região de seu corpo.

Entretanto, com a realização de uma cirurgia estética com os moldes de uma rinoplastia, pode-se alcançar diversos benefícios que vão além da questão unicamente estética, tais como, por exemplo:

Desenvolvimento da autoimagem

Ao buscar por este tipo de procedimento estético, pode-se concluir que os homens desejam potencializar, de certa forma, a sua imagem pessoal, desenvolvendo assim questões como a melhora em sua aparência.

Isso porque, na medida em que se submetem a esta cirurgia, torna-se possível fazer com que as alterações na região do nariz contribuam para um sentimento de satisfação tanto com o seu rosto como com o seu corpo como um todo, pois a partir desta nova realidade, conseguem vislumbrar um cenário onde podem ter uma melhor avaliação de si mesmo.

Aumento da autoestima

Ao passar pela experiência da realização deste tipo de cirurgia plástica, os pacientes que se submetem a ela podem, consequentemente, ter um aumento em sua autoestima. Isso porque, dentre outras razões, existe o fato de poder ter a oportunidade de conseguir avaliar a sua própria aparência de maneira mais positiva e promissora.

Deste modo, passa-se a estar dentro de uma realidade onde se tem uma maior disposição para realizar as mais diferentes atividades do seu cotidiano, justamente pela sensação de bem estar consigo mesmo que é proporcionada pelos resultados que são obtidos com este tipo de procedimento cirúrgico em questão.

Melhora nas condições de respiração

Como vimos, um dos objetivos desta cirurgia pode estar associado a questões que vão além da parte estética em si, uma vez que esta cirurgia também pode ser idealizada a partir da necessidade de melhorar de maneira definitiva os problemas que podem estar ocorrendo nas condições respiratórias dos pacientes que pretendem realizá-la.

Sendo assim, por meio de seu acontecimento, cria-se todo um cenário favorável a esta melhora na respiração dos pacientes. Isso porque, com o uso das estratégias deste tipo de intervenção estética torna-se possível solucionar, entre outras coisas, os problemas que estão afetando a condição de normalidade do funcionamento da respiração de cada pessoa.

Relação de custo x benefício diferenciada

Apesar do fato de haver a necessidade de desembolsar uma certa quantia de recursos financeiros para a sua realização, como podemos ver, as vantagens citadas acima permitem concluir que este processo estético é capaz de proporcionar uma relação de custo x benefício diferenciada aos que optam pela sua submissão.

Isso porque, dentre outros motivos, muitos homens levam em consideração a possibilidade de ter uma sensação de bem estar consigo mesmos como sendo uma prioridade superior a muitos outros assuntos. A partir disso, então, demonstram o real interesse de passar por este tipo de experiência para satisfazerem esta busca por uma beleza estética que possa ser destacada.

Graus de complexidade e dor relativamente moderados

Devido ao fato de ser considerada uma cirurgia plástica que não possui um grau de complexidade tão intenso, têm por consequência uma sensação de dor mais amena quando é comparada a outros tipos de cirurgias plásticas.

Dessa forma, esta situação favorável aos pacientes acaba por influenciar positivamente no seu tempo de recuperação, ao ser possível, por exemplo, fazer com que estes tenham condições de passar pelo período posterior à cirurgia de maneira mais tranquila e confortável em relação a alguns incômodos que podem surgir em forma de dores no local.

Rinoplastia Masculina: trabalho profissional

Como sabemos, a ação de contar com o apoio de um especialista naquilo que queremos realizar mostra-se como sendo uma atividade recomendada e, em alguns casos, sendo considerada como essencial para que se chegue aos objetivos pretendidos com este envolvimento.

Por estarmos falando sobre uma forma de cirurgia que envolve uma parte do corpo do paciente relativamente sensível, entendemos que esta deve ser realizada por uma pessoa que esteja devidamente habilitada para exercer este tipo de função, bem como esperamos que seja capaz de traçar as estratégias que mais se adequarem a realidade de cada paciente em especial.

Aqui, com o Dr. Marco Cassol, você pode ter a tranquilidade de estar sendo apoiado por um profissional que possui grande capacidade técnica para a realização dos mais diferentes procedimentos estéticos.

Rinoplastia Masculina: relembrando pontos importantes

Como discutido ao longo de todo este conteúdo, a procura pela rinoplastia em homens tem se intensificado ao ser associada com a busca de um contorno facial que possa estar em conformidade com o considerado como ideal para cada pessoa.

Dentro deste cenário, torna-se importante ressaltar que precisamos ter uma atenção especial direcionada para a real necessidade deste tipo de procedimento, uma vez que a saúde em si de cada paciente não pode ser deixada de lado unicamente pelo grande desejo de alteração da realidade existente em seu rosto.

Com isso, pode-se notar que pro mais diferentes que possam ser as razões para se realizar esta cirurgia plástica, os objetivos de melhora na estética, em especial na região do nariz, se assemelham na maioria dos casos onde se tem a pretensão de realizá-la, desde que de maneira segura.

Considerações finais

Como vimos ao longo de todo este post, a rinoplastia masculina possui as suas próprias particularidades que, por sua vez, precisam ser observadas conforme orientações dos especialistas nesta área de estética.

Deste modo, buscamos levantar aqui algumas informações relevantes que tivessem por objetivo fazer com que você se inteirasse mais sobre o assunto e, ao mesmo tempo, soubesse que este procedimento, quando planejado de maneira correta é capaz de trazer consigo grandes vantagens para os pacientes que o realizam.

Além disso, procuramos fazer com que você descobrisse que este tipo de procedimento estético está cada vez mais em alta pelo público dos homens que desejam realizar uma alteração significativa em sua aparência física, ou mesmo reestruturarem esta parte do seu corpo buscando melhorar a sua condição de respiração que possa estar sendo prejudicada por diferentes motivos.

Por fim, com o encerramento deste material, esperamos que você possa ter compreendido um pouco mais sobre este tipo de cirurgia plástica muito comum entre os homens, bem como tenha sido capaz de responder tanto às perguntas que fizemos no começo deste texto quanto outras que porventura possam ter surgido no decorrer desta leitura.

Leia Também:

4.8/5 - (14 avaliações)

Tire suas dúvidas ou agende uma consulta com
Dr. Marco Cassol

Compartilhe :

Marco Cassol

Marco Cassol

Dr. Marco CassolFormado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Cirurgia Geral e em Cirurgia Plástica, tem mais de 15 anos de vivência na profissão. Após sua formação, desde 2006.CRM-SP 122955 / RQE 24987 Linkedin. Siga no Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Artigos relacionados