Laser CO2 Fracionado – Tratamento de Manchas e Melasma

Sua Cirurgia Plástica começa aqui!

Preencha os campos abaixo. Nossa equipe entrará em contato com você!

O aparelho de Laser CO2 Fracionado é capaz de realizar potentes peelings e pode ser regulado em diferentes parâmetros (intensidade, potência, tempo de permanência de cada raio e proximidade de cada raio), inclusive para o Tratamento de Melasma

O Que é o Melasma?

O Melasma é uma condição que afeta muitos adultos, especialmente aqueles que expuseram sua pele facial ao sol um pouco ao longo dos anos. Essas pequenas regiões escuras da pele facial não podem ser removidas cirurgicamente, mas podem ser tratadas com terapia a laser co2. 

rosto com machas de melasma
Melasma – excesso de melanina causados por raios UV.

A energia do laser ajuda a iniciar um processo regenerativo pelo qual o corpo substitui os tecidos danificados por células mais saudáveis. O laser de CO2 é frequentemente usado para este tipo de tratamento porque a energia pode ser direcionada para baixo abaixo da pele.

O melasma é frequentemente tratado com tratamentos fracionários com laser de CO2 porque as áreas escuras penetram muito abaixo da epiderme. Um tratamento a laser fracionado é uma forma especializada de terapia a laser que usa milhares de minúsculos raios de luz para afetar a pele e os tecidos subcutâneos.

Laser CO2 Fracionado para Melasma

Indicado no tratamento de rugas finas, tratamento de manchas e melasma (mancha da gravidez), melhora da qualidade e do aspecto de estrias, melhora o fotoenvelhecimento (pele de aspecto envelhecido pela exposição ao sol), melhora de cicatrizes cirúrgicas, traumáticas ou queimaduras.

Os resultados estéticos aparecem logo após a recuperação e a pele profunda continua a melhorar por meses, porque a remodelação do colágeno leva de quatro a seis meses para se completar.

1. O que é resurfacing a Laser CO2?

O resurfacing a laser CO2 ou peeling a laser CO2 é uma técnica de rejuvenescimento facial eficaz que pode produzir resultados duradouros.

Com o tempo fatores como danos provocados pelo tabagismo, hereditariedade, dieta e atrofia do tecido celular subcutâneo inerente ao envelhecimento contribuem para a formação de linhas e rugas de expressão.  

O desenvolvimento de fotoenvelhecimento é acentuado pela exposição solar sem o uso de filtros solares.

Cicatrizes de acne levam a pele a perder a sua aparência macia e juvenil e as depressões tendem a acentuarem-se com o passar dos anos e a atrofia do tecido subcutâneo.

2. Áreas de tratamento do resurfacing a laser CO2

O resurfacing a laser CO2 pode ser usado com sucesso para reduzir a aparência de linhas faciais, tais como linhas da testa, pés de galinha, linhas de riso e linhas verticais ao redor da boca, assim como outras inconsistências na face.

Além disso, o laser CO2 pode ser utilizado em conjunto com outros procedimentos, tais como cirurgia da pálpebra ou um lifting facial.  

Nos pacientes com cicatrizes severas de espinhas / acne podemos associar o preenchimento com acido hialurônico na mesma sessão.

3. Como funciona o resurfacing a laser CO2?

Durante o resurfacing a laser CO2, um feixe de luz de alta potência é utilizado para aquecer a derme, que estimulará a formação de um novo colágeno, a principal proteína responsável por fornecer estrutura e sustentação na derme. 

O calor intenso do laser CO2 também provoca a descamação das camadas externas da epiderme.

Após o tratamento, à medida que a pele cicatriza, novas células epiteliais se desenvolvem, dando a face uma aparência mais macia, mais firme e juvenil.

É importante entender que o resurfacing a laser não deve ser considerado um substituto do lifting facial nem pode ser utilizado para remover o excesso de pele facial. O resurfacing a laser pode ser realizado por pessoas de qualquer idade.

O sucesso do tratamento depende do tipo de pele (mais oleosa ou seca, mais clara ou escura, mais grossa ou fina), da potencia administrada e do número de sessões.

4. Preparação para o procedimento de laser CO2

A duração de um procedimento de resurfacing a laser CO2 é geralmente menor que 1 hora. Antes do início do seu procedimento de resurfacing a laser, a área a ser tratada será completamente limpa.

