As linhas de expressão que vão do canto do nariz ao canto da boca, formando o chamado bigode chinês, é um sinal do tempo que incomoda principalmente as mulheres.
Veja um resumo sobre o tratamento para bigode chines neste vídeo
O Bigode Chines – A causa
Causado pelo envelhecimento da pele e também por questões genéticas e hábitos nocivos, como tomar muito sol e fumar, elas aparecem mais cedo ou mais tarde, de forma mais suave ou mais profunda, e o tipo de tratamento também varia para cada pessoa.
Mas, antes, é preciso se certificar de que se trata mesmo de bigode chinês.
“Nas pessoas com a bochecha mais pronunciada, essas linhas de expressão no rosto fazem parte dos contornos e não têm relação com o bigode chinês”
explica o cirurgião plástico especialista em face Marco Cassol.
Se for o caso de buscar um tratamento, ele diz que isso pode ser feito a partir dos 20 anos e indica os melhores para cada faixa etária.
Tratamentos para Bigode Chinês:
Bigode Chines – De 20 a 30 anos
O bigode chinês costuma ser pouco evidente nessa faixa etária. Por isso, a aplicação de cremes pode ser suficiente para atenuar as linhas de expressão. Dr. Marcos Cassol também indica a ingestão de nutricosméticos com os princípios ativos adipofill e exsynutriment, que trazem resultado em até 40 dias.
Como nesse idade o problema costuma ser pouco evidente, o uso de cremes específicos ou eventuais preenchimentos com ácido hialurônico conseguem resolver. Nesse caso, o resultado é imediato, com efeito ainda mais claro após três semanas, quando o inchaço facial diminui.
Em todos os casos os resultados podem ser observados entre três e cinco semanas.
Bigode Chines – De 30 a 40 anos
Depois dos 30 anos, as marcas de expressão começam a ficar mais evidentes. Uma das alternativas para driblar isso é o tratamento com laser de dióxido de carbono (CO2).
O procedimento faz a remoção de camadas lesionadas da pele, contudo, para obter efeito, é necessário fazer pelo menos três sessões, uma vez por mês. “Caso a pessoa tenha espinhas, o número mínimo de sessões é cinco”, recomenda o especialista.
Sessões de laser são indicadas para que seja feito um peeling profundo na pele. O mínimo recomendado para que os resultados apareçam é de três sessões. A cada uma delas é necessário manter repouso por três a quatro dias. Já a vermelhidão da região leva cerca de duas semanas para desaparecer.
Bigode Chines – De 40 a 50 anos
Os tratamentos estéticos também são a melhor alternativa nessa faixa etária, especialmente os que estimulam as camadas mais profundas da derme e subderme sem lesar a epiderme. O número de sessões varia para cada pessoa e deve ser indicado por um profissional após avaliação.
Após o procedimento, o paciente deve ficar em repouso de três a quatro dias.
“O resultado do tratamento começa a ficar aparente após aproximadamente uma semana. Depois de 14 dias, a vermelhidão da pele deve passar”.
aponta Dr. Marco Cassol.
Bigode Chines – De 50 a 60 anos
Nessa faixa etária, o médico recomenda a utilização de géis com fatores de crescimento. O médico indica o uso de fios de sustentação de ácido lático absorvidos pelo corpo. “Um par de cada lado do rosto deixa a face mais firme”, afirma.
A cada três meses é preciso refazer o procedimento, para que novos fios sejam colocados. “É preciso esse tempo para que o fio induza o corpo a formar um tecido fibroso que vai retrair os tecidos e melhor a sustentação facial”.
explica.
Bigode Chines – Acima de 60 anos
Depois desta idade, só mesmo a cirurgia plástica irá conseguir eliminar o bigode chinês.
Nem tudo é bigode chinês
Por fim, Cassol salienta que as linhas de expressão próximas do nariz e da boca nem sempre são bigode chinês, como ocorre em pessoas com bochechas mais proeminentes. Nesse caso, o procedimento mais recomendado é a bichectomia, que consiste na retirada de gordura interna das bochechas (chamadas de “bolas de Bichat“).