Um anestésico tópico será administrado. Um sedativo / medicação oral também pode ser dado para auxiliá-lo a ficar relaxado e confortável para o procedimento.

5. Técnica de resurfacing a laser CO2

Os lasers de CO2 pulsados ou fracionados atuam produzindo pulsos curtos de luz intensa. O feixe de luz é emitido de um pequeno dispositivo, semelhante a uma vareta, que o médico passa pela área a ser tratada.

Os lasers pulsados de CO2 são exatos e precisos. Isto dá nos dá controle sobre a profundidade da penetração do feixe de laser na pele.  

Podemos então individualizar o tratamento, com base na extensão da formação de rugas, dos danos da pele na área ou da severidade das cicatrizes de acne.

6. Tratamento de resurfacing a laser CO2

À medida que realizamos o procedimento, o laser de alta potência danifica as camadas mais externas da epiderme, que descamam durante a cicatrização.

Durante este processo, você provavelmente irá sentir uma leve sensação de queimação. Quando modificado para baixa potência, o laser aquece a derme, que estimula a produção de colágeno novo com o passar do tempo.

Este colágeno novo irá melhorar a estrutura e elasticidade da pele. Normalmente indicamos no mínimo 3 sessões para rugas ou cicatrizes mais profundas. 

Podemos realizar a aplicação do laser de CO2 com baixa potencia para melhorar a aparência da pele sem afetar a epiderme reduzindo o tempo de recuperação.

7. O que esperar a curto prazo do Laser CO2

Após o procedimento de resurfacing a laser, uma pomada pode ser aplicada no rosto para protegê-lo, durante o estágio inicial de cicatrização (primeiros 4 a 5 dias). Após uma semana, podemos começar a aplicar cosméticos com protetor solar.

8. O que esperar a longo prazo do Laser CO2

Você pode ter alguma dor e edema durante os primeiros dias após o procedimento. Sua face pode ter uma fina crosta. Uma aparência avermelhada dura cerca de duas a três semanas.

É importante entender que a vermelhidão indica que a cicatrização está ocorrendo e que o novo colágeno está sendo formado na derme.

Embora a maior parte da vermelhidão comece a desaparecer em aproximadamente um mês, o processo de cicatrização é gradual.

Portanto, não é incomum a sua pele ficar levemente vermelha por mais de três a quatro meses. Enquanto a sua pele estiver vermelha é importante protegê-la da exposição solar e utilizar protetor solar com FPS 30.

9. Resultados do resurfacing a laser CO2

Você provavelmente irá perceber uma melhora no tom e textura da sua pele. A vermelhidão começa a desaparecer, mas os resultados finais do procedimento podem não ser perceptíveis por vários meses.

É importante entender que o resurfacing a laser co2 não evita o envelhecimento da sua pele e novas linhas e rugas irão se formar lentamente.

Dependendo de fatores tais como potência do tratamento, tipo de pele e a condição a ser tratada, os resultados de um procedimento de resurfacing a laser podem durar vários anos.

10. Tratamento de ESTRIAS com laser CO2

O tratamento de estrias com laser CO2 nos mostra um resultado muito bom. O tratamento de estrias é muito difícil e a associação de tratamentos sempre produz o melhor resultado. carboxiterapia, estimulação elétrica, peelings químicos associados potencializam a ação um do outro.

O laser CO2, por ser um peeling muito profundo com pouco dano superficial, demostra resultados surpreendentes quando comparado aos outros tratamentos.  

A melhoras das estrias antigas (brancas) é de até 70%. a melhora das estrias recentes (vermelhas) é de até 90%.

Devemos levar em conta o tipo de pele do pacientes. pacientes com pele mais escura devem fazer tratamentos de menor potência para evitar o aparecimento de manchas.

4.8/5 - (5 votos)

Tire suas dúvidas ou agende uma consulta com
Dr. Marco Cassol

Compartilhe :

Picture of Marco Cassol

Marco Cassol

Dr. Marco Cassol Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Cirurgia Geral e em Cirurgia Plástica, tem mais de 15 anos de vivência na profissão. Após sua formação, desde 2006. CRM-SP 122955 / RQE 24987 Linkedin. Siga no Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados